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Quanto custa o Google Ads e como calcular o orçamento para investir

Deseja começar a aproveitar o canal de publicidade on-line do Google Ads, mas não sabe quanto dinheiro investir nele?

Profissionais de marketing iniciantes ou até mesmo empreendedores que querem gerenciar sua própria conta de publicidade no Google Ads sempre chegam a essa pergunta: “quanto devo investir”? 

A verdade é que não existe um valor exato, já que isso varia de negócio para negócio e é definido principalmente pelo quanto você pode pagar.

Não há orçamento mínimo, máximo ou recomendado para investir no Ads, mas a avaliação deve ser feita caso a caso.

O próprio Google pode fornecer sugestões de investimento com base nas suas palavras chaves e no orçamento da concorrência, mostrando qual valor seria apropriado para você começar.

Nesse caso,a partir de algumas variáveis, o Google estima o orçamento de uma campanha do Google Ads e fornece uma ideia geral dos custos mensais que serão pagos com base nos cliques recebidos.

Neste artigo, mostrarei a você os principais fatores que afetam o custo do Google Ads e a média de investimento de alguns clientes que já atendi ao usar o Google Ads para promover seus negócios online ou offline.

quanto custa o google ads

Quanto custa o Google Ads?

Os anúncios do Google são exibidos gratuitamente, você paga apenas quando um usuário clica nas campanhas de pesquisa (é por isso que é chamado de publicidade paga por clique).  Esse é o tipo de campanha mais comum no Google Ads.

Muitas pessoas se perguntam: mas quanto custa um clique?

O sistema do Google Ads funciona como um leilão. 

Os preços dos cliques são determinados com base na quantidade de concorrência para uma determinada palavra-chave. 

O custo de uma palavra-chave pode partir de R$ 0,10  e chegar a vários reais. 

Empresas grandes em ambientes competitivos podem pagar por um CPC de R$ 80 por exemplo.

Embora o custo seja um elemento importante a considerar, é o retorno do investimento que deve ser levado em consideração na hora de decidir se vale a pena investir no Google Ads.

É esse fato que nos permite perceber a viabilidade do investimento. 

Segundo as estatísticas do Google nos EUA, por cada $ 1,00 gasto no Google Ads, as empresas ganham $ 2,00. 

A receita de cliques em anúncios compõem a maior parte da receita anual do Google e faz do Google Ads a maior e mais bem-sucedida plataforma de publicidade do mundo.

Se usado corretamente, o Google Ads funciona muito bem e vale a pena pensar em investir nesse tipo de publicidade on-line. 

Ele permite que empresas de todos os tamanhos se tornem conhecidas por milhares de clientes em potencial, mantendo custos razoáveis.

É claro que deve haver uma oferta de valor para o usuário, uma segmentação correta do público, as palavras-chave mais apropriadas, além de uma página de destino relevante e bem-criada e a capacidade de analisar e otimizar os resultados. 

Dessa forma, o Google Ads pode realmente fazer a diferença para o crescimento da sua empresa.

Quanto devo investir no Google Ads?

Para estabelecer o orçamento de suas campanhas no Google, é necessário avaliar:

  • O CPC médio para seu setor: Se o CPC da palavra-chave “clínica de nutrição” por exemplo custar R$ 80 (não quer dizer que custa isso, rsrsrs), será necessário um orçamento alto para que a campanha gere resultados.
  • Seu objetivo de marketing: dentro de sua estratégia de marketing, você deve avaliar quais canais e objetivos dar o maior peso em termos de orçamento. 
  • Os custos de execução das campanhas: Quanto custa contar com um profissional externo? E gerenciar tudo dentro da empresa? É importante considerar esses pontos na hora de planejar investir no Google Ads
  • As margens de lucro que você tem em seu produto ou serviço: calculadora em mãos, é necessário estabelecer seu orçamento do Google Ads com base no quanto você pode ganhar com uma única venda ou lead. Se você possui margens de lucro limitadas em seus produtos, talvez o Adds não seja um canal sustentável para você.

Por fim, seu orçamento de marketing para o Google Ads pode ser potencialmente infinito, desde que a campanha produza um ROI positivo e satisfatório!

Muitas anunciantes, por exemplo, começaram investindo com o próprio orçamento sugerido pelo Google Ads, mas com o tempo e com as margens de ROI crescendo, passaram a aumentar o investimento no Google Ads.

Como calcular o orçamento para investir no Google Ads?

É importante observar que estamos falando de estimativas, pois é quase impossível prever exatamente qual orçamento um anunciante gastará ao usar o Google Ads.

Mas podemos abordar uma estimativa verdadeira seguindo alguns cálculos que mostrarei neste guia.

As variáveis ​​que afetam os gastos diários no Google Ads são:

  • A lista de palavras-chave para comprar
  • Volume de pesquisa de palavras-chave
  • CTR (taxa de cliques)
  • CPC (custo por clique)
  • Posição desejada
  • Concorrência
  • Índice de qualidade

Falarei mais a respeito de como cada funciona cada uma dessas variáveis:

Lista de palavras-chave para comprar

Uma campanha publicitária no Google não faz nada além de exibir anúncios quando um usuário pesquisa determinadas palavras-chave. 

Portanto, a primeira coisa a fazer é definir quais palavras-chave a conta terá de licitar ou fazer uma oferta para sair nos resultados de pesquisa. 

Para obter mais informações sobre como o Google Ads funciona, consulte o guia sobre como o PPC funciona .

Claramente, você não precisa elaborar a lista definitiva (que está em constante evolução), mas o esqueleto do que será o dicionário de palavras sobre o qual deseja ter visibilidade. 

Você não sabe por onde começar? Criamos um post sobre como gerar uma lista de palavras-chave relacionadas.

Volume de pesquisa

Agora que você tem uma lista de termos, é necessário passá-la na ferramenta do Google, que informa sobre os volumes médios de tráfego de cada palavra-chave. 

O volume de pesquisas representa o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada no Google todos os meses, é um valor médio fornecido pelo Google Keyword Planner .

CTR

CTR é uma métrica que indica com que frequência as pessoas que veem seu anúncio clicam nele.

A CTR é calculada dividindo o total de cliques do seu anúncio pelo número de impressões pelo número de vezes que o anúncio aparece:

Por exemplo, se você tiver 5 cliques e 1.000 impressões, a CTR será de 0,5%

Cada um de seus anúncios e palavras-chave possui sua própria CTR

Uma alta taxa de cliques é um excelente indicador de como os anúncios são úteis e relevantes para os usuários.

Você pode usar a CTR para avaliar quais anúncios e palavras-chave têm bom desempenho e quais precisam ser aprimorados. Quanto mais suas palavras-chave e anúncios estiverem relacionados entre si e com sua empresa, maior a probabilidade de um usuário clicar no seu anúncio depois de pesquisar sua frase-chave.

Quando estudo uma estimativa de orçamento, geralmente uso três CTRs diferentes que representam a “agressividade” da campanha e o grau de competição. Os lances altos geralmente trazem melhores posições e, portanto, CTRs mais altas. A baixa concorrência permite CTRs mais altas.

No meu exemplo, usarei a CTR de 3%, 10% e 20%, mas fique à vontade para modificá-la se você tiver um histórico para o setor de referência. Para campanhas de marca, ou seja, com base nas palavras-chave que representam o nome da marca, a CTR é mais alta, geralmente varia entre 18% e 30%. Nesse sentido, você pode estar interessado em ler o guia Como aumentar a CTR de uma campanha de anúncios do Google .

CPC – Custo por clique

CPC é o custo médio por clique que o Google cobra sempre que um usuário clica em nosso anúncio.

Com os lances de custo por clique (CPC), você paga apenas pelos cliques nos seus anúncios. Para campanhas que usam lances de CPC, você define um lance máximo de custo por clique igual ao valor máximo que deseja pagar por um clique no seu anúncio.

O CPC médio da palavra-chave é fornecido pelo Google Keyword Planner.

Posição desejada

Posições melhores geralmente têm lances maiores (com o mesmo Índice de qualidade).

Apesar de afetar diretamente o orçamento que o cliente gastará, para efeitos de estimativas é melhor confiar na CTR.

Concorrência

O grau de concorrência de uma palavra-chave depende de quantos concorrentes estão comprando essa palavra e é fornecido pelo Google Keyword Planner.

Não é comum usar esse valor para o cálculo do orçamento estimado, mas lembre-se de que conforme as regras do mercado nos ensinam, se os concorrentes que compram sua palavra-chave aumentarem, o custo por clique também aumentará – CPC.

Índice de qualidade

O Índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos anúncios, palavras-chave e página de destino. 

Anúncios de alta qualidade podem levar a preços mais baixos e melhores posições de anúncio. 

Você não usará essa variável se ainda não possuir histórico de campanha no Google Ads, já que essa métrica só pode ser visualizada quando seus anúncios foram ao ar.

Em conclusão

Espero ter fornecido a você ajuda prática para entender como os custos de investimentos no Google Ads funcionam.

É bastante comum e possível começar no Google Ads com um investimento mensal de R$ 500,00, se você está em ambientes menos competitivos.

Nesse caso, acredito que com uma orçamento diário de R$ 30,00 você pode iniciar uma campanha no Google Ads capaz de dar as primeiras respostas significativas, tanto em termos do desempenho da campanha quanto em termos de conversões no site.

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Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga!

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