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Guia do Google Ads para Psicólogos e Terapeutas

O Google Ads para psicólogos, terapeutas e profissionais da saúde mental oferece uma maneira de aparecer no Google para as pesquisas que você deseja, com habilidades que o SEO não oferece.

Você pode aparecer para buscas relacionadas a tratamento de transtornos, comportamentos disfuncionais, e até mesmo as pesquisas específicas para clínicas de terapia e atendimento psicólogo.

Acredite, existem muitas pesquisas sendo feita no Google:

Guia do Google Ads para Psicólogos e Terapeutas por Pablo Cabral

Isso pode ser uma ótima oportunidade de alcançar usuários que vivem na sua região.

Depois de ativar sua campanha, você paga apenas pelos cliques, portanto, não tem realmente nada a perder.

Por que anunciar no Google Ads para Psicólogos?

O Google Ads ajuda você a trazer novos clientes para sua prática terapêutica por um preço muito acessível. Eu o recomendo para quase qualquer terapeuta.

Aqui está o porquê.

O cliente médio faz cerca de 12 sessões de terapia para tratamentos cognitivos comportamentais (fonte).

Vamos supor que você cobra R$ 100 por sessão. Com 12 sessões por cliente, isso significa que um novo cliente vale R$ 1.200 para você.

O Ads pode trazer, ao menos um novo cliente para a maioria dos terapeutas com um investimento médio de R$ 300.

Então, se você gasta R$ 300 para conseguir um cliente e ele lhe pagar R$ 1.200, você ganhou R$ 900. É uma margem fantástica.

O melhor de tudo é que você pode acompanhar exatamente o desempenho do Ads. Você pode ver quanto está gastando e quanto custa cada nova indicação de cliente. Portanto, não há suposições. Você pode saber com certeza o quão bem-sucedido o Google Ads é para você.

Como criar uma campanha de Google Ads para Terapeutas?

Guia do Google Ads para Psicólogos e Terapeutas por Pablo Cabral

Pesquisas recentes indicam que as pessoas têm mais probabilidade de clicar em anúncios quando procuram serviços locais.

Abaixo está um exemplo de como construir uma campanha para o seu primeiro anúncio.

Etapa 1 – Planeje os objetivos da sua campanha

O primeiro passo, antes de começar a gastar dinheiro, é planejar sua campanha.

Exponha todos os seus objetivos e expectativas em um pedaço de papel, um laptop, um tablet – não importa o que você usa aqui, contanto que o faça.

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para ajudá-lo a entrar no caminho certo:

  • Qual (is) serviço (s) especializado (s) irei anunciar?
  • Quem é meu público-alvo?
  • Qual é o valor médio da vida útil de um novo cliente?
  • Quanto estou disposto a pagar para adquirir um novo cliente?

Responder a essas perguntas com antecedência ajudará a minimizar os riscos e maximizar suas chances de criar uma campanha publicitária de sucesso.

Etapa 2 – Prepare seu site

Guia do Google Ads para Psicólogos e Terapeutas por Pablo Cabral

Como seus anúncios irão direcionar as pessoas ao seu site, um site é definitivamente uma obrigação. Mais importante do que apenas ter um site, porém, é ter um site com páginas de serviços especializados bem escritas.

Um dos erros mais comuns que os psicólogos cometem é enviar o tráfego de anúncios para a página inicial de seus sites.

O motivo pelo qual você não deve fazer isso é porque, embora sua página inicial forneça uma boa visão geral de sua prática e seus serviços, não será tão útil para alguém que procura uma resposta para uma pergunta específica quanto uma de sua especialidade páginas de serviço seriam.

Quando um cliente potencial está pesquisando no Google por ajuda para um problema, ele clica no primeiro site que acha que pode fornecer uma solução.

Por isso, certifique-se de direcionar os visitantes a uma página que explicará totalmente como você pode ajudar com o problema e fornecerá as informações de que precisam para entrar em contato com você.

Etapa 3 – Crie uma campanha do Google Ads

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Para começar a exibir o Google Ads, você precisa se inscrever para uma conta gratuita do Google.

Depois de fazer login, é hora de criar sua primeira campanha publicitária. O Google Ads tem duas redes de publicidade diferentes: Pesquisa e Display.

