Nosso Blog

5 métricas do Google Ads que você deve monitorar

O Google Ads inclui alguns relatórios incríveis que podem ajudar você a monitorar, analisar e melhorar seu desempenho de PPC.

Métricas que envolvem impressões, cliques, custos, conversões e CTR estão entre as mais importantes que você deve começar a monitorar se deseja melhorar o desempenho da sua campanha.

Quando se trata do ambiente de pesquisa paga, a maioria das pessoas são muito orientada a resultados. 

Afinal, ninguém faria todo o esforço de criar, otimizar e monitorar uma conta no Google Ads se não obtivesse nenhum retorno com isso, não é? 

A verdade é que usamos o Google Ads porque esperamos resultados e é por isso que precisamos das métricas de desempenho do Google Ads para nos alertar sobre nosso sucesso ou fracasso.

Nesse post, vamos dar uma olhada em algumas das métricas do Google Ads que realmente ajudarão você a obter o desempenho geral da pesquisa paga.

metricas de gogle ads

Em resumo, aqui estão as 5 principais métricas do Google Ads que falaremos nesse artigo:

  • Impressões
  • Taxa de cliques e CTR
  • CPC
  • CPA
  • Índice de Qualidade

Impressões

A primeira métrica que você precisa conhecer são as impressões. Na verdade, é necessário até mesmo verificar se suas campanhas estão tendo impressões. 

Essa métrica deve ser uma espécie de verificação inicial, sem se aprofundar muito no significado por trás dos números. 

“As impressões são o número de vezes que seu anúncio foi exibido para um público-alvo de pesquisa com base nas correspondências entre as palavras-chave da sua campanha e os termos usados ​​nas consultas de pesquisa.”

Como isso em mente, seus anúncios precisam ser exibidos para haver qualquer tipo de desempenho em sua conta. 

Se seu anúncio não estiver sendo exibido no Google, você nem dará aos usuários a chance de clicar em algo e prosseguir para o caminho das conversões. 

Isso significa que você primeiro precisa de impressões se espera ter um bom desempenho em outras áreas.

Cliques e taxa de cliques (CTR)

Depois de confirmar que seus anúncios estão sendo exibidos para os pesquisadores, através da análise de impressões, é importante analisar os cliques e CTR (taxa de cliques sobre impressão).

A CTR ajuda a avaliar o quão bem você está se comunicando com os pesquisadores e pode ajudar a determinar a relevância e a eficácia de sua campanha. 

Uma alta taxa de CTR é uma indicação de que você possui anúncios relevantes, segmentados para o público-alvo certo com palavras-chave e texto de anúncio apropriados.

Como consequência, os usuários está respondendo clicando em seu site.

Já uma CTR baixa indica que há alguma desconexão entre você e seu público.

Dica bônus: conheça a média de CTR de mercado para alguns segmentos de anúncios

  • Para anúncios de campanhas institucionais com palavra chave apontando para a marca, a CTR média está entre 30% a 50%;
  • Palavras amplas podem chegar a 3%, 8% ou 15% dependo do anúncio.

Custo por clique (CPC) e custo por aquisição (CPA)

Você está ciente de onde está indo o seu dinheiro?

Agora que você confirmou que sua conta está sendo exibida (ou seja, os anúncios estão sendo exibidos e os pesquisadores estão clicando), é importante observar algumas métricas que aprofundam o desempenho de sua conta com base no mais importante: seu investimento.

Você não pode esperar lucros altos se tiver altos custos, portanto, verifique se está reduzindo os gastos desperdiçados em toda a sua conta.

Ao determinar se seu dinheiro está sendo bem gasto ou não, sugiro mergulhar nas métricas de CPC e CPA.

Custo por Clique

O custo por clique é o valor pago por cada clique. Essa métrica é importante porque, em última análise, determina o sucesso financeiro de suas campanhas. 

É importante monitorar seu CPC para que você possa determinar se está pagando menos ou mais por cliques. É claro que o CPC varia dependendo da competitividade da indústria, mas você ainda precisa levar essa métrica em consideração.

Custo por aquisição

O custo por aquisição se concentra mais em quanto sua empresa paga para obter uma conversão. Geralmente, seu CPA será maior que seu CPC, porque nem todos que clicam no seu anúncio concluem a ação desejada (ou seja, convertem).

Analisar as duas métricas ajudará você a responder às perguntas sobre se você está ou não ganhando dinheiro em sua conta.

Dica bônus: Como reduzir o CPC? (o custo que você paga por clique, e consequentemente seu orçamento no Google Ads)

A redução do CPC pode exigir alguma estratégia, pois você deseja manter o valor e diminuir o preço pago por cada clique. Dê uma olhada em:

  • Otimização do Índice de qualidade
  • Expansão de palavras-chave
  • Negativação de palavras-chave

Fazer melhorias nessas áreas pode ajudar a direcionar você para um CPC mais baixo.

A melhor maneira de reduzir gastos e realmente assumir o controle de cada valor investido em seu orçamento é negativar palavras-chaves, o que ajudará a garantir que seus anúncios apareçam para termos realmente relevantes para sua oferta. 

Permitir que seu anúncio receba cliques com base em palavras-chave que não são relativas à oferta da sua empresa só levará a gastos com investimento e usuários insatisfeitos.

O monitoramento e a criação de palavras-chave negativadas ajudarão você a segmentar melhor os usuários e a filtrar usuários que não estão interessados ​​em seu produto ou serviço e, portanto, têm menos probabilidade de converter. 

Índice de qualidade

O Google usa o índice de qualidade para determinar a classificação dos anúncios e quanto você paga por clique.  

Em resumo, o índice de qualidade é uma medida dada pelo Google da qualidade, relevância e desempenho de suas campanhas de publicidade PPC e é aplicada a vários níveis da sua conta, incluindo conta geral, campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave, anúncios e até desembarque páginas. 

Um aspecto muito importante para o Google é que tudo na sua conta é relevante e, no final das contas, o Google só deseja exibir anúncios alinhados às consultas de pesquisa e deixar os usuários satisfeitos com os resultados. 

Por isso é importante, garantir que tudo na sua conta seja realmente relevante em termos de grupos de anúncios, palavras-chave, texto do anúncio e páginas de destino, porque seguir essas etapas é o que leva a cliques e conversões.

Um resumo final

Abordei o básico no que diz respeito à abordagem das métricas do Google Ads, mas quero enfatizar que as ” práticas recomendadas ” nem sempre se enquadram em todas as contas. 

Sempre há exceções por isso é importante focar no desempenho com base em seus objetivos de negócios. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Respostas