Como anunciar no Google grátis passo a passo

Nesse artigo mostrarei como anunciar no Google grátis, através das próprias alternativas disponibilizadas pelo Google e obter mais visibilidade da marca.

Sumário

Descobrir como anunciar no Google gratís é essencial para empresas que querem começar a ganhar visibilidade no maior buscador.

Para empresas que procuram mergulhar no marketing digital, fazer um investimento inicial pode ser um primeiro passo assustador.

Os proprietários de empresas não têm certeza se seu investimento terá algum efeito significativo ou retorno de algum negócio e muitas vezes é difícil puxar o gatilho enquanto os recursos e o orçamento de seu negócio ainda estão apertados.

Nesse artigo mostrarei como anunciar no Google grátis, através das próprias alternativas disponibilizadas pelo Google e obter mais visibilidade da marca.

Quero ajudar pequenos empreendedores a conhecer as possibilidades de divulgação do seu negócio local.

Como anunciar no Google gratuitamente

Se você deseja anunciar no Google, precisará se familiarizar com o uso do Google Meu Negócio (publicidade grátis) e conhecer as possibilidades que o Google Ads oferece (publicidade paga).

O Google Ads é a plataforma do Google para colocar anúncios em páginas de resultados de pesquisa relevantes e a forma mais amplamente usada de publicidade PPC.

O PPC é usado para acessar públicos-alvo que podem ter uma grande chance de se converter em um cliente pagante para sua empresa.

Não seria bom se você pudesse testar a plataforma do Ads para avaliar a eficácia de sua primeira campanha, o fluxo de vendas do site e se você está alcançando com precisão seus usuários ideais com o anúncio?

Isso é exatamente o que o Google Ads oferece, porém é necessário fazer um investimento para começar a rodar suas campanhas de anúncios do Google Ads.

O investimento varia muito de acordo com o seu segmento e nível de concorrência, mas é certo o retorno se você construir uma campanha de anúncios eficazes.

Em contrapartida, o Google Meu Negócio é uma ferramenta de publicidade gratuita oferecida pelo Google para empreendedores que querem dar mais visibilidade do seu negócio local.

Vou apresentar no próximo tópico.

Você também pode estar interessado em:

Google meu negócio: publicidade online gratuita

Antes de entrar em uma lista passo a passo, vamos começar com uma rápida visão geral do que exatamente é o  Google Meu Negócio  e o que ele tem a oferecer. Compreender os fundamentos de como o serviço funciona é importante se você quiser entender os detalhes com firmeza.

Resumindo, o Google Meu Negócio cria uma página com informações básicas sobre sua empresa que aparece quando as pessoas pesquisam o setor em sua área.

Experimente pesquisar um restaurante em São Paulo ou em sua região local. Você verá uma lista ordenada de negócios próximos a você com informações facilmente acessíveis. O melhor de tudo é que essas informações disponíveis são fornecidas a clientes em potencial sem nenhum custo para você!

É claro que deixar de aproveitar essa oportunidade para anunciar gratuitamente no Google está custando tráfego e vendas à sua empresa.

Como configurar o Google Meu Negócio grátis?

Discutimos alguns benefícios básicos de se inscrever no Google Meu Negócio acima, mas como exatamente você divulga sua empresa? Sabemos que você está ansioso para começar, então vamos seguir um processo passo a passo sobre como exatamente começar e colher as vantagens da publicidade online gratuita.

Antes de começarmos, certifique-se de ter acesso a algumas informações básicas:

  • Descrição curta e cativante de sua empresa para informar e atrair novos clientes
  • Seu número de telefone, endereço do site, horário de funcionamento, endereço do escritório e qualquer outra informação de contato pertinente que você acha que gostaria de anunciar.
  • Um logotipo ou imagem que melhor representa sua empresa, como uma foto da vitrine ou da marca da empresa.

Agora que você tem essas informações em mãos, é hora de começar!

Etapa 1: Crie sua conta do Google

Sem uma conta do Google Meu Negócio, você não pode usar os serviços comerciais. Portanto, a primeira etapa é configurar uma conta.

Visite: https://www.google.com/business.

Clique no botão “COMECE AGORA” localizado abaixo do texto.

É importante observar que sua conta do Google Meu Negócio será conectada à sua conta pessoal do Google, portanto, certifique-se de estar conectado à conta a partir da qual deseja gerenciar suas opções de publicidade e criar sua página.

Antes de adicionar uma nova empresa, faça uma pesquisa para ver se a sua empresa já existe como uma listagem. É possível que alguém já tenha criado uma página para sua empresa. Se for esse o caso, você pode editar a página existente – tudo que você precisa fazer é acessar a conta do Google usada para fazer a listagem ou solicitar privilégios de edição do proprietário.

Na maioria das situações, você terá que criar uma nova listagem para sua empresa. Crie uma listagem do zero clicando em “Adicionar sua empresa”.

Parabéns, você criou sua primeira página comercial do Google e deu um passo mais perto de obter uma ótima publicidade gratuita!

Etapa 2: Forneça as informações de localização da sua empresa

Ter uma ficha do Google Meu Negócio é inútil sem nenhuma informação relevante, então é hora de fornecer as informações de localização da sua empresa. O preenchimento desta seção adicionará as informações necessárias para que os consumidores encontrem sua empresa.

Logo depois de clicar em “Adicionar sua empresa”, o Google solicitará que você forneça informações de localização para sua empresa, bem como seu número de telefone principal e categoria. Você deve ter essas informações à mão, portanto, basta preencher os campos obrigatórios.

Se sua empresa não tem uma loja física, marque a caixa na parte inferior do formulário para listar sua empresa como uma empresa de área de serviço. A conclusão deste processo permitirá que você configure áreas de serviço específicas, para que sua empresa apareça nos resultados da pesquisa para clientes em buscas locais.

Também existe a opção de definir um intervalo para seus serviços, o que é uma ótima ferramenta para empresas de food service que trabalham com entrega de alimentos que só entregam em um determinado raio de sua loja.

Etapa 3: confirme sua empresa e concorde com os termos de serviço

Esta etapa é simples. Basta confirmar ao Google que você concorda com os termos de serviço e que as informações inseridas são precisas. 

Os termos de serviço são bastante diretos e você pode ter certeza de que não estará entrando em nenhum tipo de negócio duvidoso. No entanto, se você estiver realmente preocupado, dê uma olhada na íntegra dos Termos de Serviço do Google Meu Negócio.

Veja também:

Etapa 4: verifique sua empresa

Esta etapa demora um pouco. Pode ser frustrante esperar quando você deseja obter essa publicidade online gratuita agora, mas permitir que o Google verifique sua empresa é uma etapa importante. Durante esse processo, o Google verifica se sua empresa é legítima. Esta etapa de verificação permite que o Google evite postar listas de empresas falsas.

É importante para o mecanismo de pesquisa que as informações mostradas aos clientes sejam úteis e relevantes, para que eles dediquem mais tempo para verificar se tudo está em ordem. Em uma a duas semanas, o Google enviará a você um cartão postal com instruções para etapas adicionais de verificação.

É importante que você siga as etapas listadas no cartão postal. Você pode adiar a verificação pelo tempo que quiser porque não há um prazo específico, mas quanto mais rápido seguir as etapas do cartão-postal, mais rápido seu anúncio entrará em vigor. 

Receber e seguir o cartão postal rapidamente garantirá que você esteja online e alcance novos clientes no buscador do Google o mais rápido possível.

Etapa 5: Preencha as informações de listagem de sua empresa

O Google usa informações da Página do Google Meu Negócio de sua empresa para provar resultados de pesquisa relevantes aos consumidores. A próxima etapa é editar a página do Google Meu Negócio de sua empresa. Clique no botão Editar e comece a trabalhar.

Preencha todos os campos disponíveis para configurar o Google Meu Negócio com todos os dados relevantes da sua empresa. Você notará que muitas das informações da sua empresa já foram preenchidas devido aos detalhes fornecidos na Etapa 2 desta lista. 

Informações importantes para adicionar incluem seu site, uma foto de perfil, horário de funcionamento e uma apresentação de sua empresa.

Use a introdução como uma oportunidade para fornecer uma descrição rápida e cativante de seus serviços. 

Certifique-se de incluir palavras-chave relevantes em sua introdução para aumentar a chance de sua página do Google Meu Negócio ter uma classificação favorável nos resultados de pesquisa. Se você não tiver certeza de que tipo de palavras-chave incluir, dê uma olhada nos concorrentes e leia sobre otimização de mecanismos de pesquisa para sua empresa.

Conheça nossos guias:

Etapa 6: Otimize a página do Google Meu Negócio de sua empresa

Agora que você concluiu as etapas básicas, é hora de um processo que – se concluído corretamente – definirá sua listagem do resto: otimizar a Página do Google Meu Negócio de sua empresa. Fazer um bom trabalho em dar corpo ao seu perfil e torná-lo atraente para os consumidores pode gerar grandes recompensas no aumento dos negócios.

Para começar a otimizar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, clique no menu suspenso no canto superior esquerdo ao lado de Meu Negócio e selecione Página do Google Meu Negócio. Abaixo, listamos uma explicação detalhada de cada categoria que você deve otimizar. Seguir cada etapa com cuidado fará uma grande diferença. Se você seguiu o guia de perto até agora, não cometa o erro de omitir esta etapa crucial.

