Como anunciar no Google Ads: passo a passo completo

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Sumário

Você gostaria de anunciar no Google Ads e gerar mais vendas pela internet?

Então saber como anunciar no Google Ads é importante para você.

O Google Ads (antigo adwords) é a maior plataforma de publicidade paga do mundo e tem ajudado milhares de pequenos e médios negócios a melhorar as vendas online e atrair novos clientes para seus negócios locais.

Somente no Brasil, a ferramenta de anúncio do Google já atende mais de 60.000 empresas e a maior parte delas viram resultados surgir praticamente nos primeiros dias de campanha.

Saber como anunciar no Google Ads é importante pois possibilitará que você configure uma campanha assertiva para atingir o seu público potencial.

Por isso, acompanhe nesse artigo um passo a passo de como anunciar no Google Ads, mesmo que você esteja começando do zero.

O que é Google Ads

O Google Ads é uma plataforma que permite a criação de anúncios que aparecerão no Google para o público que você segmentou. 

É uma maneira de destacar o seu produto ou serviço nos resultados de busca ou em sites parceiros do Google, toda vez que pessoas estejam realizando pesquisas por aquilo que você oferece.

Ao criar anúncios no Google é possível ganhar mais visitas no seu site, aumentar o número de ligações para o seu estabelecimento e melhorar o número de visitas na loja.

A grande oportunidade que o Google Ads oferece é que todos os empreendedores, mesmo os pequenos, possam anunciar a valores acessíveis, sem a necessidade de gastar muito no início da campanha.

Se aprofunde:

Anunciar no Google Ads vale a pena?

Criamos um artigo mais elaborado sobre o quanto vale a pena anunciar no Google Ads.

Mas sim. O Google Ads é o rei das ferramentas de publicidade em mecanismos de pesquisa, na minha opinião é a forma mais eficiente de fazer publicidade digital. 

Esta plataforma de publicidade certamente não deve ser ignorada nas atividades de promoção online de alguém.

Além disso, vale lembrar que o Google Ads é o antigo Google Adwords, que recebeu atualizações como o uso de machine learning para melhorar a inteligência das campanhas e assim trazer mais resultados para os anunciantes.

Se tratando de lucro, de acordo com o economista chefe do Google, anunciar no Google Ads traz um retorno que varia de 5,75 a 12,50 para cada real investido. 

Isso significa, por exemplo, que se você investe R$10,00, no pior dos cenários você terá um retorno de R$ 57,50 e no melhor dos cenários você obterá R$120,50 de volta.

É claro que essa variação no lucro do Google Ads é resultado do desempenho da sua campanha e por isso é necessário saber como configurar uma campanha de Google Ads usando todos os macetes disponíveis.

Até aqui nos concentramos em apresentar a plataforma e agora falaremos sobre como anunciar no Google Ads e outras informações importantes.

Quanto custa anunciar no Google Ads?

Uma das perguntas mais comuns, para aqueles que querem saber como anunciar no Google Ads tem a ver com o custo que isso implicará.

Eu diria que a resposta é: depende. Não existe um preço definido para anunciar no Google Ads. 

Você deve considerar os recursos de que dispõe para investir, a concorrência e a competitividade das palavras-chave que deseja comprar. 

Por isso, antes de configurar uma campanha, é necessário planejar o investimento estimando o orçamento a ser alocado e o desempenho esperado em termos de impressões, cliques e conversões. 

Nesta fase, a ferramenta de planejamento de palavras-chave disponibilizada na plataforma Google Ads vem em nosso auxílio.

A partir daqui, podemos obter uma estimativa de quanto nos custaria uma campanha publicitária com o Google.

Quais são os tipos de anúncio do Google Ads?

No Google Ads, existem 5 tipos de anúncios:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Apps

Os anunciantes devem escolher qual tipo de espaço é melhor e assim configurar sua campanha no formato que o espaço escolhido exige.

Por exemplo, os anúncios da rede de pesquisa são exibidos em formato de texto, por isso é necessário produzir descrições que apresentem a sua oferta, o seu negócio e tenham uma chamada para ação.

Já na rede de display os anúncios serão exibidos como banner ou imagens em animações que serão exibidos em sites de parceiros.

Assim também acontece com vídeos, shopping e apps. Cada tipo de anúncio tem um formato específico para o seu anúncio. Veja como anunciar no Google Ads, em cada rede disponivel:

  1. Rede de pesquisa

A campanha da rede de pesquisa é uma campanha destinada a usuários que pesquisam no Google. Se você ativar os parceiros de pesquisa, seus anúncios também serão exibidos em sites parceiros. 

Aqui, você pode colocar anúncios de texto tradicionais e anúncios dinâmicos com extensões que mostram algumas informações adicionais, como endereço e número de telefone.

  1. Rede de Display

Campanhas da Rede de Display são campanhas veiculadas na Rede de Display. Você pode colocar anúncios gráficos, de texto, dinâmicos e HTML5

  1. Google Shopping

São anúncios que, além da imagem do produto, contêm informações sobre o produto e o preço de venda. Eles são particularmente úteis para anunciantes que possuem sites de comércio eletrônico com muitos produtos.

Esses anúncios só podem ser exibidos na Rede de Pesquisa do Google.

  1. Vídeo

É uma campanha que mostra anúncios em vídeo no YouTube e na Rede de Display. Os anúncios em vídeo devem ser enviados a um canal do YouTube de sua propriedade para serem vinculados à sua conta do Google Ads.

  1. Apps

Eles são anúncios que levam os clientes a baixar um aplicativo de uma loja de aplicativos ou que possuem um link direto para o aplicativo.

Esses anúncios podem ser exibidos na Rede de Display e na Rede de Pesquisa.

Como escolher o tipo de anúncio ideal para o meu produto/serviço?

Se você quer saber como anunciar no Google Ads de maneira assertiva, basicamente você deve entender qual o perfil do seu público-alvo e onde é melhor impacta-lo.

A escolha do tipo de campanha e do formato do anúncio deve ser feita com seriedade e após uma análise cuidadosa das necessidades do cliente, do produto, serviço ou informação a ser anunciado, e dos concorrentes que utilizam a mesma ferramenta para anunciar produtos similares.

Faça perguntas como: o que o meu público alvo está procurando? Qual tipo de conteúdo ele consome para apoiar sua decisão de compra? Ele entra em sites que falam sobre o produto que eu ofereço? Ele assiste vídeos? Ele está jogando em aplicativos?

Essas perguntas, ajudam a entender pontos importantes e descobrir os primeiros passos da jornada de compra do seu cliente-alvo.

Como anunciar no Google Ads: principais etapas

No Google Ads, existem duas versões disponíveis para anunciantes. O modo especialista e o modo mais simplista da ferramenta. (conhecido como o antigo Google Express)

Nesse modo, os recursos e nível de configuração são menos complexos, mas já são capazes de fornecer os seus primeiros resultados com publicidade se você é um pequeno negócio local. (salão de beleza, clínica, dentista, fisioterapeuta…)

Vamos ver agora como configurar uma campanha publicitária em anúncios do modo especialista. Supondo que uma empresa local deseja criar uma campanha, abaixo listarei os principais recursos a serem usados ​​para anunciar localmente, mesmo se estivermos online.

Crie uma conta

Primeiro, você deverá criar uma conta no Google Ads. Basta acessar o site aqui e clicar na opção “começar agora”.

Para prosseguir, você deverá clicar em “nova conta do google ads” e vincular a conta do google ads ao seu gmail, que usará toda vez que precisar fazer o acesso na ferramenta.

Defina sua meta de publicidade

Começando com as configurações da campanha, será necessário escolher onde seus anúncios serão exibidos e os objetivos da sua campanha.

O objetivo da sua campanha é basicamente a meta que você quer atingir com os seus anúncios.

De maneira geral, o Google classifica nessas três:

  • Gerar leads (quando você quer que pessoas se cadastrem em algum tipo de formulário, informando o interesse em algo que você oferece)
  • Tráfego do site (quando você quer mais pessoas visitando seu site ou página de venda)
  • Vendas (quando você quer realizar vendas no seu e-commerce ou loja online)

Mas existem mais, conforme você pode ver:

Em seguida, será necessário definir a rede em que o seu anúncio será exibido.

A opção mais comum é ” Rede de Pesquisa “, ou seja, os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google.

Para maior visibilidade, você pode decidir publicar também na Rede de Display , ou seja, sites parceiros afiliados ao Google Ads e escolher individualmente os portais que têm ampla cobertura local (por exemplo, jornais locais). 

Defina o local de destino, tipo de oferta e orçamento de campanha

Para prosseguir, depois de dar um nome à campanha, é necessário escolher sua cidade de referência como local de destino, o tipo de lance a ser pago pelos anúncios e o orçamento diário, conforme imagem abaixo.

Existem várias opções de lance, que são agrupadas principalmente em estratégias de lance manual e estratégias de lance flexíveis.

Para aqueles que são iniciantes e em qualquer caso para iniciar uma nova campanha, é recomendado configurar uma estratégia de lance baseada em CPC manual.

Habilite extensões de anúncio

Extensões de anúncio são informações adicionais para tornar os anúncios mais eficazes.

