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Google Ads para Corretores

Google Ads para Corretores: Decidi escrever o guia mais completo (e gratuito) sobre como fazer publicidade no Google Ads para buscas de imóveis.

Sumário

O setor imobiliário é um campo altamente competitivo. 

Com uma estimativa de 389 mil corretores de imóveis licenciados no Brasil (dados da CRECI), adquirir compradores pode ser difícil.  

Existem várias maneiras dos corretores de imóveis promoverem a si próprios e às suas imobiliárias e com certeza o Google Ads é uma delas.

Ao ler este guia você aprenderá a inserir seus anúncios imobiliários na primeira página do Google (Ads). Isso permitirá que você obtenha mais leads qualificados para converter em comissões, pagando apenas pelos cliques recebidos.

Quais são os benefícios de usar o Google Ads para anunciar imóveis?

Existem vários benefícios de anunciar imóveis no Google Ads. Aqui estão alguns dos principais: 

  • Há menos concorrência no Google Ads, em relação ao grandes portais de divulgação de imóvel;
  • Os seus anúncios imobiliários aparecem na primeira página do Google.
  • Você pode usar recursos para melhorar a eficiência do seu anúncio (como segmentação geográfica, extensões de chamadas que caem direto para o telefone, entre outros)
  • Você pode analisar a performance da suas campanhas e descobrir exatamente qual palavra-chave está gerando contato (conversões) e quais palavras estão apenas gerando custos.
  • Você pode calcular o retorno do seu investimento, podendo verificar quais vendas foram geradas por clientes que encontraram os anúncios de sua agência imobiliária no Google;
  • Você economiza tempo porque não é obrigado a escrever novos anúncios como faz normalmente em portais imobiliários.

Está convencido de que o Google Ads é para você?

Então veja como começar suas campanhas de anúncios imobiliários.

Como fazer uma campanha de Google Ads para buscas de imóveis?

Dashboard do Google Search Console

Aqui estão os passos que você precisa seguir para iniciar suas campanhas de imóveis no Ads.

1. Defina seus objetivos de campanha

Para planejar seu anúncio, você precisa pensar sobre qual a sua meta (ligações por telefone? cadastros no site? visitas na página?)

Alguns dos principais objetivos dos anúncios de pesquisa paga incluem:

  • Reconhecimento da marca – Sua marca e seu próprio nome aparecem nos resultados de pesquisa tornando seu negócio mais memorável para os usuários.
  • Click-throughs – pessoas que visualizam seu anúncio e clicam em sua página da web.
  • Clique para ligar – usuários de celular ligando para você diretamente de seu anúncio.
  • Chamadas para seu número de telefone em um anúncio rastreável.
  • Downloads de seus guias de vendas.
  • Preenchimento de formulário – usuários em potencial preenchendo um formulário em sua página de destino, como por exemplo, para solicitar um agendamento de avaliação.

2. Escolha suas palavras chaves

A escolha de palavras-chave (palavras-chave) é fundamental para a criação de uma campanha Ads que funcione. 

Parta desta premissa: coloque-se na cabeça dos seus clientes, escreva – caneta e papel – uma lista de palavras-chave que identificam os seus produtos imobiliários (casas de praia, vilas, apartamentos, etc.).

Assim que tivermos uma lista para “refinar”, vamos dividi-la por categorias de produtos, dando a ela um senso de lógica e pertencimento.

Nunca se esqueça de associar a palavra-chave ao local onde se encontra, para não correr o risco de mostrar o anúncio a quem procura outro.

Depois que essa primeira etapa for concluída, você pode passar a usar as ferramentas científicas que o Google disponibiliza para você:

  • Google Instant
  • Planejador de palavras-chave (ferramenta de palavras-chave do Ads)

Se você fez um bom trabalho ao criar uma lista inicial de palavras-chave, estas ferramentas permitirão você entender onde é conveniente investir mais, graças aos volumes reais de tráfego das palavras-chave de seu interesse.

Além do número de pesquisas mensais por uma palavra-chave, ele também mostra o nível de competição entre anunciantes e tendências de pesquisa mensal, ao invés de estimar o tráfego e saber (aproximadamente) o CPC médio, a posição do anúncio, a quantidade de cliques. e o orçamento diário estimado.

Inclua palavras-chave de cauda longa e palavras-chave negativas

Palavras-chave de cauda longa são frases de 3-4 palavras-chave muito específicas para o que quer que você esteja anunciando.

Quando os usuários estão digitando uma consulta de pesquisa longa, eles estão procurando por algo específico, que acionará ou não seu anúncio com base em sua relevância. 

Essas pesquisas têm mais probabilidade de se converter em vendas do que pesquisas genéricas. 

Quanto mais específicas forem suas palavras-chave, menos competições você terá para essa palavra-chave. 

Isso também significa um CPC mais baixo e uma melhor chance de classificação alta nos resultados da pesquisa.  

Mas tome cuidado com o quão específicas são suas palavras-chave. Se for muito específico, você pode receber muito poucas impressões (visualizações). 

Palavras-chave Negativas

Um grande recurso dos anúncios Google Ads e da maioria das outras plataformas de publicidade PPC é que você pode impedir que seus anúncios sejam exibidos nos resultados de pesquisa se as pessoas usarem certas frases ou palavras que não são eficazes para seus objetivos. 

Além disso, criar uma lista de palavras-chave negativas é crucial para maximizar o retorno do investimento (ROI) de uma campanha do Google Ads.    

Digamos que uma de suas palavras-chave sejam “apartamento em São Paulo” aciona um anúncio seu, mas o termo de pesquisa que o usuário digitou foi “qual o custo médio de um apartamento em são paulo”. 

Os usuários podem clicar no seu anúncio pensando que é o que estão procurando (se o seu anúncio não especificar claramente o que você faz e oferece) e você pagará por esse clique. 

Esse então é um recurso-chave, pois você não quer acumular impressões (visualizações) e cliques para pesquisas que não levarão a vendas.  

Por isso, verifique frequentemente as estatísticas de termos de pesquisa do Google Ads para ver se há algum termo de pesquisa irrelevante que precisa ser adicionado à lista de palavras negativada.

Quanto mais palavras-chave negativas você encontrar e adicionar à lista, mais espaço terá para receber cliques relevantes de clientes em potencial.

3. Organize suas campanhas por tipos de imóveis

Antes de começar, é vital entender quais tipos de imóveis serão anunciados, pois isso determinará quantas campanhas e anúncios deverão ser ativados.

EXEMPLO

Suponha que você queira promover 2 tipos de imóveis: apartamentos e casas em São Paulo

Você precisará executar uma campanha com 2 grupos de anúncios.

Cada grupo de anúncios conterá uma lista de palavras-chave e um ou mais anúncios que serão ativados quando alguém pesquisar essas palavras-chave. 

É assim que recomendo organizar a campanha.

Para o exemplo acima, aqui estão as palavras chaves:

Palavras-chave Grupo “Apartamentos em São Paulo”

venda apartamentos são paulo

venda apartamentos centro são paulo

apartamentos para venda em são paulo

Para este mesmo grupo de anúncios irá, portanto, criar dois anúncios diferentes, mas que conterão sempre a palavra-chave “apartamentos em São Paulo” e apontarão para a página do seu site onde estão os apartamentos em São Paulo.

Palavras-chave Grupo “Casas em São Paulo”

são paulo casas para venda

venda de casas no centro de são paulo

moradias para venda em são paulo

Também aqui terá de fazer pelo menos alguns anúncios, contendo a palavra-chave “casas são paulo” com direcionamento para a página do seu site onde se encontram informações sobre as casas de são paulo.

Desta forma, você poderá ser muito específico e obter um bom índice de qualidade.

O site onde o anúncio é dirigido também tem influência na sua importância, na sua estrutura, no conteúdo e na velocidade de carregamento.

Se você deseja obter um bom Índice de qualidade, também precisa ter um site fácil de navegar, rico em conteúdo e relevante para as palavras-chave e os anúncios de sua campanha.

4. Crie extensões de anúncio

Aqui estão uma extensão (existem outras) que acredito que você deve adicionar a seus anúncios:

Extensão de chamada: 

Com o alto uso de telefones celulares, esta extensão é obrigatória!

 Isso permite que seu número de telefone seja mostrado diretamente em seu anúncio, permitindo que leads em potencial liguem diretamente para você, sem ter que se preocupar com a procura de sua página de contatos.  

De acordo com o Google , quase 70% dos usuários de celular ligam para uma empresa usando um link de pesquisa, portanto, ter essa extensão provavelmente resultará em mais conversões. Certifique-se de alinhar o dia e a hora da extensão de chamada com o horário comercial. Você não quer leads em potencial que ligam fora do seu horário de expediente, apenas para receber um correio de voz no final.

Erros a evitar nas campanhas de Google Ads para Corretores

  1. Evite enviar o tráfego dos seus anúncios apenas para a página inicial do site da sua agência, use as listas ordenadas por tipo : (vilas, apartamentos, estúdios, apartamentos …);

2. Colete sempre dados suficientes antes de tomar decisões sobre quaisquer alterações em suas campanhas;

3. Nunca aposte tudo no dinheiro: O Google Ads é um sistema de publicidade paga mas não ganha e fica melhor posicionado quem paga mais. O Google também leva em consideração outros aspectos, como por exemplo o tempo de carregamento das páginas do seu site, a correspondência entre o conteúdo do anúncio e o da página de destino, o fato de o site ser utilizável por todos os dispositivos (celular, desktop).

Conclusão

O Google Ads pode ser um grande diferencial na hora de divulgar os imóveis.

Depois de ajustar as palavras-chave e os parâmetros da campanha, essa forma de publicidade paga vai te ajudar a alcançar mais pessoas que podem se interessas pelos seus imóveis.

Este artigo foi concebido como uma introdução ao assunto. Se você quiser mais detalhes e orientações passo a passo sobre como configurar uma campanha, deixo um vídeo do meu canal no Youtube que pode te ajudar.

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Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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