Nosso Blog

Como o Google Ads funciona

Entender como o Google Ads funciona é extremamente importante se você está considerando usar essa ferramenta de publicidade online.

O número de pessoas que buscam entender como promover seus negócios com anúncio no Google é crescente.

Isso porque através do Google Ads, você atinge diretamente seu público alvo no momento em que eles estão qualificados para receber a sua oferta.

E é isso que torna o Google Ads a maior rede de publicidade do mundo, para o qual os proprietários de empresa investem para aumentar o número de pessoas que compram, acessam, entram em contato ou conhecem sua marca.

Para tudo isso, é necessário porém, configurar sua campanha, seu anúncio, seu investimento e suas metas e é aqui que as coisas começam a dificultar. 

Poucas pessoas realmente vencem o desafio de investir tempo, dedicação e investimento para aprender como a rede de PPC do Google pode trabalhar a favor do seu negócio.

Para ajudar você em sua jornada de aprendizado do Google Ads preparei uma série de conteúdos que te guiarão a obter sucesso em suas campanhas online. Veja a trilha de conteúdo que preparei em um curso de Google Ads.

Agora, acompanhe nesse post 3 coisas que você precisa aprender para entender como o Google Ads funciona.

Como o Google Ads funciona por Pablo Cabral

Em resumo, esses são os 3 principais fatores por trás de como o Google Ads funciona e que abordaremos nesse post:

  • Leilão do Google Ads
  • Indice de Qualidade
  • Custos com anúncios do Google

Não se desespere, ele estão intimamente ligados.

Agora, se quiser saber quais são os principais tipos de anúncios do Google Ads e um contéudo cheio de detalhes para quem está começando, indico meu post o que é Google Ads e por que você deve investir nele.

Sem mais delongas, vamos lá…

Como o Google Ads funciona

Para entender melhor como o Google Ads funciona é necessário entender que existe um sistema de leilão que determina quais anúncios são exibidos na SERP (e em que posição eles aparecem); Além de outros dois fatores, os quais listamos abaixo:

1. Leilão do Google Ads

O leilão do Google Ads é basicamente a engrenagem por trás do funcionamento da rede de publicidade do Google.

Como existem muitos anunciantes pagando para aparecer na rede de pesquisa, o Google criou critérios que determinam em que condições um anúncio é ativado. 

O leilão do Google Ads ocorre sempre que um usuário realiza uma pesquisa por palavra-chave.

Os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave para segmentar que sejam relevantes para suas ofertas de negócios. São termos que as pessoas mais provavelmente usarão ao pesquisar seu produto. 

Eles então fazem lances para essas palavras-chave, baseando cada lance no valor que estão dispostos a pagar por cada usuário do Google que clicar no anúncio. 

Esse lance, combinado com um índice de qualidade atribuído pelo Google com base na qualidade do seu anúncio, é que determina quais anúncios do Google são exibidos nos resultados de pesquisa. 

Assim, sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, é criado um leilão do Ads e todo anunciante que tem uma palavra-chave correspondente à consulta de pesquisa concorre no leilão. 

Quando os usuários clicam nos anúncios, o anunciante paga um determinado custo (o custo por clique ou CPC ).

Os anúncios são colocados em ordem com base na classificação do anúncio. A classificação do anúncio mais alta fica no topo e assim por diante, até o último anúncio qualificado para o leilão ou a última posição na página.

2. Índice de Qualidade

Para “vencer” os leilões do Google Ads e ver o anúncio do Google aparecer para palavras-chave relevantes, você precisará otimizar o Índice de qualidade e o valor do lance (falaremos em breve)

Quanto maior o seu Índice de qualidade, em conjunto com o valor do seu lance, melhor o posicionamento do seu anúncio. Os seguintes fatores (entre outros) afetam seu Índice de qualidade:

  • A  relevância do seu anúncio do Google para a consulta de pesquisa
  • A  relevância  da palavra-chave do Google para seu  grupo de anúncios
  • A  relevância do seu anúncio para a página de destino
  • A taxa de cliques histórica (CTR) do anúncio e seu grupo de anúncios

Há também benefícios gerais em obter um alto índice de qualidade:

  • Custos mais baixos – o Google recompensa os anunciantes com Índices de qualidade altos, diminuindo seu custo por clique (CPC), o que ajuda a melhorar seu ROI.
  • Maior exposição  – quando você tem Índices de qualidade altos, seus anúncios são exibidos com mais frequência, em melhores posições na SERP – a parte superior e a parte inferior da página. Isso permite que você obtenha mais cliques e conversões  sem  precisar aumentar seus lances.

3. Custos com anúncios do Google

O custo dos anúncios do Google varia com base em vários fatores, incluindo a competitividade de suas palavras – chave e setor, sua localização geográfica, a qualidade de suas campanhas de publicidade e muito mais.

Esse também é um fator relevante que afeta o funcionamento do Google Ads.

Afinal, em conjunto com os outros critérios, o seu orçamento no Google Ads determina com que frequência seu anúncio será exibido, pois quanto mais investir mais o Google poderá distribuir para ativar seu anúncio quando as palavras chaves da sua campanha forem buscadas.

Aprenda a usar o Google Ads

Se você é um novato no Google Ads e gostaria de se aprofundar e aprender como configurar uma conta do zero, como escrever anúncios incríveis, onde encontrar palavras-chave e como avaliar o sucesso em sua conta, conheça meu Curso de Google Ads

Você aprenderá como fazer o melhor uso absoluto dessa concessão, o que significará milhares de outros usuários realizando ações significativas em seu site ou negócio.

Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga!

Você também pode estar interessado em:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Respostas