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Quanto custa para anunciar no Google Ads

O custo de Google Ads pode variar muito, dependendo do setor de mercado, da concorrência e de uma série de outros fatores. Veja exemplos reais!

Sumário

Saber quanto custa para anunciar no Google Ads é com certeza uma das perguntas de topo dos empreendedores de PPC.

O que quero começar destacando, é que não há orçamento mínimo no Google Ads, mas é quase impossível se beneficiar de R$2 ou 5 R$ como orçamento diário.

Como o Google Ads é um site de leilão de palavras-chave, encontrar um orçamento adequado dependerá do custo das palavras-chave nas quais você deseja dar um lance. 

Se muitos anunciantes estiverem dando lances altos em uma determinada palavra-chave, o lance para essa palavra-chave será maior do que para outras, aumentando seu orçamento. 

Portanto o custo de Google Ads vai variar muito, dependendo do setor de mercado, da concorrência e de uma série de outros fatores.

Vamos entender todos os detalhes que afetam os custos neste artigo. Acompanhe!

Entendendo como o Google Ads funciona (e quais fatores impactam seus custos)

Antes de mergulhar nos custos da plataforma do Google Ads, é importante que você saiba como funciona o processo. Deixo aqui, uma visão geral para os iniciantes: o Google Ads utiliza um modelo de leilão que influencia o custo e o posicionamento do anúncio.

Sempre que um usuário insere uma consulta de pesquisa no Google, o leilão começa. Se a palavra-chave inserida pelo usuário corresponder às palavras-chave usadas em seu anúncio, isso significa que seu anúncio se qualifica para a consulta de pesquisa – assim, o processo de leilão começa.

Durante o leilão, seu CPC (custo por clique) e posicionamento do anúncio são determinados pela classificação do anúncio. 

A partir daqui, a classificação do anúncio é influenciada por dois outros fatores: o valor do lance de palavra-chave e o Índice de qualidade do anúncio. Há muitas maneiras de melhorar seu Índice de qualidade, mas não entrarei em detalhes neste momento.

Depois que sua campanha do Google Ads é configurada, ela se torna um trabalho em andamento que envolve monitoramento e otimização. 

A pergunta que não quer calar: É caro executar uma campanha do Google Ads?

Na realidade, seu orçamento geral se resume a quanto você deseja investir no Google Ads, por isso eu acredito que a melhor pergunta a se fazer seja como e quando seu orçamento do Google Ads é gasto. 

Muitas pessoas têm esse equívoco de que seu orçamento mensal de PPC vai, na verdade, durar um mês. Para a surpresa de muitas pessoas, o orçamento mensal é totalmente gasto na primeira semana. É verdade que isso pode ser chocante para qualquer empresa verde para a publicidade paga no Google Ads.

Por causa desse equívoco, muitos acreditam que a publicidade no Google Ads é cara.

Ao saber como e quando seu orçamento é gasto, você perceberá rapidamente que esse não é o caso. Afinal, tudo se resume a quanto você está disposto a gastar na sua campanha do Google Ads.

Felizmente, a melhor parte de investir no Google Ads é que você só paga quando um usuário clica em seu anúncio. Independentemente de quantas vezes seu anúncio foi exibido ou de quantos usuários o viram, você só é cobrado quando um usuário clica e visita seu site.

Veja também:

Então, quanto custa anunciar no Google Ads?

Para ser transparente, realmente não existe uma solução “tamanho único” quando se trata de orçamentos do Google Ads. 

Ao selecionar as palavras chaves para o qual você deseja anunciar, o próprio Google fornecerá o custo para cada clique, com base no que os demais concorrentes estão aplicando para as mesmas palavras.

Vale destacar aqui, que setores com CPC mais alto são normalmente aqueles onde o produto tem maior valor atribuído, como por exemplo seguradoras, setor automotivo, serviços jurídicos e tecnológicos. 

Em contrapartida, salão de belezas, restaurantes e comércio eletrônico, possuem um CPC mais baixo, devido ao baixo valor de custo de produtos.

Assim, o recomendado é que as empresas invistam um orçamento mínimo que o permitam competir nas buscas com a concorrência. O próprio Google sugere opções na hora de montar o seu orçamento.

Como defino um orçamento e um lance para o Google Ads?

Se você acha que o Google Ads funcionará para você, é hora de definir um orçamento e o valor do lance. Para esta etapa, você deve ser realista. Mais uma vez, responder à pergunta “Quanto custa o Google Ads” se resumirá ao que você está disposto a gastar.

Lembre-se de que você tem controle total sobre seus gastos com publicidade.

No entanto, existem fatores que você pode e não pode controlar. Por exemplo, você tem controle direto sobre seu lance de CPC e o Índice de qualidade de seu anúncio. Por outro lado, os lances de CPC de seus concorrentes e a qualidade do anúncio são fatores que estão fora de seu controle.

E isso apenas durante o processo de leilão real.

Antes de entrar no leilão, você deve reservar um tempo para analisar o quão competitivo é seu nicho, bem como a competitividade das palavras-chave nesse nicho específico. 

Felizmente, neste ponto, você pode fazer com que sua criatividade flua para manter seus custos baixos com palavras específicas. Por exemplo, sua empresa pertence ao setor de seguros e você está licitando com a palavra-chave “seguro de carro”. A palavra-chave “seguro de carro” é muito ampla e muito competitiva, com milhões de consultas de pesquisa todos os meses.

Nesse caso, seu custo por clique provavelmente será muito caro.

Se quiser manter seus custos baixos, você pode pesquisar palavras-chave e encontrar aquelas que são menos competitivas e mais baratas para licitar. 

Uma boa estratégia é dar lances em palavras-chave de cauda longa altamente específicas. 

Embora palavras-chave específicas de cauda longa tenham menores volumes de pesquisa e possam gerar menos cliques com o tempo, elas são muito menos competitivas e muito mais econômicas do que palavras-chave amplas, como “seguro de carro”. Além disso, palavras-chave específicas de cauda longa podem atrair e, por fim, conectá-lo aos consumidores que procuram aquela oferta específica.

Por exemplo, se você trabalha com salão de beleza, pode iniciar seus investimentos com um orçamento diário de R$25 por dia no Google Ads.

Apesar disso, quando se trata de orçamentos diários, saiba que o valor pode variar constantemente. Por exemplo, um orçamento mensal de R$ 750 equivale a cerca de R$ 25 por dia. No entanto, na realidade, você pode gastar R$ 15 em um dia e gastar R$ 35 no dia seguinte.

Em última análise, seus gastos com publicidade dependerão de fatores como orçamento, produto, setor, tipo de cliente e agressividade.

Dependendo do cliente, setor, objetivos e locais almejados, nossa recomendação de estrategista para orçamentos iniciais varia de R$ 500 a R$ 1.000 por mês.

Quanto mais bem equipado você estiver para criar e otimizar campanhas do Google Ads, maior deverá ser seu orçamento inicial.

Se você está começando sua empresa pela primeira vez e nunca usou o Google Ads antes, opte por um orçamento baixo que ainda permita que você seja competitivo. Se você já teve alguma experiência com o Ads, considere um orçamento maior.

À medida que aumenta o dinheiro que gasta, você obtém mais cliques que procura; com isso virão mais dados para trabalhar. E se há algo que você achará valioso, são os dados.

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O Google Ads é uma plataforma de publicidade eficaz?

O Google Ads é de longe a maior plataforma de publicidade PPC que existe e é usado por grandes e pequenas empresas. Além de fazer a pergunta “quanto custa o Google Ads?”, Você provavelmente também está se perguntando se vale a pena o investimento.

Simplificando: Sim, é!

Investir no Google Ads pode ser muito lucrativo, mas somente quando feito da maneira certa. Por outro lado, se sua campanha não for gerenciada adequadamente, você acabará gastando mais dinheiro com pouco ou nenhum resultado. 

De acordo com as estatísticas do PPC, um real gasto em publicidade por meio do Google Ads pode gerar pelo menos de R$5,75 a R$ 12,50 reais em receita.

Claro, os resultados podem variar de um negócio para outro. Mas, novamente, é fácil manter o controle de sua campanha do Google Ads e ver o ROI por si mesmo. Ao seguir as estatísticas, é difícil dizer que o Google Ads não vale o seu investimento em publicidade.

Dicais finais de como aproveitar ao máximo seu investimento no Google Ads

  • A natureza altamente competitiva do PPC e do Google Ads significa que o campo de jogo está sempre mudando. 
  • Os benefícios de utilizar PPC junto com sua metodologia de marketing de entrada são enormes. Enquanto o Inbound pode levar de seis a nove meses para entrar em vigor, seu Google Ads pode estar instalado e funcionando em algumas horas. 
  • A melhor maneira de gerenciar o seu investimento total antes de uma campanha rodar e, em seguida, tentar obter o melhor ROI possível por meio de planejamento e execução eficazes.
  • Você pode criar e desativar campanhas facilmente para se encaixar perfeitamente com sua estratégia de conteúdo. Você pode executar campanhas de display em linha com sua campanha de marketing por e-mail e usar o remarketing para direcionar aqueles que você busca em seu site. 

Anunciar no Google Ads vale a pena e você deve aproveitar ao máximo seus investimentos.

Esperamos que agora você tenha uma ideia melhor de como pode gastar seu orçamento de publicidade usando o Google Ads. Independentemente de seu orçamento e estratégia, a publicidade por meio de pesquisa paga é uma excelente maneira de gerar leads , tráfego do site, aumentar o conhecimento da marca e aumentar as vendas.

Com certeza, levará algum tempo para aprender como anunciar no Google Ads. Uma campanha eficaz pode fazer uma grande diferença para sua empresa. No entanto, a chave aqui é ter uma campanha de PPC eficaz e otimizada. Se você deseja realmente ter sucesso nesta plataforma de publicidade, precisa de uma campanha PPC que seja escalonável , reproduzível e gerenciável.

Se você acha que não consegue gerenciar uma campanha do Google Ads sozinho, pode sempre trabalhar com uma empresa de gerenciamento de PPC dedicada. No entanto, tenha cuidado com empresas que fazem promessas grandiosas ou irrealistas. A equipe certa pode ajudar a otimizar suas campanhas de PPC por meio de experiência no setor, dados existentes e melhores práticas comprovadas – tudo dentro de seus requisitos de orçamento.

Resumindo, o Google Ads é um canal fantástico para anunciar sua empresa. Na pior das hipóteses, você acaba perdendo algum dinheiro de marketing com uma campanha de teste que falhou. Mas, no final do dia, os benefícios do Google Ads superam em muito os riscos.

Se você deseja veicular sua primeira campanha de anúncios do Google e precisa de ajuda com o  gerenciamento de PPC pode acompanhar meu blog, com conteúdos para quem está começando.

Ainda está em dúvida sobre o Google Ads? Veja esses artigos:

Conclusão

Ao encerrarmos, leve as seguintes notas de volta com você:

  • O que você vai gastar no Google Ads depende do setor em que você está
  • Os gastos com publicidade exigidos variam muito de setor para setor
  • Ao calcular seus custos, lembre-se de usar as palavras-chave certas
  • Seus gastos com o Google Ads precisam fazer sentido para você. O que a plataforma oferece é valioso para uma empresa que está pronta para o burburinho, o tráfego e a demanda que ela trará.

Aprenda a usar (e investir) de vez no Google Ads

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Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga.

Além disso, inscreva-se no nosso blog para se manter informado sobre todas as coisas sobre PPC. 

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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