Google Ads para Restaurantes

Sumário

O negócio de restaurantes é um trabalho duro. As margens são estreitas, a competição acirrada e os consumidores inconstantes. 

Você pode servir a comida mais saborosa que existe, mas se ninguém souber de você, você está destinado a se tornar uma estatística terrível. 

Felizmente, os restaurantes são um dos negócios mais pesquisados ​​no Google e em comparação com outros setores, as taxas de palavras-chave relacionadas a restaurantes são, na verdade, bastante baixas.

Para qualquer investimento em marketing, seu desembolso de dinheiro para trazer esse cliente ao seu restaurante nunca deve exceder o valor que você receberá em termos de receita ao longo do tempo.

A publicidade precisa fazer sentido financeiro, especialmente no ramo de restaurantes, onde as margens são mínimas.

Por isso, acompanhe nesse post, meu guia completo para ativação de uma campanha inteligente e lucrativa de anúncios para o seu restaurante.

A oportunidade do Google Ads para restaurantes

Como você pode saber, o Google Ads é um mercado gigante onde os anunciantes definem lances entre si por palavras-chave.

Em certos setores – como seguros, empréstimos e jurídicos – os CPCs são muito caros, geralmente ultrapassando R$50,00 por clique.

Para restaurantes, a concorrência é baixa para uma grande variedade de palavras-chave. Isso equivale a posicionamentos de anúncios a preços de pechincha e, geralmente, por apenas alguns reais por clique.

Para restaurantes que criam campanhas estruturadas que visam o público, serviços ou itens de menu certos, esta pode ser uma forma atraente e altamente lucrativa de atrair novos clientes.

E com consumidores famintos agora usando seus telefones celulares mais do que nunca (fonte), a colocação de anúncios para pesquisas de restaurantes locais faz muito sentido para os negócios.

Então afinal, como usar o Google Ads para anunciar restaurantes?

Primeiro, defina metas

É tentador para muitos restaurantes começar a postar anúncios, especialmente com a nova opção Google Express.

No entanto, um profissional de marketing de restaurante inteligente sempre define as metas em primeiro lugar, especialmente em publicidade digital, onde o desempenho é mensurável.

Antes de escrever um único anúncio, os objetivos de cada campanha devem ser claramente definidos.

Alguns exemplos podem ser:

  • Aumente os clientes para nossos eventos de futebol de domingo
  • Expandir nosso negócio de catering
  • Preencher assentos na hora do almoço de segunda a sexta-feira
  • Aumente os clientes para o nosso jantar tarde da noite
  • Gerar receita adicional para o café da manhã
  • Promover atos musicais
  • Preencher espaço alugado para festas
  • Atraia novos clientes para o brunch de fim de semana
  • Promova reservas corporativas para as férias

Encontre palavras-chave lucrativas para restaurantes

Ao criar sua primeira campanha, o Google exigirá que você insira uma ou mais palavras-chave.

As palavras-chave acionarão seus anúncios quando alguém inserir um termo de pesquisa que corresponda ou quase corresponder ao que foi enviado.

Esse processo é superimportante, e deve-se investir tempo na pesquisa e seleção de palavras-chave lucrativas.

Também é possível examinar os relatórios do console de pesquisa do Google, que lista as palavras-chave que estão atualmente atraindo tráfego para o site de outros restaurante, pois esses dados podem fornecer ideias adicionais para a veiculação de anúncios.

Ferramentas de terceiros como SEMRush, AHREFS, Moz e SpyFu podem ajudar a obter uma visão mais ampla do mercado para palavras-chave em áreas geográficas específicas.

Para a maioria dos restaurantes, o planejador de palavras-chave do Google é suficiente.

O objetivo é criar uma lista de palavras-chave com maior probabilidade de converter pesquisadores em clientes.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Restaurantes de SP perto de mim
  • Melhor pizza em Moema
  • As 10 melhores pizzarias na Lapa
  • Restaurante italiano em Rio de Janeiro
  • Restaurantes italianos no centro de SP
  • Restaurante mexicano próximo
  • Restaurante saudável zona sul de SP

Negativação de palavras-chaves

Cada anúncio clicado que não resulta em uma conversão para seu restaurante aumenta seu custo de aquisição de cliente. É importante que sua despesa com marketing seja sempre menor do que o valor recebido em termos de receita ao longo do tempo.

Palavras-chave negativas precisam ser configuradas para evitar que certas frases acionem seus anúncios. Para restaurantes, existe um grupo conhecido de palavras-chave que você pode inserir imediatamente.

Isso é algo que deve ser trabalhado constantemente. O objetivo é sempre garantir que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas que podem e devem direcionar clientes e receitas para seu restaurante.

Local de destino

Como os restaurantes fornecem um serviço local, você provavelmente limitará a rotação de seus anúncios a um raio de 5 a 10 km ao redor de sua localização.

Observe atentamente o seu mercado único e determine de onde realmente vem a maior parte dos seus clientes. Use esses dados para limitar sua distribuição de anúncios para otimizar seu investimento em marketing

Este ponto merece um parágrafo porque é o coração da estratégia, que consiste precisamente na criação de 2 campanhas, cada uma com um orçamento mínimo de R$ 10,00 por dia, mas com configurações diferentes quanto à localização.

Na verdade, a primeira campanha terá que se concentrar no público-alvo local, ou se por exemplo eu tenho um restaurante em Moema, a campanha terá que se concentrar em todos aqueles que vivem em Moema.

A segunda campanha, por outro lado, terá que se concentrar em todas as pessoas que moram fora de Moema (novamente por exemplo), mas que estão procurando um restaurante na cidade, como acontece quando temos que ir a um lugar mas queremos decidir primeiro onde comer.

Google Ads para restaurantes – Criação de um texto de anúncio eficaz

Antes de escrever um único anúncio, faça uma pausa. É importante pensar na sua proposta de valor para o que está sendo anunciado.

Os anúncios serão alternados e testados em um esforço constante para encontrar uma mensagem que ressoe com os clientes em potencial.

Pronto para escrever? Confira essas dicas para criar um texto de anúncio eficaz:

  • Promova a Proposta de Venda Única. O que o torna especial sobre todas as outras opções? Como sua oferta vai melhorar a vida de alguém?
  • Vantagens de demonstração. Como sua oferta vai melhorar a vida de alguém?
  • Inclua chamadas claras para ações. O que você quer fazer – e por que eles deveriam fazer agora?
  • Destacar recursos. Não escreva uma cópia diluída do anúncio. Aborde a consulta do cliente em potencial com especificações relevantes – economia, preços, ganhos e estatísticas são alguns

A anatomia de um anúncio de texto do Google

  • Título 30 caracteres
  • Título 2 com 30 caracteres
  • Título 3 30 caracteres
  • Descrição 1 90 caracteres
  • Descrição 2 90 caracteres
  • Caminho (2) 15 caracteres cada
  • Descrição 90 caracteres

Extensões de anúncio

O Google oferece muitas extensões de anúncio que você deve usar seletivamente para aumentar o tamanho e o destaque do seu anúncio, ao mesmo tempo que gera uma taxa de cliques (CTR) mais alta,

Na verdade, o Google afirma que muitos anunciantes observam um salto de 10-15% na CTR com a inclusão de extensões de anúncio.

Ao adicionar extensões seletivamente, você pode criar uma experiência de pesquisa mais significativa e impactante para seus futuros clientes.

Veja algumas das opções que podem se aplicar ao Google Ads para restaurantes.

Sitelinks

As extensões de sitelink permitem links adicionais em seus anúncios da rede de pesquisa. Isso é especialmente importante para restaurantes, pois você pode exibir páginas diferentes, como novos itens de menu, eventos ou comentários de clientes

Extensão de Localização

As extensões de local exibem o endereço do seu restaurante e o horário comercial no anúncio da rede de pesquisa. Esta é uma extensão importante também para restaurantes e requer uma conta do “Google Meu Negócio”, algo que todas as empresas locais deveriam ter de qualquer maneira.

Depois que o Google validar sua empresa e localização, você aparecerá em mais lugares, como os resultados da pesquisa orgânica e no Google Maps.

Extensão de Chamada

As extensões de chamada mostram o número de telefone do seu restaurante no anúncio. Isso é especialmente útil para clientes móveis que estão em trânsito e precisam de uma maneira simples de entrar em contato com você

É importante configurar um ajuste de lance da programação de anúncios em extensões de chamada para que seu número apareça apenas quando alguém estiver disponível para atender a chamada.

Você também pode configurar o acompanhamento de conversões de chamadas, onde o Google fornecerá um número de encaminhamento. Isso permite que você avalie a eficácia de suas extensões de chamada ou anúncios só para chamadas.

Extensões de frase de destaque

As extensões de frase de destaque fornecem espaço adicional para mostrar ofertas exclusivas de seu restaurante. Use isso para se diferenciar da concorrência local. Pense no que o torna especial, frases de destaque como “propriedade de uma família”, “aberto até tarde” ou “atendendo você desde 1980”.

Segmentação de eventos de vida

Os eventos da vida são os principais alvos dos restaurantes, já que são tipicamente ocasiões comemorativas que são compartilhadas com outras pessoas.

Hoje, o Google oferece três eventos principais para a segmentação de anúncios – casamento, formatura e mudança.

Segmentação por data e hora 

A menos que seu restaurante funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, procurando gerar tráfego ininterrupto, você provavelmente criará uma programação para cada campanha que alterna os anúncios em dias específicos entre determinados horários.

Por exemplo, os cardápios noturnos seriam promovidos nas horas da noite, almoços especiais pouco antes e durante o almoço, catering durante a semana e reservas corporativas para os feriados entre o horário comercial de setembro a dezembro.

O objetivo é veicular anúncios quando fizer mais sentido gerar cliques com maior probabilidade de se converterem em clientes pagantes. O Google torna isso fácil de fazer com a capacidade de controlar rotações de data e hora para cada campanha.

Google Ads para restaurantes – páginas de destino

Conforme mencionado anteriormente, a página de destino é um componente importante na classificação de anúncios do Google, pois contribui para a qualidade geral da experiência de pesquisa do usuário.

Se a página de destino não fornecer as informações esperadas, o consumidor voltará aos resultados da pesquisa, deixando você sem nada em troca de seu investimento no Google Ads.

Para aumentar o desempenho de suas páginas de destino, aqui estão algumas dicas a serem consideradas:

Manchetes poderosas. A página de destino deve conter um título que atraia o visitante. O título também deve corresponder ao texto do anúncio e ao termo de pesquisa que trouxe esse cliente potencial à sua página de destino.

Sem distrações. Na maioria dos casos, as páginas de destino devem ter muito pouco que possa desviar um cliente potencial de sua meta pretendida. Quaisquer elementos de navegação ou botões extras podem causar perda de foco e conversões.

Use imagens reais. É tentador usar fotografia de banco de dados, mas é muito mais eficaz, especialmente para restaurantes, usar imagens reais tiradas em seu restaurante. Isso é ainda melhor com clientes reais, mas certifique-se de ter a aprovação primeiro.

Testemunhos. Isso é fundamental para restaurantes novos ou relativamente desconhecidos. A maioria das pessoas que clica em seu anúncio não sabe nada sobre você. Incluir depoimentos reais pode fazer muito sentido, pois fornece prova social e inspira um senso de confiança.

Em conclusão

Os anúncios do Google podem ser uma das melhores maneiras de obter novos clientes, rapidamente. Requer algum investimento e tempo para acertar, mas eles definitivamente funcionam.

No entanto, um erro que muitos salões de beleza cometem é dedicar todo o seu esforço e tempo para fazer o anúncio em si e enviar o tráfego diretamente para o site.

Ao configurar anúncios diferentes para serviços ou pacotes diferentes e, em seguida, direcionar seu tráfego de anúncios do Google para uma página de destino personalizada, você pode melhorar muito o retorno do investimento.

Sugiro que ao ativar a sua campanha, você monitore as principais métricas de Google ads e faça melhorias constantes. Isso permitirá que você escale e alcance cada vez mais performance.

Assista meu vídeo onde falo sobre isso.

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Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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