Como criar uma campanha no Google Ads: Atualizado 2021

como-criar-uma-campanha-no-google-ads-atualizado-2021

Sumário

Se você chegou aqui querendo aprender como criar uma campanha de Google Ads em um passo a passo, quero ajudar você!

A  criação de uma campanha do Google Ads vai ajudar a trazer tráfego qualificado para o seu site e divulgar os produtos ou serviços do seu negócio para seus clientes em potencial. 

Eu acredito que iniciar uma campanha básica do Ads é relativamente simples, mas a verdade é que somente por meio de uma campanha otimizada você pode maximizar o retorno do investimento.

Se você não tem certeza se a criação de  anúncios no Google  é o que sua empresa precisa, recomendo que leia este artigo sobre o que é o Google Ads e como funciona.

Mas, se você está decidido a criar uma campanha Ads, você está no lugar certo.

Neste artigo, na verdade, vou mostrar os passos básicos a seguir de como criar uma campanha no Google Ads com anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa ou site parceiros do Google. 

Aqui estão as etapas fundamentais de como criar uma campanha no Google Ads que abordaremos nesse artigo:

  1. Crie sua conta do Ads
  2. Configure sua primeira campanha
  3. Defina uma meta
  4. Determine o público
  5. Defina suas palavras-chaves
  6. Adicione as extensões
  7. Adicione palavras-chave negativas
  8. Otimize a conta com recursos adicionais

E agora vamos entrar nos detalhes de cada etapa:

Como criar uma campanha no Google Ads: A jornada

Aprender como criar uma campanha no Google Ads de sucesso significa que os seus anúncios são eficazes nos resultados para o qual você configurou sua campanha.

Para isso é necessário fazer um correto planejamento de objetivos, distribuição de orçamento de acordo com o seu bolso e com a faixa média de orçamento dos concorrentes, além de entender muito bem quem é o seu target, como ele busca seus produtos e como atrai-lo com anúncios que realmente propõem soluções para o seu problema.

Vamos falar disso no próximo tópico!

Mergulhe mais fundo:

1. Crie sua conta do Ads

Tendo definido todos os principais pontos que listamos acima, veja como começar a criar sua campanha.

Acesse o site do Google Ads e clique em ‘começar agora’ se ainda não tem uma conta no Google Ads.

Para começar, você precisa criar sua conta do Google Ads usando um endereço de e-mail.

Em seguida, será necessário preencher todas as informações solicitadas, como:

  • Nome da sua empresa
  • Site ou página de destino
  • Localização e região alvo
  • Orçamento diário

Eu sei que alguns desses itens podem parecer difíceis para qualquer iniciante, por isso se quiser ajuda com mais detalhes em cada uma dessas etapas, temos um artigo completo sobre como criar conta no Google Ads. Dá uma olhada!

2. Configure sua primeira campanha

O Google Ads oferece aos usuários a capacidade de criar diferentes tipos de campanhas e, portanto, diferentes tipos de anúncios. 

A imagem acima ilustra bem uma estrutura de campanhas que pode ser feita quando você quer construir uma campanha personalizada para cada produto ou serviço, ao invés de trabalhar de maneira genérica.

Um elemento importante é que, quando uma nova campanha é criada, um determinado objetivo deve ser definido para ela. 

A plataforma de anúncios oferece de fato diversos objetivos, necessários para estabelecer as características da campanha, para que possa garantir o melhor resultado para o negócio da empresa naquele momento.

Em termos gerais, podemos resumir os tipos de anúncios em:

  • texto simples (não orgânico) na rede de pesquisa do Google
  • do produto, mostrando imagens e preços do produto, por meio do serviço Google Shopping
  • “exibir” anúncios em formato gráfico, com texto e imagens / vídeo
  • Agora que listamos resumidamente o tipo de anúncio do Google Ads, vamos detalhar os tipos de campanha disponíveis e seus objetivos.

Para saber como criar sua primeira campanha no Google Ads, você simplesmente terá que seguir estas etapas.

  • Escolha se deseja incluir a opção display na campanha de pesquisa , o que permite que seus anúncios sejam exibidos em sites parceiros do Google e não apenas na página de resultados de pesquisa
  • Defina o  destino geográfico da campanha
  • Estabeleça um  orçamento diário para a campanha, após o qual a campanha será desativada e retomada no dia seguinte
  • Selecione uma  estratégia de leilão , para a qual recomendo inicialmente o uso do “lance manual com base em CPC“, que permite controle total sobre o custo por clique
  • Defina  CPCs nos níveis da campanha e do grupo de anúncios;
  • Crie o primeiro grupo de anúncios;
  • Adicione  palavras-chave de  acordo com seu grupo de anúncios;
  • Escreva seus  anúncios  para o grupo de anúncios, de preferência dois para testar postagens diferentes;

Algum termo do Google Ads ainda é difícil de entender e você quer entender melhor o seu significado? Podemos te ajudar! Acesse nosso glossário Google Ads completo.

3. Defina uma meta

Aprender como criar uma campanha no Google Ads que é eficaz em trazer resultados inclui isso: suas metas precisam ser bem claras.

A primeira coisa a fazer é decidir o objetivo da campanha do Ads respondendo às perguntas ” Qual é o objetivo da minha estratégia?” e “O que desejo obter deste canal?” Isso nos permitirá escolher quais resultados monitorar e nos guiará na otimização da campanha .

Por exemplo, uma meta muito comum para campanhas do Ads é configurar o objetivo como ligações para o seu estabelecimento, enquanto outra meta que é sempre buscada é o tráfego para o seu site. 

Dependendo do objetivo da campanha, de fato, você terá que criar diferentes anúncios que atendam a diferentes intenções.

Mas o importante é que esse objetivo esteja sempre alinhado com as suas necessidades e com aquilo que o público-alvo está buscando

4. Determine o público

Um segundo passo fundamental se você quer saber como criar uma campanha no Google Ads é identificar suas personas, respondendo à pergunta “ Quem são meus clientes ideais, quais são seus hábitos e características? ”, e agrupa-los em modelos que representem cada uma das suas campanhas.

Conhecer o seu público-alvo representa um passo fundamental em qualquer estratégia de marketing, pois permite  personalizar as mensagens de acordo com as necessidades do comprador a  que nos dirigimos. 

Um exemplo? Em campanhas do Ads, manter a persona do comprador em mente permite que você use um tom de escrita e chamadas diferente, dependendo da faixa etária.

5. Defina as palavras-chaves

Essa etapa é extremamente importante e é o motor de sucesso da sua campanha de anúncios se você quer aprender  como criar uma campanha no Google Ads que atingem o público corretamente.

As campanhas do Ads são  baseadas em palavras-chave , por isso é muito importante que você reserve um tempo para fazer isso. A pergunta a ser feita neste estágio é ” Como minhas personas procuram meus serviços ou produtos no Google? “.

Pessoalmente, recomendo começar escrevendo todas as palavras-chave que vêm à mente em um pedaço de papel, agrupando-as em grupos ou você também pode fazer isso em uma planilha, do excel por exemplo.

Por exemplo, uma floricultura pode definir grupos de palavras-chave relacionadas a: “flores para casamento”, “flores para decoração” ou “flores para estabelecimentos”.

O importante, é que suas palavras-chave devem corresponder à intenção do pesquisador tanto quanto possível.

Bônus: Use correspondência de palavras-chave para aumentar o alcance de público 

Com a ajuda dos tipos de correspondência de palavras-chave, você determina em qual pesquisa lançar seus anúncios.

Aqui estão os principais:

  • Correspondência de frase: a pesquisa deve conter a frase que você digitou
  • Modificador de correspondência ampla : a pesquisa deve conter o termo (mesmo em suas variantes modificadas), em qualquer ordem
  • Correspondência exata: a pesquisa deve conter a palavra-chave exata
  • Correspondência reversa: os termos são excluídos, nos quais o anúncio não deve aparecer; pois também é importante trabalhar com a exclusão de certas palavras-chave. Se você não quiser que a palavra-chave “flores” apareça quando pesquisar a loja de vasos, simplesmente exclua o termo “flores”.

A otimização de termos de pesquisa pertence às tarefas mais importantes das campanhas do Ads.

É recomendável que você verifique suas consultas de pesquisa regularmente para saber quais anúncios foram exibidos. Assim, palavras-chave irrelevantes ou inadequadas são identificadas. 

Ao eliminar palavras-chave inadequadas, você pode restringir ainda mais sua segmentação, evitar a dispersão e fazer melhor uso de seu orçamento.

6. Adicione as extensões

exemplo de anúncio google ads com extensão de endereço

Essa é uma etapa fundamental para quem quer aprender como criar uma campanha no Google Ads otimizada para dispositivos móveis

Para tornar sua campanha publicitária completa, o Google oferece a capacidade de adicionar informações aos anúncios tradicionais que descrevem melhor o foco da campanha. Os mais usados ​​são certamente:

App, para patrocinar seu próprio aplicativo.

