Entender como o Google Ads funciona é extremamente importante se você está considerando usar essa ferramenta de publicidade online.
O número de pessoas que buscam entender como promover seus negócios com anúncio no Google é crescente.
Isso porque através do Google Ads, você atinge diretamente seu público alvo no momento em que eles estão qualificados para receber a sua oferta.
E é isso que torna o Google Ads a maior rede de publicidade do mundo, para o qual os proprietários de empresa investem para aumentar o número de pessoas que compram, acessam, entram em contato ou conhecem sua marca.
Para tudo isso, é necessário porém, configurar sua campanha, seu anúncio, seu investimento e suas metas e é aqui que as coisas começam a dificultar.
Poucas pessoas realmente vencem o desafio de investir tempo, dedicação e investimento para aprender como a rede de PPC do Google pode trabalhar a favor do seu negócio.
Para ajudar você em sua jornada de aprendizado do Google Ads preparei uma série de conteúdos que te guiarão a obter sucesso em suas campanhas online. Veja a trilha de conteúdo que preparei em um curso de Google Ads.
Agora, acompanhe nesse post 3 coisas que você precisa aprender para entender como o Google Ads funciona.
Em resumo, esses são os 3 principais fatores por trás de como o Google Ads funciona e que abordaremos nesse post:
- Leilão do Google Ads
- Indice de Qualidade
- Custos com anúncios do Google
Não se desespere, ele estão intimamente ligados.
Agora, se quiser saber quais são os principais tipos de anúncios do Google Ads e um contéudo cheio de detalhes para quem está começando, indico meu post o que é Google Ads e por que você deve investir nele.
Sem mais delongas, vamos lá…
Como o Google Ads funciona
Para entender melhor como o Google Ads funciona é necessário entender que existe um sistema de leilão que determina quais anúncios são exibidos na SERP (e em que posição eles aparecem); Além de outros dois fatores, os quais listamos abaixo:
1. Leilão do Google Ads
O leilão do Google Ads é basicamente a engrenagem por trás do funcionamento da rede de publicidade do Google.
Como existem muitos anunciantes pagando para aparecer na rede de pesquisa, o Google criou critérios que determinam em que condições um anúncio é ativado.
O leilão do Google Ads ocorre sempre que um usuário realiza uma pesquisa por palavra-chave.
Os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave para segmentar que sejam relevantes para suas ofertas de negócios. São termos que as pessoas mais provavelmente usarão ao pesquisar seu produto.
Eles então fazem lances para essas palavras-chave, baseando cada lance no valor que estão dispostos a pagar por cada usuário do Google que clicar no anúncio.
Esse lance, combinado com um índice de qualidade atribuído pelo Google com base na qualidade do seu anúncio, é que determina quais anúncios do Google são exibidos nos resultados de pesquisa.
Assim, sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, é criado um leilão do Ads e todo anunciante que tem uma palavra-chave correspondente à consulta de pesquisa concorre no leilão.
Quando os usuários clicam nos anúncios, o anunciante paga um determinado custo (o custo por clique ou CPC ).
Os anúncios são colocados em ordem com base na classificação do anúncio. A classificação do anúncio mais alta fica no topo e assim por diante, até o último anúncio qualificado para o leilão ou a última posição na página.
2. Índice de Qualidade
Para “vencer” os leilões do Google Ads e ver o anúncio do Google aparecer para palavras-chave relevantes, você precisará otimizar o Índice de qualidade e o valor do lance (falaremos em breve)
Quanto maior o seu Índice de qualidade, em conjunto com o valor do seu lance, melhor o posicionamento do seu anúncio. Os seguintes fatores (entre outros) afetam seu Índice de qualidade:
- A relevância do seu anúncio do Google para a consulta de pesquisa
- A relevância da palavra-chave do Google para seu grupo de anúncios
- A relevância do seu anúncio para a página de destino
- A taxa de cliques histórica (CTR) do anúncio e seu grupo de anúncios
Há também benefícios gerais em obter um alto índice de qualidade:
- Custos mais baixos – o Google recompensa os anunciantes com Índices de qualidade altos, diminuindo seu custo por clique (CPC), o que ajuda a melhorar seu ROI.
- Maior exposição – quando você tem Índices de qualidade altos, seus anúncios são exibidos com mais frequência, em melhores posições na SERP – a parte superior e a parte inferior da página. Isso permite que você obtenha mais cliques e conversões sem precisar aumentar seus lances.
3. Custos com anúncios do Google
O custo dos anúncios do Google varia com base em vários fatores, incluindo a competitividade de suas palavras – chave e setor, sua localização geográfica, a qualidade de suas campanhas de publicidade e muito mais.
Esse também é um fator relevante que afeta o funcionamento do Google Ads.
Afinal, em conjunto com os outros critérios, o seu orçamento no Google Ads determina com que frequência seu anúncio será exibido, pois quanto mais investir mais o Google poderá distribuir para ativar seu anúncio quando as palavras chaves da sua campanha forem buscadas.
Aprenda a usar o Google Ads
Se você é um novato no Google Ads e gostaria de se aprofundar e aprender como configurar uma conta do zero, como escrever anúncios incríveis, onde encontrar palavras-chave e como avaliar o sucesso em sua conta, conheça meu Curso de Google Ads.
Você aprenderá como fazer o melhor uso absoluto dessa concessão, o que significará milhares de outros usuários realizando ações significativas em seu site ou negócio.
Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga!