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Como fazer anúncio na Rede de Pesquisa do Google Ads

Sumário

Neste artigo, veremos como criar uma campanha de anúncios do Google Ads na rede de pesquisa, também conhecida como campanha da rede de pesquisa.

As campanhas da rede de pesquisa do Google Ads são uma das formas mais importantes e conhecidas de publicidade online

Se você já está familiarizado com o painel do Google Ads, pode achar que criar uma campanha da rede de pesquisa – por si só – é algo fácil. Mas como criar uma campanha do Google Ads na rede de pesquisa que geram resultados reais? 

Estou falando sobre aumento de tráfego, geração de leads e vendas.

Como profissional digital, meu objetivo é compartilhar as melhores práticas para uma campanha de verdadeiro desempenho.

Se você não sabe o que é um anúncio da Pesquisa Google, não se preocupe. Em breve veremos o que é e quais são as práticas recomendadas para criar uma campanha do Google Ads na rede de pesquisa para atingir suas metas ou as de seu cliente.

Para fazer isso, você precisará dominar algumas etapas básicas para criar uma campanha da rede de pesquisa:

  • Entenda o que são anúncios da rede de Pesquisa do Google;
  • Configure uma estratégia de palavras-chave;
  • Configure uma campanha da rede de pesquisa no painel do Google Ads;
  • Escreva um anúncio de pesquisa textual;

O que são anúncios da rede de pesquisa do Google

Se você pesquisou no Google, provavelmente já encontrou anunciantes que executam campanhas de pesquisa do Google e seus anúncios.

As campanhas de pesquisa do Google vêm na forma de anúncios de texto nos resultados da pesquisa que aparecem no Google. Você entenderá que é uma campanha porque o anúncio está escrito no canto superior esquerdo. 

Resumindo, quando você faz uma busca, o Google mostra uma série de resultados e entre eles estão os anúncios de busca das campanhas do Google Ads. 

Ao pesquisar no Google, os seguintes resultados de pesquisa aparecerão:

  • Resultados da pesquisa na SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa);
  • Anúncios de texto do Google Ads, também chamados de anúncios de pesquisa (pagos);
  • Anúncios do Shopping do Google Ads (Destacam-se dos anteriores por conterem uma imagem e o preço);
  • Exibição Google Meu Negócio (atividades comerciais no Google Maps). Exibição orgânica;
  • A lista de sites que são posicionados organicamente (não pagos) em determinadas pesquisas do usuário;

Somente anúncios textuais de pesquisa e anúncios do Shopping são formas de publicidade. 

Isso significa que existe um anunciante que paga uma quantia ao editor (Google) pela compra de espaço publicitário. Enquanto isso, os resultados orgânicos do Google My Business se enquadram no escopo do SEO e, portanto, na indexação orgânica – e não paga – no mecanismo de pesquisa.

Neste artigo, discutiremos como criar uma campanha de pesquisa do Google Ads, ou campanha de pesquisa, que permite criar anúncios de texto e publicá-los nas páginas de pesquisa.

Mergulhe mais fundo:

Para começar: Faça uma lista de palavras-chaves

Você certamente notou que os resultados que aparecem nas páginas de pesquisa do Google não são aleatórios, mas quase sempre são fiéis à pesquisa que você fez.

Isso ocorre precisamente porque o Google está empenhado em um esforço contínuo para retornar resultados que sejam o mais fiéis possível à pesquisa que você realizou.

Ao criar e lançar uma campanha de busca, você pode de fato escolher a  palavra – chave (ou palavra-chave)  que aciona a publicação de um anúncio quando o usuário realiza uma pesquisa.

Por exemplo, se você vende tênis de corrida, pode optar por exibir seus anúncios apenas quando alguém digitar a palavra  tênis de corrida (ou variações semelhantes) no Google.

Antes de lançar uma campanha na rede de pesquisa do Google, você deve, portanto, desenvolver um  plano de palavras-chave relevantes para o seu negócio. 

Esse é um trabalho básico crucial se você deseja entender como criar uma campanha do Google Ads que funcione bem. Esta etapa o ajudará a organizar as palavras-chave que deseja comprar para sua campanha, selecionando o alvo que deseja interceptar e organizando as palavras-chave por grupos temáticos.

O planejamento das palavras-chave que você vai comprar na campanha da Rede de Pesquisa é chamado de Estratégia de Palavras-Chave. É uma lista de palavras-chave agrupadas por clusters semânticos e que formará a espinha dorsal de sua campanha de pesquisa. 

Os diferentes grupos de palavras-chave que você identificar devem conter palavras-chave semelhantes entre si, porque então, a cada grupo de palavras-chave, um grupo de anúncios na campanha corresponderá.

IMPORTANTE – É essencial comprar apenas palavras-chave relevantes para o produto/serviço que você está promovendo para não desperdiçar dinheiro desnecessariamente em pesquisas irrelevantes. Por exemplo: se você vende calçados femininos, não deseja que seus anúncios sejam exibidos para quem procura calçados masculinos.

Use o Planejador de Palavras Chaves do Google

Executar uma campanha na rede de pesquisa do Google pode custar muito e, se você não gerenciar bem essa etapa, corre o risco de exibir anúncios que não geram ROI (retorno sobre o investimento) – desperdiçando, assim, seu investimento em palavras-chave e não-pesquisa relevante.

O trabalho de planejamento da Estratégia de Palavras-Chave irá ajudá-lo a obter uma boa Taxa de Conversão de sua campanha, que é uma boa relação entre conversões e cliques.

Dissemos que as palavras-chave determinam o direcionamento de sua campanha. Isso significa que, ao comprar uma palavra-chave, você escolhe que deseja que seu anúncio seja exibido quando o usuário fizer uma pesquisa que inclua essa palavra-chave.

O sucesso de sua campanha dependerá, portanto, de sua capacidade de identificar com precisão essa  intenção de pesquisa  ou intenção de pesquisa e saber como categorizá-la dentro da estratégia de palavra-chave certa.

Dentro do painel do Google Ads, há uma ferramenta gratuita que o ajudará a estabelecer a estratégia de palavras-chave certa: ela se chama Google Keyword Planner.  

O Planejador de palavras-chave, também conhecido como ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google, é uma ferramenta indispensável na criação de uma estratégia de palavras-chave por trás de sua campanha da Rede de Pesquisa.

Esta ferramenta permite que você saiba:

  • Quais palavras-chave as pessoas estão procurando (começando com uma palavra-chave de um produto ou site que você inserirá como entrada)
  • Os volumes de pesquisa desta palavra-chave
  • Sugestões de palavras-chave relacionadas
  • Tendências sazonais de palavras-chave
  • Nível de competição de palavras-chave e custo

Criando uma campanha na rede de pesquisa

Nesta seção, você pode ver todas as etapas para criar uma campanha do Google Ads na rede de pesquisa.

Faça login no Google Ads e clique em + nova campanha.

Em seguida, a criação da campanha está dividida em quatro níveis:

  1. Nível da campanha: permite controlar o nome, os objetivos e o orçamento da campanha
  2. Nível do grupo de anúncios: permite que você controle sua segmentação e lances
  3. Nível do anúncio: permite que você controle os anúncios finais que o usuário verá quando fizer suas pesquisas
  4. Análise e aprovação

Uma conta pode conter várias campanhas; cada campanha pode conter muitos grupos de anúncios; cada grupo de anúncios pode ser estruturado em palavras-chave específicas e conter diferentes anúncios de texto que serão propostos ao usuário final.

Mergulhe mais fundo:

Defina o objetivo da sua Campanha

Ao clicar em  + Nova campanha, uma nova página será aberta. Selecione o objetivo que sua campanha deve ter. Como você está criando uma campanha da rede de pesquisa do Google Ads, poderá escolher uma das opções a seguir

  • Vendas: se o seu objetivo é gerar vendas e faturamento (se, por exemplo, você tem um e-commerce);
  • Lead: se seu objetivo é gerar leads (geração de leads);
  • Tráfego do site: se sua meta é trazer altos volumes de tráfego do site;

Escolha uma dos tipos de campanha do Google Ads

Neste ponto, você pode selecionar o tipo de campanha que deseja configurar.  Isso inclui campanhas da Rede de Display, Shopping, Vídeo, Express e Discovery.

Escolha Pesquisa para selecionar a campanha do Google Ads na Pesquisa.

Nível de campanha

Neste ponto, clique em “Continuar”. Agora você tem a opção de personalizar sua campanha.

Primeiro, dê um nome à sua campanha. O nome da campanha do Google Ads não aparecerá para o usuário final, mas ajudará você a reconhecer a campanha na conta. Portanto, é necessário que seja fácil de entender e que reflita o produto / serviço que você está anunciando.

A seção redes permite que você escolha onde seu anúncio será colocado. Nosso objetivo é colocá-lo no mecanismo de busca do Google. Ao selecionar a opção Rede de Pesquisa, assim como no Google, seus anúncios também serão exibidos em outros mecanismos que não o Google e chamados de  parceiros de pesquisa, como UOL, Terra…

Ao selecionar Rede de Display, seus anúncios da rede de pesquisa também serão publicados em toda a Rede de Display do Google, ou seja, sites que têm um contrato com o Google para a publicação de espaços publicitários. 

Desta forma, os anúncios serão exibidos não apenas por aqueles que estão ativamente procurando pelo seu produto no mecanismo de busca, mas também por aqueles que navegam em sites cujos tópicos são semelhantes às palavras-chave que você comprou. 

Isso aumentará muito as visualizações de seu anúncio (impressão), mas reduzirá a taxa de cliques (CTR) de sua campanha.

Nas opções adicionais você também pode agendar os dias de início e término de sua campanha, agendamento de anúncios em determinados dias / horas, opções de rastreamento e anúncios dinâmicos. 

Essas são opções mais avançadas que podemos ignorar no momento. Não é necessário completar essas configurações para lançar a campanha e se você tiver curiosidade em saber mais sobre elas, leia os artigos dedicados.

Segmentação de campanha

Segmentos de Clientes: Canvas – Matheus Mundim

Esta seção permitirá que você escolha o  destino geográfico  de sua campanha e o  idioma  de seu destino.

  • Destino geográfico: você pode escolher um país específico, vários países, uma ou mais cidades ou um raio ao redor de pontos geográficos específicos
  • Idioma de destino: no que diz respeito ao idioma, você pode escolher um ou mais idiomas de destino ao mesmo tempo, ou todos os idiomas.

Obviamente, para ter boa relevância e bom CTR, o anúncio deve ser escrito no idioma de busca do usuário. Caso contrário, a CTR tende a cair. 

Por este motivo, é sempre bom ter como alvo um idioma específico ou, no máximo, dois idiomas, se for um país bilingue. A regra de ouro é  que o anúncio seja escrito no mesmo idioma de destino definido.

Quanto mais ampla a segmentação geográfica, maiores serão as impressões, os cliques potenciais e, portanto, os gastos com publicidade. Portanto, a maior atenção deve ser dada a esta etapa.

Mergulhe mais fundo:

Público Alvo

Nesta seção, você pode começar a refinar o alvo da sua campanha adicionando ou excluindo públicos específicos. 

Uma vez que vimos que os principais critérios de segmentação das campanhas de pesquisa são palavras-chave, de momento podemos ignorar este passo. Todas as opções de segmentação, incluindo palavras-chave, podem ser alteradas mesmo após o lançamento da campanha.

Orçamento e estratégia de oferta

Orçamento: insira o valor médio que você gostaria de gastar por dia. É possível que no primeiro dia o Google gaste um pouco mais do que o limite que você definiu, mas se recuperará automaticamente nos dias seguintes.

Estratégia de lance: nesta seção, você pode alterar sua “Estratégia de lance”. 

A estratégia de lances determinará o  custo por clique que você pagará quando o usuário 

Se você for novo no Google Ads, convém escolher a opção maximizar cliques para definir manualmente o valor do lance máximo que deseja pagar quando alguém clicar em seu anúncio. De qualquer forma, não se preocupe muito com o que escolher aqui, pois você sempre poderá alterar as opções de lance posteriormente.

Extensões de anúncio

Por meio da seção de extensões de anúncio, você pode adicionar conteúdo adicional ao seu anúncio para melhorar o índice de qualidade e o espaço ocupado pelo anúncio. Você pode criar extensões de anúncio imediatamente, mas também posteriormente. Novamente, não se preocupe, pois você poderá criar extensões de anúncio posteriormente e vinculá-las à campanha ou aos grupos de anúncios que criou.

Criando anúncios na rede de pesquisa do Google Ads

Como criar um anúncio de texto de pesquisa para uma campanha do Google Ads.

Criar o anúncio da rede de pesquisa é a ponta do iceberg da campanha. O anúncio é a única parte da campanha que será vista pelo usuário final. Portanto, é essencial que seja feito com o máximo cuidado e precisão.

Cada anúncio deve conter:

  • O URL final, que é o URL da página de destino da campanha
  • 3 títulos de até 30 caracteres cada (Título 1, 2 3). É importante nos 3 títulos que a palavra-chave principal, o nome da marca e a frase de chamariz apareçam
  • 2 descrições de 90 caracteres cada: são usadas para completar o anúncio e para explicar as principais mensagens relacionadas à marca, produto ou serviço que você está promovendo. É importante que a descrição 1 contenha a palavra-chave principal do grupo de anúncios e a frase de chamariz
  • Atualmente, você pode deixar de fora as opções de URL do anúncio, um recurso avançado usado para adicionar parâmetros de rastreamento ao URL da campanha.

Para completar o anúncio, basta  valorizar os campos do  próprio anúncio na interface. A interface de criação de anúncios de texto é fácil de usar. Basta preencher todos os campos e ao lado deles será possível visualizar a prévia do anúncio criado, tanto no Desktop quanto no celular.

Clique em Salvar e continuar e prossiga com a criação de outras variações do anúncio ou com a publicação da campanha. 

É recomendável que você tenha pelo menos três anúncios diferentes para cada grupo de anúncios. Isso é útil para você, para entender quais variantes funcionam melhor, mas também para  o aprendizado de máquina do Google,  que otimizará a rotação de anúncios trazendo automaticamente as variantes de melhor desempenho com base no contexto de pesquisa do usuário.

Conclusão

Agora que você configurou sua campanha do Google Ads e criou seus anúncios, tudo que você precisa fazer é fazer uma verificação geral e aguardar a exibição dos anúncios. Os anúncios devem passar por uma fase de aprovação, que pode durar de alguns minutos a várias horas. 

Agora que seu anúncio está no ar, tudo que você precisa fazer é monitorar os resultados de sua campanha. 

Lembre-se de que você sempre pode pausar a campanha, o grupo de anúncios ou o próprio anúncio. Você também pode fazer alterações no orçamento, na segmentação do lance e no próprio anúncio a qualquer momento.

Agora que você sabe como criar uma campanha do Google Ads na rede de pesquisa, não deixe sua campanha sozinha depois de lançá-la. 

Monitore todas as métricas de tráfego e conversão mais importantes: impressões, cliques, CTR, CPC, número de conversões, CR, custo por conversão e ROAS. Descubra quais palavras-chave têm melhor desempenho e quais geram tráfego menos qualificado.

Avalie todas as integrações de palavras-chave, variantes de anúncios e qualquer tipo de otimização para que sua campanha continue melhorando seu desempenho, fornecendo os resultados pelos quais você trabalhou arduamente.

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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