O que você deve otimizar em sua página do Google?

  • Foto da capa: carregue uma imagem interessante como foto da capa da sua página. É muito importante ter certeza de que essa imagem é de alta qualidade, pois os consumidores digitais são inconstantes e fazem julgamentos instantâneos com base nas impressões iniciais. A imagem deve representar seu negócio, exigir a atenção do cliente e ser estéticamente agradável.
  • Sua história: pense em “Sua história” como uma página sobre nós truncada. Reservar um tempo para destacar esta seção com uma descrição clara e concisa do seu negócio é fundamental. Assim como na seção Introdução discutida acima, certifique-se de incluir palavras-chave relevantes para um bom SEO.
  • Links: adicione links relevantes para seus usuários verificarem. Esses links devem ser listados além do seu site. Existe um blog que você gostaria que seus clientes lessem? A sua empresa vai operar ou estar presente em algum evento futuro? Existe uma página específica em seu site para a qual você deseja chamar mais atenção? Use esta seção como mais publicidade online gratuita para aumentar a presença online da sua empresa.
  • Fotos e vídeos: esta seção é especialmente importante. Muitas pessoas respondem melhor à propaganda visual de sua empresa e produtos. Se você vende comida, liste algumas fotos excelentes de seus pratos mais atraentes e bonitos. Use este espaço para criar a melhor representação visual possível da sua empresa. Se você quiser se aprofundar realmente nesta seção, considere contratar um fotógrafo certificado pelo Google para criar um tour virtual para o seu negócio. Permitir que os clientes visitem seu restaurante ou loja geralmente aumentará a chance de eles visitarem, se gostarem do que virem.
  • Atualizações de status, eventos e enquetes: Manter uma presença ativa na mídia social em sua página do Google Meu Negócio terá muitos frutos. Os consumidores gostam de uma empresa divertida, ativa e profissional com seus anúncios. Forneça atualizações regulares de status sobre negócios ou eventos e interaja com seu público por meio de pesquisas interessantes. Envolver a comunidade local na atividade do dia-a-dia do seu negócio por meio de redes sociais para empresas, tanto quanto possível, certamente levará ao crescimento da sua empresa.
  • Críticas: uma série de críticas negativas online pode fazer com que sua empresa afunde rapidamente e o feedback positivo pode resultar em um crescimento contínuo. Seguindo a seção acima, seja proativo em suas respostas aos comentários deixados em sua página ou no Reclame aqui por exemplo. Ignorar as críticas negativas e esperar que elas desapareçam não é uma abordagem eficaz. Peça desculpas por sua insatisfação e tente corrigir a situação. Mesmo que não tenha sido sua culpa, mostrar que se preocupa com a experiência do cliente só pode levar a coisas boas. Os clientes que virem que você responde a cada avaliação se sentirão apaixonados por fornecer o serviço da melhor qualidade.
  • Configurações: se você quiser se aprofundar no gerenciamento de sua página ou gerenciar o funcionamento diário de seu perfil do Google Meu Negócio, acesse as configurações de sua página por meio dos menus suspensos à esquerda. Faça coisas como configurar notificações de página e adicionar administradores adicionais da página neste menu.

Conclusão

Conforme mencionamos no início deste artigo, a publicidade eficaz é uma maneira infalível de continuar a expandir seus negócios. Se você tem ótimos produtos e serviços, compartilhe esse fato com o mundo por meio de anúncios no Google gratuitamente.

Esperamos que esta página tenha ajudado você a ter uma noção do potencial que essa publicidade online gratuita pode oferecer a você de alcançar seu target

Antes de gastar seu dinheiro suado em anúncios, siga estas etapas que são totalmente gratuitas e coloque o tutorial e as diretrizes para trabalhar para sua empresa. 

Como empresário, aproveitar todas as oportunidades de crescimento é uma necessidade para manter a saúde da empresa. Então, o que você está esperando? Não deixe esta incrível oportunidade passar por você!

Então, o que você acha? Você já usou a listagem de empresas do Google para promover sua marca? Teve sucesso? Que obstáculos e desafios você enfrentou? Por favor, compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo.

Aprenda a usar (e investir) de vez no Google Ads

Se você é um novato no Google Ads e gostaria de se aprofundar e aprender como configurar uma conta do zero, como escrever anúncios incríveis, onde encontrar palavras-chave e como avaliar o sucesso em sua conta, conheça meu Curso de Google Ads

Você aprenderá como fazer o melhor uso absoluto dessa concessão, o que significará milhares de outros usuários realizando ações significativas em seu site ou negócio.

Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga.

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *