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Glossário Google Ads: Os termos que você precisa conhecer

No Google Ads você encontrará muitas palavras e abreviações usadas para descrever certas funções ou atividades – que podem parecer confusas a princípio.

Desde o básico até configurações, ferramentas, recursos e otimizações avançadas de suas campanhas, há muito a saber quando se trata do Google Ads (anteriormente AdWords).

Termos como PPC, CPC, grupos de campanhas e Rede de Display são frequentementes usados no Google Ads.

Por isso, preparamos um glossário que pode ser usado como referência para ajudar você a entender os termos mais importantes que você encontrará na sua conta Google Ads.

glossario google ads

Termos de Configuração do Google Ads

Conta

A conta do Google Ads foi projetada para armazenar tudo o que uma organização individual precisa para publicidade online.

Dentro da conta, você poderá programar uma ou mais campanhas, criar anúncios e ter acesso a detalhes de cobrança, ferramentas e muito mais. No Google Ads também é possível gerenciar várias contas.

Campanha

Este é o segundo nível mais alto de configurações após o nível da conta.

A campanha é onde você realiza a programação de anúncios, estratégia de lances, localizações geográficas, orçamentos, idiomas e muito mais. Eles hospedam todos os grupos de anúncios, juntamente com palavras-chave, anúncios de texto, anúncios gráficos e segmentação.

Grupo de Anúncios

Um grupo de anúncios é o seu conjunto de palavras-chave, orçamentos e métodos de segmentação para um objetivo específico, dentro da mesma campanha.

Você pode ter vários anúncios em cada grupo de anúncios. Por exemplo, se você tiver um negócio de calçados, poderá configurar grupos de anúncios para calçados femininos, calçados masculinos, calçados infantis.

Tipo de Campanha

Seu tipo de campanha é onde você deseja que seus anúncios sejam vistos. O Google possui:

  • “Apenas na Rede de Pesquisa” (que significa apenas pesquisa no Google)
  • “Apenas na Rede de Display” (o que significa que seu anúncio é exibido na Rede de Display do Google de sites, vídeos, YouTube, Blogger e muito mais. Isso também é conhecido como AdSense)
  • “Rede de Pesquisa com exibição em Display” (que é uma combinação de pesquisa e exibição)

Tipos de Anúncios

Seu tipo de anúncio é o formato da sua publicidade. O Google Ads oferece:

  • Anúncios gráficos: são anúncios estáticos e / ou animados que você pode usar para a rede de display. Existem muitas dimensões e tamanhos de arquivo diferentes a serem considerados, dependendo de seus canais e metas.
  • Anúncio de texto: esses são os únicos formatos de anúncio que você pode usar na rede de pesquisa, além dos anúncios da campanha de compras. Eles são compostos apenas de texto.
  • Anúncios de Vídeo: Os anúncios em vídeo são uma maneira interessante de alcançar e envolver seu público-alvo no YouTube e na Web. No Google Ads, você pode usar vários formatos de anúncio em vídeo para criar campanhas atraentes e envolver os clientes de diferentes maneiras no YouTube e em sites parceiros de vídeo.

Metas de Campanha

As metas de campanhas é o objetivo final que você possui ao criar os seus anúncios.

A meta pode ser selecionada na etapa de criação de uma campanha e precisa estar alinhada ao objetivo principal dessa campanha. Podendo ser:

  • Vendas
  • leads
  • Tráfego do site
  • Alcance e reconhecimento da marca
  • Consideração de produto e marca

Palavras Chaves

As palavras-chave são muito importantes nos seus anúncios do Google. São as palavras ou frases escolhidas para seus anúncios e ajudarão a determinar onde e quando o anúncio será exibido. 

Ao escolher suas palavras-chave, pense como seu cliente e o que eles procuravam quando desejarem seu produto, serviço ou oferta. Embora você possa incluir quantas quiser, sugiro no máximo vinte palavras-chave.

Palavras Chaves Negativadas

É um tipo de correspondência de palavra chave que impede a exibição de seus anúncios para determinadas palavras chaves.

As palavras chaves negativadas garantem que seus anúncios não seja exibido para pesquisas irrelevantes para sua oferta. 

Segmentação Geográfica

É uma segmentação que define a localização do público alvo para o qual o seu anúncio será exibido. Todas as vezes em que uma pesquisa for realizada por um usuário em um dos locais configurados, o seu anúncio será impresso.

também conhecida como segmentação por local, é aqui que você decide quais áreas geográficas podem ver seu anúncio. O Google determina a localização geográfica com base na localização e no endereço IP dos dispositivos.

Extensão do Anúncio

Extensões de anúncio são informações extras sobre sua empresa, como endereço local, número de telefone e até cupons ou sites adicionais. Eles são o que aparece em azul abaixo das descrições do seu anúncio.

Extensões manuais:

  • Extensão de aplicativo
  • Extensão de chamada
  • Extensão de Localização
  • Revisar extensão
  • Extensão de sitelinks
  • Extensão de frase de destaque
  • Snippets estruturados
  • Extensões de preço

Extensões automatizadas (podem ser adicionadas automaticamente pelo Google)

  • Avaliações dos Consumidores
  • Visitas anteriores
  • Avaliações do vendedor
  • Extensões dinâmicas de sitelink
  • Snippets estruturados dinâmicos

Regras Automatizadas

Um recurso que ajuda você a gastar menos tempo monitorando suas campanhas, permitindo que o Ads altere automaticamente seus lances, orçamentos e status.

Lembre-se de criar orçamentos máximos e mínimos para não gastar ou gastar acidentalmente demais.

Google Ads Express

O Google Ads Express é uma versão simplificada do Google Ads. Ele automatiza o gerenciamento de campanhas, aliviando a necessidade de tarefas diárias ou supervisão.

Os anúncios são veiculados diretamente nos resultados de pesquisa do Google , assim como no Ads comum.

Termos do Google Ads relacionadas a custo

Estratégia de Lances

A estratégia de lances no Google Ads é basicamente como você define seu tipo de lance para pagar pela interação do espectador com seus anúncios.

Lance automático

A estratégia de lances que permite ao Google ajustar automaticamente seus lances máximos para palavras-chave. Essa é uma boa opção para anunciantes que desejam abrir mão de um pouco de controle para liberar algum tempo. Recentemente, reunimos um guia completo sobre estratégias de lances automatizados do Google Ads.

Leilão 

Isso acontece em segundos, quando as pesquisas são digitadas no Google e os algoritmos decidem quais anúncios serão classificados onde. Cada nova pesquisa determina um novo leilão de anúncios.

Orçamento diário

seu orçamento diário é o que você deseja gastar por dia por anúncio. Seu custo diário é baseado em uma média diária por mês. Portanto, não se assuste se o seu variar de um dia para o outro.

CPM

O custo por mil impressões ou CPM é uma opção de lance em que um anunciante paga mil impressões do anúncio, independentemente do número de cliques. Os lances de CPM foram criados para anunciantes que desejam aumentar o conhecimento da marca em vez de gerar conversões. O Google Ads usa lances visíveis de CPM .

Termos sobre o Anúncio

Título

A primeira parte do seu anúncio de texto que as pessoas leem. Composto por 25 caracteres.

Linha de Descrição

As duas linhas de texto que existem entre o título e o URL de visualização do seu anúncio de texto. Elas totalizam 70 caracteres.

URL de Destino

Esse é o URL para o qual o visitante será levado depois que clicarem no seu anúncio.

Termos sobre Métricas do Google Ads

Impressões

É a quantidade de vezes que seu anúncio é exibido. 

Taxa de Cliques (CTR)

A CTR é uma métrica importante para medir o desempenho do seu anúncio. Ele mede a quantidade de pessoas que visualizaram seu anúncio e clicaram no link de destino. A fórmula para medir a CTR do Google Ads é dividir o número total de cliques pelo número de impressões. 

A taxa média de cliques nos anúncios da Rede de Pesquisa paga do Google Ads é de cerca de 2%. Consequentemente, qualquer coisa acima de 2% pode ser considerada uma CTR acima da média .

Classificação do Anúncio

A fórmula criada pelo Google para determinar a posição do seu anúncio nos resultados da pesquisa.

Classificação do anúncio [Formula] = seu lance máximo de CPC x seu Índice de qualidade.

Sitelinks e o uso de outras extensões também são levados em consideração nessa equação.

Termos gerais do Google Ads

Página de Destino

É a página do seu site para o qual você direciona o público após clicar em seu anúncio.

Geralmente é uma página otimizada com técnicas de copywriting que descrevem o seu produto ou serviço com técnicas persuasivas para aumentar a conversão. 

Otimização

A otimização das suas campanhas no Google Ads é um processo importante para melhorar o desempenho dos seus anúncios.

Normalmente são alterações que você faz para melhorar o resultado, como modificar o título, reescrever a meta descrição, usar algum tipo de extensão de anúncio ou até mesmo otimizar a página de destino para oferecer melhor experiência ao visitante (esse é um dos fatores, levado em consideração na classificação do seu anúncio, conforme o indíce de qualidade do Google Ads)

Teste A/B

Os testes A/B é uma estratégia de otimização de anúncio que compara o desempenho de várias variações de um único anúncio. Algumas variantes importantes para testar são:

  • Página de destino diferente (URL final)
  • Variações do texto do anúncio (algo tão simples quanto usar um ponto de exclamação ou não)

Call-To-Action (CTA)

Um CTA é literalmente a ação que você deseja que seu pesquisador execute. Os bons CTAs em seus anúncios são palavras curtas e orientadas para a ação, como “Compre”, “Saiba mais”, “Ligue Agora” etc.

Índice de Qualidade

Um indicador que permite ao Google saber a relação entre suas palavras-chave e a página de destino dos seus anúncios e sites.

O Índice de qualidade do Google valoriza a relevância do anúncio acima de qualquer outra coisa. Verifique se a palavra-chave está em destaque no texto do anúncio e em algum lugar da página de destino do site para aumentar a relevância do anúncio e, portanto, o Índice de qualidade.

CPC

Custo por clique ou CPC é o valor que você deseja gastar (ou é cobrado) por cada clique. Se você definir um lance de CPC manual, nunca pagará mais do que esse valor (a menos que esteja usando ajustes de lance ), pois o Google Ads usa um leilão para exibir anúncios e você só cobra o valor necessário pelo clique.

O CPC é calculado dividindo o custo total dos seus cliques pelo número total de cliques.

Conversão

A conversão é quando o usuário executa uma ação final. Normalmente é aquela que você escolhe como meta de publicidade ao criar suas campanhas no Google Ads.

Se um visitante se converteu, significa que ele preencheu um formulário, ligou, conversou, comprou ou baixou um Ebook ou PDF. Você decide o que deseja rastrear.

Remarketing

O remarketing do Google Ads é uma forma de publicidade on-line que permite que os sites exibam anúncios segmentados para usuários que já visitaram o site. 

Dessa forma o público será impactado novamente pelos anúncios enquanto estiverem navegando na Web, assistindo a vídeos do YouTube ou lendo sites de notícias, por exemplo – mantendo sua marca em mente e atraindo visitantes a voltar para obter mais informações.

Além de ajudar a aumentar o conhecimento da sua marca ou a lembrá-los de fazer uma compra, o remarketing pode aumentar drasticamente suas taxas de conversão e ROI.

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