Para simplificar, recomendamos anunciar na rede de pesquisa (mostrado nas páginas de resultados dos motores de busca) em vez da rede de display (mostrado ao lado de outros sites como Amazon, YouTube, alguns blogs e até mesmo sua própria caixa de entrada de e-mail).

De um modo geral, os mecanismos de pesquisa serão o melhor lugar para os terapeutas anunciarem, porque você pode alcançar as pessoas no momento em que elas procuram terapia.

Alguém que pesquisa “aconselhamento de casais” no Google está definitivamente interessado em aconselhamento de casais. No entanto, alguém que rola aleatoriamente seu anúncio de aconselhamento de casais enquanto navega em outro site pode não estar interessado em nada.

Para obter mais ajuda, você também pode conferir o vídeo introdutório do Google sobre como criar uma campanha aqui:

Etapa 4 – Escolha as palavras-chave certas

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Isso pode parecer simples, mas você realmente conhece as melhores palavras-chave para usar no Google Ads?

Por exemplo, você pode pensar que “terapia cognitivo-comportamental” é a palavra-chave perfeita para o seu anúncio do Google. Mas, quantas pessoas você acha que estão realmente digitando isso em uma caixa de pesquisa do Google?

Só porque é o nome do serviço exato que você está anunciando, não significa que seja a melhor palavra-chave a ser usada para esse anúncio.

A pesquisa adequada de palavras-chave é crucial para o sucesso de sua publicidade.

Para obter mais informações sobre como fazer isso corretamente, consulte este artigo: Como fazer pesquisa de palavras-chave para seu site de prática privada

Etapa 5 – Criar um grupo de anúncios

Então você escolheu as palavras-chave que vai usar.

Mas, antes de começar a exibir anúncios, você precisará criar um novo grupo de anúncios para cada uma de suas palavras-chave e, em seguida, escrever anúncios para cada um desses grupos de anúncios.

Aqui está um exemplo da hierarquia geral do Google Ads:

Um grupo de anúncios é basicamente uma maneira de organizar seus anúncios em categorias com base em suas palavras-chave de foco. Isso ajuda você a saber quais palavras-chave incluir em seus anúncios.

Esta é a estratégia básica para criar um grupo de anúncios de sucesso:

1. Comece criando um grupo de anúncios e nomeando-o após uma de suas palavras-chave.

2. Em seguida, tente encontrar alguns sinônimos para sua palavra-chave foco do grupo. Por exemplo, se sua palavra-chave focus for “Terapeuta de depressão”, você também pode usar palavras-chave como “Conselheiro de depressão” e “Tratamento de depressão” nesse mesmo grupo de anúncios.

4. Depois de terminar de listar suas palavras-chave de foco para esse grupo de anúncios, clique em salvar e continuar. Você poderá então começar a escrever seu primeiro anúncio.

Etapa 6 – Escreva anúncios atraentes

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Lembre-se de que essas palavras-chave são o gatilho para que seu anúncio seja mostrado nos resultados de pesquisa do Google, então você precisa inclui-las no texto de seu anúncio.

Por exemplo, se você estiver criando um anúncio com “terapia contra depressão” como palavra-chave, com certeza gostaria de mencionar terapia contra depressão no texto do anúncio.

Existem 6 partes em um anúncio do Google:

  • Título 1
  • Título 2
  • Título 3 (opcional)
  • URL de exibição
  • Descrição 1
  • Descrição 2 (opcional)

Lembre-se de que cada uma dessas partes tem um número limitado de caracteres, portanto, você precisará ser sucinto na forma como redigir seus anúncios.

Sugiro que escreva pelo menos 3 anúncios diferentes por grupo de anúncios (palavra-chave) para que você possa comparar o desempenho entre eles e, eventualmente, interromper a exibição de quaisquer anúncios que não estejam tendo um desempenho tão bom quanto os outros.

Conclusão

O Google Ads pode ser um grande diferencial na hora de divulgar seus serviços.

Depois de ajustar as palavras-chave e os parâmetros da campanha, essa forma de publicidade paga vai te ajudar a alcançar mais pessoas que podem estar buscando um atendimento online.

Este artigo foi concebido como uma introdução ao assunto. Se você quiser mais detalhes e orientações passo a passo sobre como configurar uma campanha, deixo um vídeo do meu canal no Youtube que pode te ajudar.

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