Você gostaria de fazer anúncios no Google que geram novos negócios para sua empresa?
Todos os dias milhares de pesquisas são realizadas no Google e a maioria das páginas de resultados incluem anúncios.
Se você é como a maioria dos proprietários de empresas, a ideia de exibir anúncios no Google é tentadora, mas ao mesmo tempo causa uma certa insegurança.
Afinal, se você fizer isso da maneira certa, o Google Ads poderá transformar seus negócios. Mas, se você errar, poderá gastar muito dinheiro e receber pouco ou absolutamente nada pelo seu problema.
Neste artigo, você aprenderá o que é o Google Ads, como o Google Ads funciona e o que você pode esperar anunciando no Google Ads.
Veja os principais tópicos que abordaremos nesse artigo:
- O que é Google Ads?
- Como o Google Ads Funciona
- Quais os benefícios de anunciar no Google?
- Quanto custa investir no Google Ads
- Como criar uma conta no Google Ads (e fazer seu primeiro anúncio)
- Como usar o Google Ads
- Afinal, investir no Google Ads vale a pena?
O que é Google Ads?
O Google Ads (anteriormente conhecido como Google Adwords) é uma plataforma de publicidade paga que ajuda as empresas a se destacarem nos resultados de pesquisa do Google.
Por ser uma rede de tráfego pago, no Google Ads as empresas anunciantes precisam investir para que seus anúncios apareçam para determinadas palavras chaves.
Ao usar o Google Ads é possível direcionar tráfego relevante e qualificado para o seu site exatamente quando as pessoas estão pesquisando os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece.
Diferente de outros métodos usados para gerar tráfego, o Google Ads é mais buscado por quem está procurando resultados imediatos e está disposto a pagar um pouco mais por isso.
Algumas das dúvidas muito comuns, para quem está começando a explorar a ferramenta são:
- Quanto custa para investir no Google Ads?
- Qual o retorno o Google Ads vai gerar para o meu negócio?
- É possível criar anúncios no Google Ads mesmo sendo iniciante?
Para algumas dessas perguntas, não existe uma resposta única.
Isso porque a rede do Google Ads é uma construção na qual a performance dos anúncios dependem de uma série de fatores como por exemplo:
- Segmento de atuação para a qual você está anunciando;
- Qualidade dos anúncios e escolha de palavras chaves;
- Quantidade de competidores que anunciam para as mesmas palavras chaves do seu negócio;
- Valor que você investe no Google Ads;
- Além de outros critérios associados a fonte de tráfego pago;
Por isso, saber como o Google Ads funciona e entender como lidar com todos os fatores que podem influenciar o desempenho do seu anúncio no Google Ads irá ajudá-lo a ter sucesso em sua jornada de investimento no Google Ads.
Você quer aprender Google Ads passo a passo? Conheça o curso Google Ads para iniciantes.
Como o Google Ads funciona?
O Google Ads, está atualmente dividido em duas redes diferentes, cada uma contendo várias opções de publicidade para atender às suas metas:
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa se concentra em exibir os anúncios nos locais de publicidade do Google e em sites parceiros, sempre que pessoas interessadas utilizam as palavras chaves que correspondem ao seu serviço ou produto.
Normalmente os anúncios são exibidos em formatos de textos e aparecem nos 4 primeiros resultados ou nas 3 últimas posições do Google.
A Rede de Pesquisa do Google também inclui o Google Maps e Google Shopping, de acordo com a categoria do anúncio.
Rede de Display
Já a Rede de Display concentra-se em plataformas e métodos de publicidade que não são baseados em texto, como acontece na rede de pesquisa. Nessa rede é comum que os anúncios sejam impressos nos formatos gráficos ou de vídeos.
A Rede de Display do Google permite que os anúncios apareçam em plataformas como YouTube, Gmail, aplicativos ou em sites parceiros que sejam relevantes para o produto e/ou serviço que será vendido;
Se você navegar no YouTube e notar anúncios, essa é a rede de display. Se você navega no Gmail e vê anúncios da caixa de entrada, essa é a rede de Display.
Você já reparou em anúncios gráficos na barra lateral ou nos cabeçalhos de um site em que navegou? Esses são anúncios nos sites parceiros do Google na Rede de Display!
Quais os benefícios de anunciar no Google Ads?
Aqui está todas os principais benefícios de anunciar no Google Ads:
- O Google Ads funciona para praticamente qualquer empresa: pequena, média ou grande.
- O Google Ads oferece diversos formatos de anúncios para criação da campanha publicitária: você pode escolher textos, vídeos ou gráficos.
- No Google Ads é possível segmentar o alcance do seu anúncio por região, estado ou país, ajustando a cobertura da sua campanha para um público que possa corresponder melhor ao seu anúncio.
- O Google Ads possibilita a realização de testes A/B para comparar a performance de diferentes anúncios que promovem o mesmo serviço/produto.
- O Google Ads permite o controle o orçamento. A ideia de acompanhar diariamente ou semanalmente as suas campanhas pode ajudá-lo a saber quando é necessário ajustar o seu investimento no Google Ads.
- Com o Google Ads é possível configurar o acompanhamento de conversões, assim você pode saber quantos leads exatamente você adquiriu em suas campanhas de publicidade.
- Ao utilizar a ferramenta é possível acompanhar as métricas do Google Ads e medir a quantidade de cliques, impressões e CTR para fazer melhoria nos seus anúncios.
- Está começando no Google Ads? Em nosso Glossário de Google Ads você encontra o significados dos principais termos que você irá encontrar ao criar uma conta no Google Ads.
Quanto custa o Google Ads?
Muitos fatores podem afetar os custos de publicidade com o Google Ads.
Se você é novo em uma rede de PPC (publicidade paga por clique) provavelmente está mais interessado em saber quanto custa anunciar no Google e se pode pagar este valor.
Infelizmente, não há uma resposta fácil e única. A resposta mais comum (e talvez irritante) é que depende. O custo do Google Ads vai depender de diversas variáveis.
Geralmente, palavras-chaves de setores altamente competitivos pode ser mais caras, o que força o anunciante a realizar um orçamento que se equipare aos dos concorrentes para obter bons resultados.
Em segmentos menos competitivos por exemplo, o custo de palavras chaves pode ser menor. Nesse caso, configurar um orçamento maior do que o dos concorrentes poderá ajudá-lo a performar melhor.
Apesar disso, é muito comum achar que no Google Ads apenas quem tem mais dinheiro para investir tem mais influência, apesar de um que orçamento maior para anúncios não seja prejudicial.
O Google Ads funciona como um leilão, mas, diferentemente de um leilão normal, não é apenas o seu lance que importa.
O leilão do Google Ads leva em consideração a qualidade e a relevância de suas campanhas de anúncios também. Isso significa que o campo de jogo é equilibrado para todos, não apenas para os anunciantes que pagam mais.
Por isso cuidar da qualidade do texto do seu anúncio e negativar palavras chaves erradas é também uma maneira de melhorar a lucratividade e reduzir o investimento no Google Ads.
Além disso, você pode exercer um controle rígido sobre como seu orçamento do Google Ads é gasto usando algumas táticas como programação de anúncios, segmentação geográfica e segmentação por dispositivo.
Aqui está uma visualização em mais detalhes de alguns cenários em que é possível investir no Google:
- Para um negócio de salão de esteticista por exemplo, é possível investir R$ 15,00 por dia, o que exigiria um orçamento em torno de R$ 500,00 a R$ 550,00 por mês.
- Para um site de e-commerce online que vende produtos em um segmento não muito competitivo, um investimento de R$ 630 por mês, ativaria um orçamento médio diário de R$ 21,00.
Como criar uma conta no Google Ads (e fazer seu primeiro anúncio)
Agora que você sabe como o Google Ads funciona e conhece os principais motivos pelos quais a publicidade no Google Ads vale seu tempo, dinheiro e esforço, é hora de capitalizar e criar sua conta gratuita do Google Ads para começar o mais rápido possível.
Para criar sua conta gratuita do Google Ads, se você ainda não tem uma, acesse o Google Ads com uma conta do gmail para ser vinculada a sua conta Google Ads.
A seguir escolha uma meta de publicidade para os seu anúncios:
Em seguida informe o nome da sua empresa e a URL do seu website:
Em seguida, você precisará definir uma área de alcance para encontrar novos clientes. Esse será o seu público-alvo.
Comece selecionando os locais que deseja segmentar.
Você só vende produtos em São Paulo? Selecione isso. Seus produtos são vendidos em outros estados? Informe quais são.
A próxima etapa exige atenção. Você precisará selecionar as palavras-chave que você deseja focar em relação à sua empresa ou a produtos específicos que deseja vender.
Agora é a hora de criar o seu primeiro anúncio no Google Ads. Escolha um título atrativo. Crie uma descrição simples que informe claramente o serviço que você oferece e as suas vantagens.
Para terminar, você deve informar um orçamento para o seu anúncio.
Defina um orçamento confortável que permita gerar tráfego e conversões sem gastar muito.
Se quiser o Google Ads pode definir automaticamente o lance de sua palavra-chave para o início. Seu orçamento diário não será alterado e o Google Ads nunca gastará mais do que o definido, portanto, não se preocupe!
Depois de inserir seu pagamento e clicar em continuar, sua conta do Google Ads estará ativa e pronta para uso.
Lembre-se: você pode editar tudo isso mais tarde!
Como usar o Google Ads
A publicidade no Google requer uma conta do Google Ads, que é gratuita para criar. Depois de abrir sua conta, é hora de descobrir como usar o Google Ads para expandir seus negócios.
A seguir, é apresentado um processo de dez etapas para publicidade no Google:
- Estabeleça as metas da sua conta
- Determine seu público
- Realizar pesquisa de palavras-chave
- Definir orçamentos e lances
- Crie sua estrutura de conta ideal
- Escreva anúncios de alto desempenho
- Crie páginas de destino eficazes
- Implementar o acompanhamento de conversões
- Aumente suas listas de remarketing
- Faça da otimização um hábito
Fornecemos mais dicas sobre como otimizar sua publicidade no Google em nossos vídeos online sobre o Google Ads.
E então, investir em Google Ads vale a pena?
Sim. E muito! É muito comum que pela falta de tempo, ou desconhecimento, a conta do Google AdWords seja executada no piloto automático, o que fará você gastar mais dinheiro do que deveria.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para tornar o Google Ads trabalhar ao seu favor para que os seu investimento seja mais barato e seus anúncios mais lucrativo.
Aprenda a usar o Google Ads: esse é o principal motivo pelo qual as pessoas geralmente desperdiçam dinheiro – porque não gastaram tempo para aprender o Google AdWords.
Infelizmente, não é um sistema auto-explicativo e fácil de entender. Leva tempo, estudo e experiência para entender.
Passe algum tempo lendo, assistindo a vídeos online sobre o Google Ads, entendendo coisas como estrutura da conta, tipos de correspondência, palavras-chave negativas, estratégias de lances e, se você for super ambicioso, obtenha a certificação do Ads.
Agora, para a seção resumo!
- Criar uma conta no Google Ads é realmente a melhor maneira de obter tráfego de maneira rápida para o site/página do seu negócio.
- O Google Ads oferece dois grandes formatos de anúncios: Rede de Pesquisa (para anúncios de texto) e Rede de Display (para criação da campanhas com vídeos e imagens).
- Os valor de investimento Google Ads depende de fatores como custo da palavra chave, nível de competição e qualidade do anúncio.
- Escolher as palavras chaves certas, personalizar o título e a descrição dos anúncios ajudará a melhorar a taxa de cliques do seu primeiro anúncio.
- Gerenciar seus anúncios é essencial para melhorar a performance no Google Ads
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- Glossário Google Ads: Os termos que você precisa conhecer
- Passo a Passo para Certificação do Google Ads
- Google Ads para Iniciantes