O objetivo desse artigo é ajudar você que está começando no Google Ads.
É muito comum que algumas dificuldades apareçam a medida em que você começa a interagir com a rede de publicidade paga do Google.
Se você é um profissional de marketing e possui algum conhecimento em ferramentas de Marketing Digital, pode ter maior facilidade para entender como o mecanismo de anúncios do Google Ads funciona.
Mas se a área de Marketing não é tão comum para você, será necessário voltar alguns passos atrás antes mesmo de começar a se envolver com a ferramenta.
Para ter bom êxito no Google Ads é necessário entender o por que você está usando essa ferramenta para o seu negócio e o que você pode esperar dela, bem como saber quanto esforço e atenção isso demandará de você.
(tenho certeza que ter essas coisas em mente, será mais benéfico do que sair criando uma conta do Google Ads sem ao menos entender o motivo por trás disso).
Criei esse artigo, para ajudá-lo em três aspectos:
- Por que usar o Google Ads?
- Como usar o Google Ads?
- O que esperar do Google Ads
Perceba que estou querendo leva-lo a responder as 3 perguntas fundamentais do círculo dourado: “Por que, Como e O que” (uma estratégia para melhorar os negócios).
Ao final desse artigo você terá essas respostas para começar a avançar no Google Ads.
Vamos lá…
Comece com um por quê: Por que usar o Google Ads?
Você já deve saber que o Google Ads é uma rede de publicidade paga. Logo, é necessário investir para que seus anúncios apareçam nos resultados de busca.
Mas por que investir e não usar outras alternativas? Qual o valor do Google Ads para um negócio?
Aqui está o grande diferencial do Google Ads:
“Quando você usa o Google Ads, você está pagando para ser exibido para um público qualificado para sua oferta, o que aumenta sua chance de atrair novos clientes para sua empresa ou negócio”
– Pablo Cabral
É simples. O Google Ads exibe os seus anúncios na rede de pesquisa do próprio Google e de sites parceiros, sempre que as pessoas pesquisarem pelas palavras chaves que correspondem ao seu negócio.
Mas as palavras chaves não são os únicos “ativadores de anúncios” do Google Ads.
Na ferramenta de publicidade do Google você pode:
- Segmentar anúncios por região;
- Fazer remarketing para pessoas que já visitaram seu site ou página de oferta;
- Escolher quais dispositivos verão seu anúncio (celulares, notebooks…);
- E até mesmo definir qual deve ser o interesse do público;
(Acredite, o Google realmente pode fazer isso, já que recolhe informações de interesse do usuário enquanto navegam pela internet)
Ou seja, dá pra perceber que no Google Ads você tem muito mais certeza de que o público que receberá seu anúncio, pode realmente estar interessado nele.
“E é esse o grande diferencial da mídia paga: Você paga para ter mais exatidão de quem verá sua oferta.”
– Pablo Cabral
Diferente da mídia orgânica, a mídia paga te dá voz para falar com quem realmente está te buscando.
Mas a grande questão é saber como ele faz isso. E é aqui que você entra.
O Google Ads não trabalha sozinho, até que você lhe dê os caminhos para isso.
Então, veja abaixo, como você deve dizer ao Google Ads o que fazer por você (ou melhor, pelo seu negócio).
Comece a usar o Google Ads: Como colocar seu primeiro anúncio no ar?
#1 Escolha uma versão do Google Ads
O Google Ads possui duas versões para a gestão dos anúncios: Google Ads Express e Google Ads para profissionais de Marketing.
Você deverá decidir qual versão será usada, após criar uma conta no Google Ads.
Eis as principais diferenças entre eles:
Google Ads Express
O Google Ads Express é a versão do Google Ads simplificada e conta com uma interface mais fácil para ser utilizada.
Essa versão foi desenvolvida porque muitos proprietários de negócios que estavam usando a ferramenta, sentiam dificuldade de operar a versão normal.
No Google Express por exemplo, basta descrever algumas informações da sua empresa como nome, endereço, site, segmento de atuação e pronto, você já poderá criar seu primeiro anúncio.
De uma forma geral, para fazer o anúncio basta selecionar quais palavras chaves sugeridas fazem mais sentido para o seu negócio, definir regiões de alcance, escrever o título e descrição do seu anúncio e definir um orçamento mensal.
Pronto, tudo estará no ar.
Google Ads para Profissionais de Marketing
Apesar de ter esse nome, a versão Google Ads para Profissionais de Marketing, não está limitada apenas a profissionais de Marketing.
Se você quiser gerenciar sua conta de anúncios nessa versão, poderá fazer tranquilamente, porém terá que lidar com recursos mais avançados, ainda que não esteja familiarizado.
Isso porque, ao contrário do Google Ads express, essa versão do Google Ads, permite que você visualize recursos avançados como:
- Criar várias campanhas de anúncios ao mesmo tempo
- Realizar testes A/B
- Otimizar seus anúncios com extensões
- Negativar palavras
- E acompanhar indicadores de desempenho em uma interface um pouco mais complexa.
Vale destacar que dependendo do seu nicho de atuação é totalmente possível começar sua conta Google Ads no modelo Google Ads Express e depois quando sentir mais confiança mudar para o Google Ads para profissionais de Marketing.
#2 Crie seu primeiro anúncio
A maneira como você cria o seu anúncio poderá variar, de acordo com a versão do Google Ads escolhida.
Usando o Google Ads Express você só precisa configurar elementos básicos para colocar seu anuncio no ar.
Já no Google Ads para profissionais de Marketing é necessário entrar em configurações mais avançadas, como por exemplo escolher em qual rede do Google o seu anúncio será exibido, configurar grupos de anúncios e extensões.
Se quiser dominar o Google Ads e aprender a usar as duas versões, conheça o nosso curso de Google Ads completo.
Nesse artigo, focaremos apenas em como criar o seu primeiro anúncio do zero no Google Ads express.
Primeiro faça login no Google Ads com a conta que será vinculada.
Em seguida escolha qual a meta de publicidade do seu anúncio (o que você espera de retorno com os seus anúncios)
Para continuar, informe o nome da sua empresa e a URL do seu website:
Depois disso, selecione qual área você deseja ter cobertura com o seu anúncio. Se seus clientes estiverem em São Paulo, por exemplo, informe isso.
Para classificar quais palavras chaves ativarão a exibição do seu anúncio, selecione os termos de busca sugeridos pelo Google que mais combinem com o serviço ou produto que você oferece.
Agora é hora de montar o seu anúncio! Escolha um título atrativo e crie uma descrição que informe o serviço que você oferece.
(uma dica extra, insira suas vantagens competitivas como atendimento personalizado, serviço sob medida, anos de atuação no mercado).
Por fim, será necessário informar um orçamento para o seu anúncio ou se preferir poderá escolher uma das opções dadas pelo próprio Google de acordo com a média de investimento de empresas do mesmo setor que você.
Se quiser fazer todo esse processo com um passo a passo veja o post Como criar meu primeiro anuncio no Google Ads?
O que esperar do Google Ads? (Como garantir que ele está te trazendo retorno)
O Google Ads opera sozinho, mas ele depende (e muito) de você!
Todos os comandos para ativação do anúncio serão dados por você.
Se você criar anúncios mas deixá-los no piloto automático, você provavelmente perderá mais dinheiro do que se conhecesse todas as métricas de Google Ads do seu anúncio, pois não saberá se realmente está obtendo retorno com esse investimento.
Mas afinal, como saber disso?
O Google Ads foi criado para trazer retorno aos anunciantes. Você coopera com o Google (pagando rsrs) e o Google coopera com você (te destacando nos resultados de pesquisa).
Por isso, existe um local no Google Ads onde é possível monitorar indicadores que te mostram o retorno que você está tendo no Google Ads.
- Quantas pessoas viram meu anúncio?
- Quantas pessoas clicaram no meu anúncio?
- Quantas pessoas ligaram, compraram, acessaram ou baixaram meu material a partir do meu anúncio?
- Quanto estou pagando por cada palavra chave?
- Quais palavras estão me trazendo mais (e menos) retorno?
Todas essas perguntas podem ser respondidas, monitorando a sessão de métricas do Google Ads, disponível tanto na versão Express quando para profissionais de Marketing.
Quando você aprender a otimizar os seus anúncios para melhorar os indicadores de performance da sua campanha, fará o Google Ads trabalhar melhor para trazer mais resultado para a sua empresa ou negócio.
Meus sinceros conselhos para você, iniciante no Google Ads
A minha ideia com esse artigo é te mostrar o quanto o Google Ads pode fazer pelo seu negócio se você decidir investir nisso.
Com certeza, você obterá retorno ao usar a rede de publicidade do maior buscador do mundo, mas saiba que isso virá através de muito esforço e dedicação em gerenciar os seus anúncios.
Aconselho que você acompanhe semanalmente (ou diariamente, se estiver com fome de retorno) a performance dos seus anúncios e estude muito para escalar cada vez mais os resultados.
Quer mais? Veja como avançar com o Google Ads
Se você é um novato no Google Ads e gostaria de se aprofundar e aprender como configurar uma conta do zero, como escrever anúncios incríveis, onde encontrar palavras-chave e como avaliar o sucesso em sua conta, conheça meu Curso de Google Ads.
Você aprenderá como fazer o melhor uso absoluto dessa concessão, o que significará milhares de outros usuários realizando ações significativas em seu site ou negócio.
Já gerenciei mais de R$ 1 milhão no Google Ads e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga!
Você também pode estar interessado em:
- O que é Google Ads
- Passo a Passo para Certificação do Google Ads
- Google Ads para Iniciantes