As extensões ideais para uma empresa local são:

  1. A extensão de local, que combina o endereço da empresa com o anúncio; 
  2. As extensões de sitelinks, que permitem incluir links adicionais para diferentes seções do site;
  3. A extensão de chamada , para exibir o número de telefone clicável pelo próprio anúncio; 
  4. A extensão de avaliações de usuários e snippets estruturados, que destacam aspectos específicos dos produtos ou serviços oferecidos (para um hotel, por exemplo, você pode optar por visualizar wi-fi grátis, serviço de quarto, piscina).

Crie o primeiro grupo de anúncios e escolha as palavras-chave

Na próxima tela, você continuará a configurar o grupo de anúncios

Agora, você deve escolher palavras-chave com base no tipo de anúncio a ser publicado e no produto ou serviço a patrocinar. 

A plataforma, com base no endereço do seu site e no produto / serviço, irá sugerir uma série de palavras-chave a serem incluídas no grupo de anúncios e irá estimar cliques, custos diários e CPC médio do grupo.

Exemplo de configuração de um grupo de anúncios e escolha de palavras-chave

A configuração das palavras-chave devem ser feitas com muito cuidado. 

Você deve levar em consideração as opções de correspondência de palavraschave , ou seja, as pesquisas dos usuários nos quais os anúncios são ativados.

Na imagem acima, as palavras-chave escolhidas são de correspondência ampla. 

Com esta opção, o anúncio seria ativado para os termos acima e para pesquisas semelhantes, sinônimos, erros de ortografia. 

Aconselho fortemente contra essa opção porque os anúncios certamente seriam exibidos para palavras-chave que não têm nada a ver com o seu negócio. Iríamos desperdiçar orçamento desnecessariamente. E no caso de uma empresa local que teria recursos limitados disponíveis, seria realmente irritante. 

Por exemplo, imagine um hotel de 3 estrelas em São Paulo que escolhe a palavra-chave “hotel são paulo” como correspondência ampla: o seu anúncio também seria apresentado em “hostel são paulo” e “hotel são paulo 5 estrelas”.

Existem outras opções mais específicas e eficientes, que listo a seguir, mas se quiser saber mais você pode consultar o guia oficial do google ads.

  • Correspondência genérica modificada (adicionando o sinal + ao único termo): mostrar anúncios apenas para pesquisas prefixadas com o sinal e variantes semelhantes;
  • A correspondência de frase (adicionando aspas): anúncios em pesquisas correspondentes variantes frase e semelhantes, sem acrescentar outros termos dentro da frase;
  • Correspondência exata (colocar a palavra-chave entre parentes quadrados): mostra anúncios em pesquisas que correspondem apenas ao termo exato e algumas variantes, desde que o significado seja sempre idêntico.

Criação do texto do anúncio

Por fim, passaremos para a escolha de criar o grupo de anúncios e para um anúncio de texto

O anúncio consistirá em três títulos de até 30 caracteres, duas linhas de descrição com até 90 caracteres e um link de destino. Posteriormente, você pode criar novos anúncios de texto (ou imagem e vídeo, se tivermos ativado a Rede de Display). 

Podemos modificar, adicionar ou remover palavras-chave ou, em alternativa, adicionar um método de posicionamento diferente, como portais afiliados à rede Google.

Antes de publicar toda a campanha, você verá uma tela de resumo com todos os detalhes da configuração, útil para verificar se todas as configurações estão corretas.

 Mergulhe mais fundo (e na sua praia):

Como anunciar no google Ads de graça

Se você está se perguntando sobre a possibilidade de realizar publicidade sem pagar, no Google Ads isso não é possível, pois não há como anunciar no Google Ads gratuitamente

Se você está procurando um método para se posicionar na página inicial de forma mais ou menos espontânea, então deve fazer SEO em seu site, otimizando-o de forma a tornar a experiência de navegação dos usuários simples e imediata (e facilitar o rastreamento e compreensão dos motores de busca). 

Portanto, não existe um método para colocar um anúncio no Google gratuitamente.

Como anunciar no Google Ads: A conclusão

Eu espero que meu artigo tenha ajudado você a saber como anunciar no Google Ads.

O Google Ads é uma ferramenta extremamente poderosa quando se trata de conquistar novos clientes para pequenas empresas. No entanto, se não for usada de maneira inteligente, a plataforma pode custar-lhe dinheiro de verdade com publicidade, sem gerar um ROI respeitável.

Além de usar o que você adquiriu com esta postagem do blog, a chave do sucesso está em testar constantemente seus anúncios e otimizá-los para um melhor desempenho.

Aqui está um material que pode ajudar você:

  • Veja como anunciar no Google Ads com mais inteligência através do monitoramento das métricas do Ads.
  • Saiba como anunciar no Google Ads mesmo se você é um iniciante. (veja meu guia google ads para inicantes)
Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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