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Google Ads Express: O que é e como funciona

Quer você seja uma grande empresa com escritórios em todo o mundo ou uma pequena loja com localização geográfica, o Google tem a solução de publicidade certa para as suas necessidades. 

Vamos descobrir os recursos, prós e contras do Ads Express, a solução da marca Google destinada a pequenas empresas.

google ads express

O que é o Google Ads Express?

O Google Ads Express, anteriormente conhecido como AdWords Express, é uma versão simplificada da plataforma de publicidade do Google, ideal para anunciantes com orçamentos menores.

Em vez de passar horas realizando pesquisas de palavras-chave, criando textos de anúncios e otimizando sua estratégia de lances, tudo que você precisa fazer para começar é contar ao Google sobre sua empresa (o que você faz e onde faz) e eles cuidam do resto.

No Google Ads, você tem uma variedade de estratégias de orçamento à sua disposição, incluindo lances de CPC (onde você designa quanto deseja pagar por um clique) e lances de CPA (onde você cede algum controle sobre seus gastos com publicidade e permite que o Google use seus dados para alterar seus lances).

No entanto, no Google Ads Express, as coisas são muito mais interativas.

Em vez de dizer que você pagará X por um clique ou que pagará Y por uma conversão, basta dizer ao Google quanto você tem que gastar todo mês e eles descobrirão o resto. 

A ideia geral é que você configure uma campanha incrivelmente simples que inclui nada além de:

  • Sua categoria de negócios
  • Texto do anúncio (apenas três linhas sobre o seu negócio bastam!)
  • Para onde enviar as pessoas (direcione-as para seu site ou uma página especial do Google Meu Negócio)
  • Um orçamento mensal máximo (não se preocupe: o Google até lhe dará uma recomendação em destaque, se você não tiver certeza. Está em verde, então você sabe que é a boa.)

Em comparação com o próprio Google Ads, isso não é nada. Na verdade, todo o processo leva apenas cerca de 15 minutos.

Como funciona o Google Ads Express?

O funcionamento do Ads Express é bastante básico e pode ser resumido em algumas etapas:

  • Use uma conta do Google para ativar sua conta do Ads Express
  • Selecione o principal objetivo da publicidade (receber mais ligações, aumentar vendas ou cadastros no site ou receber mais visitas ao local físico)
  • Descreva o seu negócio
  • Escolha a área geográfica que deseja ocupar
  • Selecione um setor-alvo e insira palavras-chave para ajudar a divulgar o anúncio
  • Selecione o orçamento com os dados de pagamento relacionados.

Seguindo estas instruções, é possível criar seu primeiro anúncio na plataforma.

Vale dizer que no Google Ads Express é possível superar a falta de um site criando sua própria conta do Google Meu Negócio. 

Na prática é necessário entrar no perfil da sua empresa com todas as informações necessárias para a implementação da campanha publicitária. 

Mas também é bom saber que para qualquer negócio, mesmo que pequeno, o site é fundamental para diversificar e explicar a sua oferta, diferenciar-se dos concorrentes, reforçar a sua imagem e marca.

Google Ads x Google Ads Express

Para ser claro, embora as duas plataformas permitem que você anuncie no Google e nas redes parceiras, o Google Ads e o Google Ads Express são muito diferentes. 

A primeira e principal diferença entre as duas versões diferentes do AdWords é a maneira como as campanhas são gerenciadas. O Google AdWords regular permite que você atualize continuamente sua campanha enquanto ela está ativa, permitindo que você faça coisas como otimizar seu valor por clique e alterar palavras-chave.

Se você deseja ter mais controle sobre sua campanha do AdWords, este é o caminho a percorrer. Se você é novo e não tem muita experiência com o AdWords, isso pode ser difícil e confuso no início, mas com um pouco de leitura e prática você pegará o jeito.

O Ads Express, por outro lado, tem uma abordagem de gerenciamento totalmente diferente. Na verdade, todo o gerenciamento da campanha é totalmente automatizado. Isso significa que, assim que você lançar sua campanha, os robôs do Google assumirão o controle e começarão a otimizar seus anúncios. Isso é uma coisa ruim.

Já, o Google Ads é uma plataforma robusta que oferece muito controle, mas com esse nível mais alto de controle vem uma grande complexidade, o que geralmente é intimidante para anunciantes e pequenas ou novas agências.

O Google Ads Express oferece uma interface simplificada com menos opções e menos controle sobre como exatamente seu orçamento é gasto, mas você pode começar a anunciar em minutos. 

Adwords Express: os níveis de automação

A ativação de uma campanha do Google Ads não é imediata, mas para ativar uma campanha do Ads Express é suficiente:

  • Ativar uma conta ( AdWords Express );
  • Selecionar o setor de referência;
  • Criar um anúncio;
  • Decidir o orçamento.

Todas as seguintes atividades serão gerenciadas automaticamente pelo sistema, sem qualquer intervenção de otimização adicional, uma atividade típica para as campanhas mais complexas do AdWords.

A vantagem para empresas menores e menos estruturadas é evidente: os recursos implantados, a partir do know-how, são significativamente menores. 

O tempo que será dedicado ao lançamento e gerenciamento da campanha será menor do que o de uma campanha padrão do AdWords e, não menos importante, o orçamento que pode ser alocado será muito mais contido.

Outra grande vantagem do Ads Express, principalmente para realidades menores e locais, é que você não precisa de um site para ativar as campanhas. 

Basta usar uma conta do Google Meu Negócio , graças à qual você pode criar um perfil de sua empresa, completo com todas as informações, às quais você pode vincular a campanha.

Nem é preciso dizer que é muito mais fácil para as empresas locais (como pequenas lojas, bares, etc.), que não têm grandes habilidades na área, tempo ou orçamento para dedicar às atividades padrão do Ads, ter acesso a um programa de publicidade PPC. 

Na verdade, as barreiras tecnológicas e orçamentárias são reduzidas significativamente, se não eliminadas.

Adwords Express: possibilidade de personalização

Embora os altos níveis de automação do Ads Express permitam que você inicie atividades de PPC mesmo com recursos limitados em termos de orçamento e know-how, ao mesmo tempo, essas automações representam uma forte limitação em comparação com as extensas possibilidades de personalização oferecidas pelo Ads em sua versão profissional. 

Se a intenção é testar as ferramentas de publicidade disponibilizadas pelo Google, o Google Ads Express pode ser uma oportunidade de nível básico. 

Embora para estruturar uma arquitetura de campanha profissional de sucesso e investir racionalmente o orçamento publicitário, certamente é necessário contar com especialistas. 

Na verdade, para obter melhores resultados e otimizações mais incisivas é fundamental aproveitar todas as configurações da ferramenta Google Ads completa.

As principais diferenças em termos de personalização consistem em:

  • Incapacidade de gerenciar a lista de palavras-chave; é criado automaticamente pelo sistema de acordo com a categoria de negócio indicada;
  • Palavras-chave negativas não podem ser inseridas (portanto, não é possível eliminar quaisquer pesquisas irrelevantes);
  • Não é possível gerenciar correspondências de palavras-chave ;
  • Não é possível gerenciar as estratégias de lances ;
  • Não é possível planejar em todas as redes acessíveis com Ads , mas apenas em domínios do Google e Google Maps;
  • O rastreamento de conversões não pode ser configurado .
  • Essas são as diferenças mais óbvias entre as duas plataformas. Diferenças substanciais na fase de otimização da campanha, já que eliminam qualquer possibilidade de intervenção humana, deixando as otimizações para os algoritmos.

Uma vez ativada a campanha, portanto, não é possível implementar medidas corretivas e de otimização com base nos dados coletados e nos resultados obtidos.

Então … O Google Ads Express é uma má ideia para pequenas e médias empresas?

Se você é uma pequena empresa local que não pode pagar mais do que algumas centenas de reais por mês, você pode considerar a plataforma.

O Google Ads Express pode realmente fazer sentido para algumas pequenas empresas, especialmente as locais.

Se a intenção é testar as ferramentas de publicidade disponibilizadas pelo Google, o Google Ads Express pode ser uma oportunidade de nível básico. 

Embora para estruturar uma arquitetura de campanha profissional de sucesso e investir racionalmente o orçamento publicitário, certamente é necessário contar com especialistas. 

Na verdade, para obter melhores resultados e otimizações que gerem retorno significativo é fundamental aproveitar todas as configurações da ferramenta Google Ads completa, contratando um especialista ou aprendendo com um curso completo.

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