Como anunciar no Google em 2020 (de maneira grátis ou paga)

como-anunciar-no-google-em-2020-de-maneira-gratis-ou-paga

Sumário

Saber como anunciar no Google é fundamental para qualquer pequeno negócio local, pois ajudará a aumentar o seu alcance e atrair novos clientes que estão realizando pesquisas com interesse na sua região.

Mas como fazer isso?

Decidi criar esse tutorial completo onde falo sobre todos as formas de promover seu negócio no google especialmente de maneira paga.

Apesar disso, concentrarei um tópico sobre como anunciar no Google grátis.

Eu sei que a noção de anunciar está mais atrelada a publicidade paga. Mas veja bem, se o google permite que você apareça de maneira gratuita, por que você não faria uso disso?

Aproveite todas as oportunidades e avance para o tópico que o seu bolso desejar.

Como anunciar no Google

Que o Google é o gigante das buscas, todo mundo já sabe, mas o que o torna grande em termos de relevância nos resultados de pesquisa é isto:

A experiência que fornece aos usuários.

O Google hoje, já conta com diversas ferramentas para ajudar os usuários durante a jornada de buscas:

  • Google ads
  • Google meu negócio
  • Google maps
  • Google shopping
  • Além dos resultados de buscas orgânicas, que todo site pode obter através de otimizações de SEO.

Se você promover o seu negócio de todas essas maneiras, isso aumentará a sua chance em 5x a mais, em relação a qualquer concorrente local.

É claro que alguns desses formatos são pagos, como por exemplo o Google Ads, que é a ferramentas de publicidade paga, que permite aos anunciantes comprar palavras chaves relevantes para aparecer em posições de topo nos resultados de pesquisas.

Mas ainda assim existem outras maneiras de promover seu negócio no Google grátis.

Se você não tem dinheiro para investir em anúncios eu recomendo fortemente que você promova o seu negócio com o básico, usando as ferramentas de anúncios grátis, como o Google meu negócio.

Mas se você deseja investir, recomendo trabalhar com o Google Ads e se ainda desejar aumentar os seus esforços, realize um trabalho de SEO em seu site, com um profissional qualificado.

Falarei sobre todas as formas de como anunciar no Google.

Não fique na dúvida:

Como anunciar no Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade paga que permite às empresas pagar pela exibição de seus anúncios nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) do Google e na Rede de Display do Google.

As empresas podem usar o serviço para exibir seus anúncios ao público certo no momento preciso em que procuram produtos semelhantes aos deles, tornando-o uma forma altamente eficaz de direcionar tráfego relevante para o site de uma empresa e aumentar as conversões.

Se você sabe pouco sobre como anunciar no Google Ads, deve saber que as palavras-chave são a base dessa ferramenta. São palavras que um público-alvo deve buscar para encontrar uma solução para seu problema. 

Uma das primeiras etapas na construção de uma campanha do Google Ads é criar uma lista dessas palavras-chave. Por exemplo, uma empresa imobiliária pode selecionar “casas à venda” ou “apartamentos para alugar em São Paulo”.

Você pode então definir um limite de quanto deseja pagar cada vez que seu anúncio for clicado (pagamento por clique). 

Isso pode lhe dar tranquilidade, pois você não vai estourar o orçamento, mas lembre-se de que seus concorrentes farão lances para as mesmas palavras-chave, portanto, quanto mais alto seu lance, maior a probabilidade de seu anúncio ser exibido em vez do deles.

Veja abaixo, como anunciar no Google Ads, em algumas etapas simples:

  • Configure uma conta do Google Ads: Se ainda não tiver uma conta do Google Ads, você precisará configurar uma na página inicial do Google Ads. Confira nosso guia para saber como configurar uma conta do Google Ads.
  • Estabeleça seus objetivos: A próxima etapa é decidir sobre seus objetivos principais. O seu principal objetivo é aumentar o conhecimento da marca ou direcionar o tráfego e aumentar as conversões? Ao configurar o Google Ads, você deverá escolher sua principal meta de publicidade em uma lista de três opções. Sem um objetivo claro, será quase impossível avaliar o sucesso.
  • Identifique um público-alvo: Você pode ter mais de um objetivo e, da mesma forma, provavelmente terá vários subconjuntos de público-alvo. Ao começar, é útil pensar em termos gerais sobre quem você deseja que veja seu anúncio. Que idade eles têm? Onde eles estão localizados? Quais dispositivos eles usam? Você pode fazer alterações à medida que começa a usar a plataforma e aprender mais sobre o tipo de pessoa que está interessada em seus produtos ou serviços.
  • Crie uma lista de palavras-chave alvo: Escolher as palavras-chave certas é essencial para o sucesso do Google Ads. Reserve um tempo para realizar uma pesquisa completa de palavras-chave. O planejador de palavras-chave do Google Ads é uma ótima ferramenta para você começar. Tente usar vários tipos de palavras-chave diferentes. Você pode aprender mais sobre os tipos de palavras-chave e como as palavras-chave são usadas no Google Ads em nosso guia, “O que são palavras-chave no Google Ads?”.
  • Defina seu orçamento e limites de lance: É fácil controlar quanto você gasta definindo um limite diário para lances em cada palavra-chave de destino. Lembre-se de que algumas palavras-chave são mais competitivas do que outras. Não adianta definir um limite diário que nem mesmo cobriria o custo de dois cliques. Escolha palavras-chave relevantes, mas acessíveis, e defina um limite diário que gerará resultados sem estourar o orçamento. Use ferramentas como SEMrush para ver onde os concorrentes estão concentrando seus gastos com publicidade. Se eles estão investindo muito em uma determinada palavra-chave, há uma boa chance de que ela esteja direcionando muito tráfego para o site e pode fazer o mesmo por você.
  • Crie anúncios incríveis: Seu índice de qualidade será determinado pela experiência do usuário que seus anúncios e as páginas de destino para as quais eles levam. Os anúncios do Google usam o índice de qualidade (junto com outros fatores) para definir o CPC. Portanto, vale a pena dedicar um tempo para criar anúncios relevantes que levem a páginas de destino fáceis de usar em seu site.
  • Ative o rastreamento de conversão: Isso é obrigatório para sites de ecommerce. Sem instalar o acompanhamento de conversões, você não terá como saber quantos cliques geraram conversões. Esses dados são essenciais para avaliar o sucesso da campanha e garantir que você está gastando o orçamento de publicidade nos lugares certos. O rastreamento de conversão é crucial para sites de ecommerce, mas é um recurso útil para muitas empresas, pois rastreia não apenas as vendas, mas também outros tipos de conversão, como inscrições de e-mail ou downloads de e-books. Ativar o acompanhamento de conversões envolve copiar e colar um snippet de código na página da web para a qual os clientes são enviados após a conclusão de uma conversão. Acesse a página de ajuda do Google para obter instruções passo a passo.
  • Crie listas de remarketing: Conforme mencionado anteriormente, o remarketing para pessoas que já visitaram seu website é um dos recursos mais interessantes do Google Ads. Antes de veicular anúncios para esse público, você precisa criar listas das pessoas que visitam as principais páginas do site da empresa. Você pode configurar regras que determinarão se o usuário verá seu anúncio ou não.

Esses são os fundamentos da publicidade no Google Ads. Depois de dominar o básico, aprenda como aprimorar sua estratégia e obter melhores resultados com suas campanhas através do post métricas do Google Ads que você deve acompanhar.

Mergulhe mais fundo (e na sua praia):

Como anunciar no Google com recursos grátis

Essa é uma pergunta que muitos fazem: Como anunciar no Google grátis? 

Se você deseja obter publicidade gratuita para sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é muito simples: configurar uma página do Google Meu Negócio.

Esta é uma maneira gratuita de aparecer no Google Maps, se concentrar nas buscas locais ou ficar à frente de seus concorrentes, simplesmente otimizando sua listagem melhor do que a deles. 

A única diferença em relação a publicidade paga é que essa é um tipo de anúncio em que você apenas aumenta a exposição do seu negócio, não sendo possível comprar posições nos resultados de buscas. 

Mas ainda assim, é vantajoso saber como anunciar no Google meu negócio, aparecer no maps e cadastrar produtos no Google Shopping. 

Então conheça mais cada um dos serviços:

Google Meu Negócio

Saber como anunciar no Google meu negócio inclui isto: você aumenta suas chances em pesquisas locais mais do que em qualquer outra ferramenta.

“dentista perto de mim”, “salão de beleza perto de mim”, “loja de doces santo amaro”, esses são alguns exemplos de buscas que são realizadas diariamente e que são oportunidade para empresas dessas áreas se conectar com as buscas locais.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar como sua empresa aparece na pesquisa do Google e no Maps.

Se você está apenas começando com o SEO local, sua ficha do Google Meu Negócio é um ótimo lugar para concentrar seus esforços iniciais. Afinal, quando as pessoas estão buscando um produto ou serviço perto delas, geralmente estão mais propensas a fazer uma compra. 

Por isso, é crucial que as informações sobre sua empresa sejam as mais precisas, completas e otimizadas possível.

Veja como anunciar no Google meu negócio:

  • Crie uma conta e reivindique sua empresa: Isso inclui adicionar o nome da empresa, localização e horário de funcionamento; monitorar e responder às avaliações dos clientes; adicionar fotos; aprender onde e como as pessoas estão procurando por você e muito mais.
  • Verifique sua empresa: Essa é uma etapa de segurança requerida pelo Google, para que não haja pessoas anônimas se passando pela sua empresa. Escolha umas das 5 opções e siga as etapas necessárias (verificação por cartão postal, telefone, email, modo instantâneo ou em massa)
  • Otimize sua listagem: Adicione o máximo de informações e mídia que puder, incluindo uma foto do perfil da empresa, a área que você atende, seus horários, atributos (por exemplo, “acessível para cadeiras de rodas”, “wi-fi gratuito”), o dia e ano em que você abriu e um número de telefone público e URL do site.

SEO

Não. Aqui, não vamos aprender como anunciar no Google Ads, mas vou te mostrar o poder que o SEO tem em um site que deseja construir presença online a longo prazo.

Aparecer nos resultados orgânicos do Google não exige um custo para com o Google. Talvez você deva contratar um profissional qualificado e isso demandará certo investimento. Mas se quiser, você pode aprender o básico de SEO e fazer você mesmo.

Ouso dizer, que o foco do SEO é o marketing de conteúdo. É claro que você deve ter um site responsivo (que carrega e funciona bem para acessos em smartphone ou desktop) para oferecer uma boa experiência de navegação do usuário, dentre outros fatores…

Mas a produção de conteúdo aliado às melhores práticas de SEO irá posicionar o seu site para palavras chaves que são relevantes para atrair usuários e gerar tráfego.

Classificar organicamente leva tempo, sim, mas o conteúdo orgânico também costuma perseguir clientes que estão mais no topo do funil que estão apenas aprendendo sobre sua marca.

Google Shopping

Aqui, quero ensiná-lo a como anunciar no Google Shopping (o merchant center do Google)

Para o Google “O Google Merchant Center ajuda você fornecer as informações da sua loja e dos seus produtos ao Google e disponibilizá-las para os compradores. Isso significa que todos os dados sobre suas lojas e mercadorias ficarão visíveis para os clientes quando eles fizerem pesquisas em um Serviço do Google.”

Essa é a própria definição que o Google faz sobre o serviço Google Shopping, que pode ser usado de maneira paga (vinculando sua conta ao Google Ads) ou gratuita.

Os principais passos são:

  • Configurar uma conta do Google Merchant Center (comece aqui)
  • Cadastrar e otimizar imagens do seu produto;
  • Colete e insira seus dados de feed de produtos;
  • Vincule sua conta do Google Ads;
  • Crie uma campanha do Google Shopping;
  • Dê lances em sua campanha do Shopping;
  • Segmente e programe sua campanha do Shopping;
  • Crie grupos de anúncios;

Aproveito para destacar que se você aprender como anunciar no Google shopping através do Ads, isso trará ainda mais retorno para a sua loja online.

Conclusão

Eu acredito fortemente que aprender como anunciar no Google Ads ou em qualquer outra ferramenta, poderá fazer diferença em seus negócios online.

Não tenho dúvida de que uma campanha de publicidade PPC bem executada no Google pode resultar em grandes receitas para sua empresa. A melhor parte é que você não precisa necessariamente ser um especialista para começar.

Tudo que você precisa fazer é abrir sua conta do Google, identificar seus objetivos de campanha e tipo. Passe pelo processo de configuração para especificar quem é seu público-alvo, usando localização, idioma e outros parâmetros.

Em seguida, decida um orçamento, escolha suas extensões de anúncio e escolha as palavras-chave certas. Se você está executando uma campanha para geração de leads ou tráfego, é aconselhável preparar sua página de destino com antecedência.

Espero ter ajudado você a saber como anunciar no Google ou promover seu negócio com as ferramentas grátis. Qualquer dúvida, escreva aí nos comentários!

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *