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O que é impressão no Google Ads e como elas afetam seus custos

Nesse artigo explicarei o que é impressões no Google Ads e quais fatores determinam uma boa impressão no Google Ads, o que é proporcionalmente tão importante.

Sumário

Uma das perguntas que qualquer iniciante de Google Ads faz com mais frequência é o que são impressões no Google Ads e como elas são determinadas.

Quando se trata de campanhas de anúncios do Google, as impressões são como uma faca de dois gumes.

Você deseja ter muitas impressões para seus anúncios, para que possa alcançar o maior número possível de clientes em potencial, no entanto, você também deseja garantir que essas impressões sejam relevantes para o seu negócio.

No Google Ads, o tipo errado de impressão pode prejudicá-lo de várias maneiras.

Nesse artigo explicarei o que é impressões no Google Ads e quais fatores determinam uma boa impressão no Google Ads, o que é proporcionalmente tão importante.

O que são impressões no Google Ads?

Uma impressão ocorre sempre que alguém é exposto a um anúncio que você está executando no Google Ads ou em qualquer plataforma de pagamento por clique. Em outras palavras, é o número de vezes que seu anúncio é visto.

Por exemplo, você está pagando para exibir seu anúncio de oferta para a palavra salão de cabeleireiro santo amaro e 5 pessoas digitam esse termo em um buscador, através de seus dispositivos (telefones, desktops ou tablets)

Nesse caso, ao ser exibido para essas 5 consultas na primeira página do Google, o número de impressões do seu anúncio é 5.

Apesar disso, um fator que deve ser levado em consideração é onde seu anúncio está sendo exibido para essa palavra. Se você estiver aparecendo nas 2 ou 3 primeiras posições, pode ser provável que o Google Ads contabilize 5 impressões.

Mas se os anúncios forem exibidos na parte inferior dos resultados de buscas do Google pode ser creditado com menos impressões ou também, se o seu anúncio for exibido na página 2 do Google e o usuário não passar da primeira página em sua pesquisa, isso não será creditado com uma impressão para essa consulta.

Veja também:

Como aumentar as impressões no Google Ads

No Google Ads existe uma configuração que possibilita que você escolha um dos tipos de correspondência para suas palavras chaves, o que pode afetar seu alcance ou a exatidão de consultas para o qual o seu anúncio será exibido.

O tipo de correspondência de palavra-chave tem uma grande influência nas impressões, como se poderia imaginar.

A correspondência ampla produz o maior número, enquanto a correspondência exata o menor, e todo o resto fica entre os dois.

O Google fez alterações nos tipos de correspondência de palavras – chave para que, mesmo que você use a correspondência exata, suas palavras-chave serão mostradas em um número maior do que no passado.

Além disso, eu acredito que você deseja alcançar o maior número possível de clientes em potencial em seu mercado, mas recomendo que tenha em mente que eles precisam ser candidatos legítimos. 

Por isso, limitar suas impressões com a negativação de palavras que não correspondem ao seu serviço, pode ajudá-lo a eliminar pessoas que podem ter clicado em seu anúncio, mas não são clientes reais.

A única vez que as impressões importam é se você está fazendo uma campanha de branding e deseja obter o máximo de exposição possível.

Mesmo com uma campanha de branding, você deseja que seu anúncio seja apresentado a pessoas relevantes para o seu negócio.

Uma das maneiras de detectar a eficácia de sua campanha e oportunidades potenciais perdidas é a parcela de impressões de pesquisa.

A parcela de impressões é a frequência com que seus anúncios foram qualificados para exibição para uma palavra-chave em seu mercado quando suas campanhas estão ativas.

A parcela de impressões da pesquisa pode ser um bom indicador de quantas pesquisas em potencial você está perdendo devido a um orçamento diário insuficiente ou lances baixos.

Ele mostra apenas os dados de quando suas campanhas estão em execução.

Se seus anúncios estiverem sendo veiculados das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, os dados pertencem apenas a esse período específico. Também se baseia apenas no mercado em que seus anúncios são exibidos.

Um número baixo indica que seus anúncios não estão sendo exibidos com a frequência que poderiam para suas palavras-chave. Embora esse número seja importante, são as outras duas colunas que indicam por que sua parcela de impressões está baixa.

Dicas para melhorar sua métrica de impressões no Google Ads (expandindo o alcance)

Para melhorar a participação na classificação, você pode aumentar seu lance, trabalhar para melhorar seu Índice de qualidade ou, melhor ainda, ambos.

Se seus anúncios não estão sendo exibidos o tempo todo durante seu período, você tem algumas opções. Uma é aumentar o orçamento. Infelizmente, se seu orçamento for limitado, isso pode não ser uma opção.

A segunda é diminuir um pouco seus lances, o que pode resultar em mais cliques a um custo menor. Essa é a melhor opção, mas tenha cuidado, pois se você definir um lance muito baixo, sua classificação ficará muito baixa e resultará em nenhuma impressão.

A última opção é avaliar as palavras-chave de sua segmentação. Se algumas palavras-chave convertem melhor do que outras, pause algumas das últimas frases. Isso permitirá que mais orçamento seja direcionado às suas melhores palavras-chave.

Se você tiver uma alta parcela de impressões para seu orçamento e quiser gastar mais dinheiro em publicidade, precisará procurar palavras-chave adicionais para segmentar.

Se você não vir nenhum dado relacionado à parcela de impressões da pesquisa, provavelmente significa que suas campanhas não estão em exibição há tempo suficiente ou que você tem dados suficientes.

Por que algumas impressões são ruins e como elas afetam o ROI

O problema que você deve resolver com o Google Ads é que, dependendo do tipo de palavras-chave que sua segmentação tiver, você pode obter muitas impressões para palavras que não se aplicam ao seu negócio.

Se estiver usando a correspondência ampla, você obterá muitas impressões, mas geralmente para palavras que não são tão relevantes para o seu negócio. Embora o Google tenha aprimorado essa opção de segmentação, ela ainda apresenta falhas.

Uma das melhores maneiras de ver isso é monitorando seu relatório de termos de pesquisa .

Estas são as palavras que as pessoas realmente digitaram no Google que acionaram seu anúncio. Na maioria dos casos, mais do que algumas dessas palavras não se aplicam.

Por exemplo, você está segmentando “encanador santo amaro” por meio de correspondência ampla. Quando você olha os dados do relatório de pesquisa para aquela frase, descobre que está aparecendo para frases como “escola de encanador perto de mim” ou “conseguir um emprego com um encanador em santo amaro”. Nenhuma dessas frases o beneficiaria.

No Google Ads, nem todas as impressões são boas.

Essa impressão não beneficiaria este encanador em particular e lhe custaria dinheiro.

Com a correspondência ampla, você geralmente aparece para o nome do concorrente. Isso significa que você pode aparecer quando eles estiverem procurando o endereço de um concorrente, o horário ou as taxas.

Ao adicionar palavras chaves negativas, como escola, emprego ou nomes de seus concorrentes, você pode bloquear a exibição de seus anúncios para essas frases.

Isso evita que você desperdice dinheiro em cliques futuros para essas frases.

Também limita o número de impressões que suas palavras-chave receberão.

Mesmo que o número de cliques não melhore, o simples fato de que suas impressões diminuíram irá diminuir sua taxa de cliques.

Uma das melhores maneiras de limitar suas impressões e reduzir seus custos é monitorar seus relatórios de termos de pesquisa regularmente.

Eliminar a exibição de seus anúncios para palavras que não se aplicam ou em lugares que você não veicula ajudará a diminuir drasticamente o número de impressões.

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Como as impressões afetam os custos no Google Ads

Como escrevi em um artigo anterior sobre as métricas do Google Ads que você deve monitorar, a CTR é determinada pelo número de cliques em relação ao número de impressões que você recebeu de seu anúncio.

Quanto melhor for a sua taxa de cliques, melhor será o seu Índice de qualidade.

Um Índice de qualidade alto pode fazer com que seus anúncios sejam exibidos em uma posição mais alta do que os concorrentes que deram lances mais altos, mas têm pontuações mais baixas.

O motivo é que o Google dá preferência aos anúncios que são clicados mais, mesmo em relação aos concorrentes que podem dar lances mais altos, mas que não estão sendo clicados.

Por que seus anúncios do Google não estão obtendo impressões

Se o problema é que você não está recebendo impressões suficientes, ou pior, nenhuma impressão, então outros fatores estão envolvidos.

  • Abaixo do lance de primeira página significa que você não está recebendo muitas impressões no Google
  • Abaixo do lance de primeira página geralmente significa que não há impressões.
  • Provavelmente, o seu lance é muito baixo para uma palavra-chave e, como resultado, não aparece na primeira página do Google.
  • Provavelmente, você receberá algumas impressões, a menos que esteja realmente dando lances baixos. Mas eles serão uma fração do que você teria se estivesse no grupo superior.

O Google até lhe dará um aviso de que seu lance está abaixo do lance de primeira página. Como a maioria dos pesquisadores não passa da primeira página, isso é importante.

Outro motivo pode ser que as pessoas simplesmente não estão digitando suas palavras-chave.

Se você está perguntando por que meus anúncios do Google não estão recebendo impressões, pode ser devido ao Índice de qualidade

Baixo Índice de qualidade significa que seus anúncios não estão sendo exibidos com frequência.

O Google lhe dará um aviso sinalizando uma palavra-chave como tendo baixo volume de pesquisa. E isso, como resultado, seus anúncios não estão sendo exibidos para essa palavra-chave.

A grande vantagem do Google Ads é que você pode testar muitas palavras simplesmente adicionando-as às suas campanhas. O ruim é que essas palavras podem não ser usadas por ninguém.

Se todas as suas palavras estão sendo sinalizadas como baixa parcela de impressões, você precisa voltar à prancheta e fazer mais pesquisas de palavras-chave.

Existem razões mais sinistras para as palavras não receberem impressões.

Se as suas palavras tiverem um texto vermelho ao lado delas, indicando que suas palavras raramente são exibidas (baixo Índice de qualidade), então suas palavras não estão sendo exibidas com muita frequência.

Quando o Google estiver avisando ativamente que há um problema, preste atenção. Observe seus anúncios, seus grupos de anúncios e suas páginas de destino para ver onde você pode melhorar.

Por fim, suas palavras-chave podem não estar recebendo impressões porque há um problema com sua campanha. Pode ser que seu cartão de crédito precise ser atualizado ou seu anúncio foi reprovado .

Conclusão

Provavelmente, sua parcela de impressões do Google Ads não será a primeira métrica em que você se concentrará ao exibir suas campanhas, mas deve ser uma avaliação a ser observada.

Usar os dados que ele fornece pode ajudá-lo a avaliar se você está se classificando em tantos canais de pesquisa quanto você espera e o que você pode fazer para aparecer em mais. 

Afinal, você não pode obter resultados se seu público nem mesmo estiver vendo seus anúncios, e altas parcelas de impressão podem ajudá-lo a dimensionar suas campanhas com mais eficácia.

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Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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