Chamadas, para mostrar o seu número de telefone

Localização, para mostrar o endereço da sua empresa e facilitar o seu acesso

Comentários, para mostrar comentários da web e aumentar a sua reputação na web

Sitelink, para ligar a outras páginas da web e construir uma valiosa rede de conexões.

Textos explicativos, para adicionar detalhes do negócio e dar mais e mais informações aos seus clientes potenciais.

Ao planejar como criar uma campanha do Google Ads de sucesso, é importante ter em mente a importância do fator dispositivo, um fator que se tornou ainda mais importante nos últimos anos. 

Com o Google Ads, você pode tirar proveito de vários recursos, principalmente esses de extensão para otimizar campanhas para dispositivos móveis.

7. Adicione palavras-chave negativas

Palavras-chave negativas são indispensáveis ​​para o sucesso, sempre que falamos sobre como criar uma campanha no Google Ads. 

São termos ou frases que não querem ser associados ao nosso produto ou serviço: se os adicionarmos à nossa campanha PPC, o Ads não exibirá os anúncios quando o usuário usar uma dessas palavras na pesquisa.

Por exemplo, se um cabeleireiro é apenas para homens, exclua todas as palavras relacionadas com mulheres, como “cabeleireira”.

Para descobrir e selecionar quais palavras-chave negativas você deseja adicionar a suas campanhas, a primeira coisa é fazer do planejamento de palavras-chave negativas parte de sua pesquisa de palavras-chave.

Ao usar a maioria das ferramentas de palavras-chave, incluindo o Planejador de palavras-chave do Google, você verá sugestões para o termo ou frase que está pesquisando.

Isso lhe dará muitos insights sobre o que as pessoas estão pesquisando em grandes volumes e o que o Google associa ao seu termo de pesquisa. Você pode encontrar termos relevantes que não correspondem à sua oferta ou produto e adicioná-los à lista de palavras-chave negativas.

9. Recursos adicionais para otimizar seus anúncios do Google

Saber como criar campanha no Google Ads de alta performance não é só aprender como escrever bons títulos para os seus anúncios.

A conta foi criada e os usuários podem ver seus anúncios. Você acha que o trabalho árduo está feito? Informo que está apenas começando! Na verdade, uma parte crucial das campanhas do Ads é a otimização constante ao longo do tempo .

Como no restante do marketing digital, o Ads também exige uma análise constante dos resultados para aprimorá-lo aos poucos, mas constantemente.

O texto do anúncio e o título não são os únicos componentes que tornarão sua campanha paga eficaz. 

Clicar em um usuário é apenas o começo… ele deve pousar em uma página de destino otimizada para conversão e, em seguida, ser direcionado para uma página de agradecimento que informa o que fazer a seguir.

Se você deseja que o Google Ads produza leads e clientes qualificados, verifique esses recursos adicionais e use-os como diretrizes ao configurar sua campanha do Google Ads.

  • A prática recomendada  é configurar uma página de destino que seja melhor para conversões, para que você não perca aqueles cliques preciosos.
  • As páginas de agradecimento  otimizadas mostram o que fazer com a nova pós-conversão principal, como mantê-los em seu site e como manter sua atenção.
  • As dicas de anúncios para celular do Google  ensinam a você as principais diferenças entre anúncios para desktop e celular e como otimizá-los.

Mergulhe mais fundo (e na sua praia):

Como criar campanha no Google Ads: A conclusão

Neste artigo, vimos juntos as etapas básicas para criar uma campanha do Ads. 

Muitos tópicos que só aqui são mencionados merecem um conhecimento mais aprofundado, por isso recomendo a leitura de algumas partes do guia oficial do Google Ads, pois está sempre atualizado e completo.

Conforme descrito em nosso artigo de introdução ao Google Ads, o desafio no início de sua experiência com o Ads é otimizar seus anúncios com base nos objetivos de uma campanha de marketing.

Na verdade, o orçamento é limitado e, acima de tudo, as palavras-chave mais lucrativas são muito procuradas. Cada campanha deve, portanto, ter um propósito absolutamente concreto. Sem proceder desta forma, corre o risco de cometer um erro fatal, porque pode rapidamente desperdiçar muito dinheiro.

O que você deve manter em mente é isso: devido ao seu alcance e autoridade, o Google Ads deve fazer parte de sua estratégia paga, então use as dicas que cobrimos para começar e lembre-se de refinar e repetir conforme você avança.

Você aprendeu como criar uma campanha no Google Ads?

Não existe campanha do Google Ads que não funcione – existem apenas aquelas que precisam de um pouco mais de trabalho.

Usando a estratégia e as informações fornecidas acima, você tem o que precisa para criar uma campanha de anúncios do Google de sucesso que gera cliques e converte leads.

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *