fbpx

Como funciona o Google Ads: noções básicas

Como funciona o Google Ads

Sumário

O Google Ads é o sistema de publicidade do Google. Como anunciante, você pode alcançar pessoas que estão procurando ativamente por seus produtos e serviços usando palavras-chave ou alcançar pessoas que podem estar interessadas no que você oferece com base em comportamento e interesses anteriores.

No Google Ads você pode configurar anúncios de pesquisa, anúncios do YouTube, anúncios do Gmail, banners, anúncios de aplicativos e não menos importante – formato mais recente anúncio do Google – Anúncios de descoberta. 

Em outras palavras, há um mar de oportunidades de publicidade no Google Ads, apenas esperando que você as teste. É realmente uma ferramenta de publicidade complexa sobre a qual eu poderia escrever um livro inteiro. 

Embora a ferramenta consista em muito mais do que apenas anúncios da Rede de Pesquisa do Google, e este artigo se concentre principalmente nesse tipo de anúncio, você provavelmente aprenderá muito lendo!

Como funciona o Google Ads

Pesquisa de satisfação do cliente: como fazer e analisar

O Google Ads é a ferramenta usada para obter anúncios pagos no Google. Os princípios da publicidade por palavras-chave são praticamente os mesmos em todos os principais mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo e por aí vai): as empresas pagam por palavras-chave nas quais desejam anunciar.

Cada vez que você digita algo no Google e pressiona “pesquisar”, há um leilão de lances ao vivo entre todos os anunciantes que pagam por uma determinada palavra-chave. Isso acontece em uma fração de segundo, e vários fatores afetam a ordem dos anúncios.

Se você trabalha em uma empresa que tem anúncios no Google, pode ter feito algumas pesquisas de teste, mas não fará seu negócio crescer. Você pode começar a se perguntar se usa uma palavra-chave pela qual sabe que está pagando, mas não chega ao topo. 

Como todas as pesquisas e resultados do Google são únicos, não é possível tirar conclusões com base em pesquisas de teste. Portanto, é muito bom saber um pouco mais sobre como funciona o mecanismo de busca Google. O canal pago no Google depende principalmente de três elementos diferentes:

Os anúncios são baseados em lances

Nos anúncios do Google, você pode definir um preço máximo que deseja pagar por clique ou pode usar as estratégias do Google para atingir diferentes objetivos. 

A grande maioria tem um determinado orçamento mensal que deseja gastar em publicidade e, além disso, você pode ter de 3 a 4 campanhas em sua conta de anúncios do Google. Então, é importante distribuir os orçamentos uniformemente ao longo do mês para que você crie tráfego contínuo; ao mesmo tempo, você pode querer obter o máximo de leads ou a maior rotatividade possível em cada período. 

Tudo isso ajuda a definir quanto estamos dispostos a pagar por clique. Além disso, a concorrência na palavra-chave ajuda a influenciar o preço do clique. Você pode ser o único que deseja estar visível no termo de pesquisa “jaqueta verde infantil”, então você obterá um preço de clique baixo para esse termo.

A ordem dos anúncios é determinada por um Índice de qualidade

O Google dá uma pontuação para seus anúncios, palavras-chave e página de destino para os quais você direciona o tráfego, de acordo com a relevância que eles acham que esses elementos são para os clientes. 

A competição entre anunciantes atua como um leilão em que tanto a qualidade dos anúncios e do seu site (pontos de qualidade), quanto o que você está disposto a pagar (lances) ajudam a determinar o posicionamento do anúncio. 

O Google está muito preocupado em fornecer aos seus usuários resultados de pesquisa relevantes, pois é a qualidade do resultado da pesquisa que faz com que o Google tenha mais de 40.000 pesquisas por segundo em todo o mundo .

Não se trata de pagar a você uma posição superior – os melhores e mais relevantes anúncios são recompensados ​​com uma melhor colocação a um menor custo por clique. Conhecimento e experiência com gerenciamento de campanha podem, portanto, ter um grande impacto nos resultados.

O Google Ads oferece extensões e outros formatos

Ao criar anúncios, você também pode inserir informações adicionais na forma de extensões. Pode ser um número de telefone, com um link para um endereço, destacando extensões de texto ou talvez promovendo uma venda. 

Todas as informações inseridas serão avaliadas pelo Google quando você entrar em um leilão de lances. Isso significa que você pode obter uma posição superior em uma pesquisa com um preço de clique mais baixo se o Google achar que você tem extensões muito boas e relevantes que os clientes irão gostar.

Quanto custa a publicidade do Google?

Definindo o preço de venda de um produto ou serviço - Sebrae Respostas

O custo dos anúncios varia e depende de quanto você deseja ou pode investir e das metas que deseja alcançar.

Na verdade, se você usa o Google Ads, o custo quase sempre está vinculado ao clique (você também pode decidir definir um custo por ação ou por meta).

Configurar seu gasto diário no Google Ads é muito simples. Na verdade, quando você cria uma campanha, essa é uma dos primeiros campos que você deve informar e o próprio Google realiza uma estimativa de orçamento baseado no CPC médio do setor que você está participando.

O valor que o Google Ads cobra dos anunciantes depende do que eles estão anunciando.

Como o Google Ads é um programa de publicidade paga por clique, seus anúncios são exibidos gratuitamente e você só é cobrado quando alguém clica em seu anúncio na página de resultados de pesquisa do Google. Além disso, o sistema do Ads é um leilão ao vivo, portanto, os preços dos cliques são determinados pela quantidade de concorrência e quanto eles estão dispostos a pagar por um clique.

Quando feito corretamente, o Google Ads pode direcionar tráfego de alta qualidade para o site a custos muito mais competitivos em comparação com outras formas de publicidade.

No entanto, quando você não sabe como gerenciar o processo com habilidade, os custos podem aumentar rapidamente enquanto você potencialmente direciona o tráfego de baixa qualidade. A chave para o sucesso de uma campanha do AdWords é entender os fatores que influenciam o custo de cada clique.

  • Competição de palavras-chave
  • Lance máximo e posição do lance
  • Seus orçamentos mensais médios
  • Taxas de cliques
  • O índice de qualidade de suas palavras-chave

Se você está almejando palavras-chave de alto volume com muitas pesquisas mensais, pode estar pagando uma grande quantia por esse tráfego, que pode variar de alguns centavos a mais de dez reais por clique.

Para gerenciar seus custos do Ads, defina um orçamento diário no nível da campanha. Você está livre para fazer alterações quando quiser. Idealmente, os anunciantes iniciantes devem começar com um orçamento baixo. 

Com base nas informações e na qualidade dos leads, você pode determinar se deseja aumentar seu orçamento ou interromper uma campanha.

O Google Ads requer muito tempo para ser gerenciado?

Como administrar melhor seu tempo - Global Empregos

Depende da estrutura da conta, maturidade do gerenciador e de diversos outros fatores. 

Em geral, mais do que ativar uma campanha no Google Ads para simplesmente dizer “estou em todos os canais online” é importante gerenciar e otimizar constantemente.

Analisar as métricas é importante, para avaliar como os seus anúncios estão desempenhando em impressões, cliques, CTR e até mesmo a conversão final.

Também é essencial ficar de olho em sua publicidade continuamente, pois o número de pesquisas das palavras-chave nas quais você está anunciando provavelmente passará por flutuações sazonais e tendências gerais em uma direção positiva ou negativa.

Por exemplo, são poucos os que pesquisam “mesa de natal” em abril, enquanto os volumes de pesquisa começam a aumentar já a partir de agosto, e são vários milhares de pesquisas por mês na alta temporada. Se você não acompanhar suas campanhas, poderá acabar gastando mais dinheiro do que pretendia ou perder muitas pesquisas porque configurou restrições em sua campanha.

Quais são os benefícios do Google Ads?

Como Atrair Clientes: 17 Estratégias Para Conquistar Clientes

A publicidade do Google Ads é uma forma de publicidade muito direcionada – você alcança aqueles que procuram exatamente o que você oferece – no momento em que procuram por isso!

O Google Ads é eficiente e flexível – por meio dos sistemas de publicidade, você pode alcançar a grande maioria dos usuários da Internet em todo o mundo – ou apenas usuários em sua própria cidade. Você começa rapidamente e pode gerenciar orçamentos e conteúdo em um nível detalhado. Alterações e ajustes são feitos em tempo real.

A publicidade do Google Ads é altamente mensurável. Os resultados podem ser medidos no nível da palavra-chave e você obtém feedback sobre o que funciona e o que não funciona imediatamente.

Esqueça as velhas fábulas de que 50% do seu orçamento de marketing é desperdiçado. Com os Anúncios, você sabe o que funciona e pode ter certeza de que o que está fazendo é um investimento eficaz e lucrativo.

O Google Ads é econômico e lucrativo – você só paga pelos cliques. Mensurabilidade significa que você tem controle total sobre os custos e a lucratividade. Você pode medir a lucratividade e o ROI no nível da palavra-chave. Leia mais sobre os custos do Google Ads .

O Google Ads realmente funciona?

O Google Ads pode funcionar para todos os tipos de empresas, grandes e pequenas. É uma forma acessível de publicidade que pode atingir clientes em potencial qualificados no mercado, quando gerenciada corretamente.

  • A chave para fazer o Google Ads trabalhar para você é entender os meandros da pesquisa paga, estratégias de lance, pesquisa de palavras-chave, estrutura da conta, etc.
  • Mapeie quanto você pode gastar em cada campanha, defina seu orçamento diário de acordo e controle os gastos;
  • Faça sua pesquisa de palavras-chave e defina lances para a frase e palavras-chave exatas com lances mais altos para obter cliques mais relevantes;
  • Ao criar anúncios, certifique-se de que sejam relevantes e atraentes o suficiente para que o visualizador clique;
  • Otimize suas páginas de destino executando testes A / B para experimentar variações de uma página;
  • Experimente o remarketing para reforçar sua marca;
  • Se você ainda está se perguntando se o Google AdWords vale o dinheiro, é melhor começar pequeno, ajustar com base nos resultados e dobrar se suas campanhas estão gerando vendas acessíveis e lucrativas.

Conclusão

Versão 4.00 da NF-e, sua empresa deve estar preparada! - Blog FreeNFe

Usar o Google Ads é muito simples: você pode decidir se quer publicar seus anúncios e banners em sites privados ou diretamente no buscador Google, você escolhe as palavras-chave com as quais indexará seu site na busca e pronto.

Além disso, você paga apenas com base no resultado obtido, ou seja, o número de cliques recebidos em seu banner ou spot de publicidade. O sistema é muito eficiente e permitirá aumentar significativamente as visitas ao seu site.

As empresas usam o Google para anunciar seus negócios porque ele fornece uma maneira acessível de ganhar visibilidade online e aumentar as vendas. 

Dá a você a chance de se classificar no topo dos resultados de pesquisa para um termo de pesquisa específico, caso você não seja classificado organicamente. 

A publicidade compensa e é difícil encontrar um canal de publicidade mais lucrativo do que o Google Ads. Aqui você tem uma oportunidade única de atingir aqueles que estão procurando ativamente por seus produtos no mecanismo de pesquisa do Google. 

Quais palavras um cliente em potencial pesquisa no Google se estiver interessado em seu produto? Depois de descobrir isso, por meio de uma análise de palavras – chave e discussões internas, você colocará anúncios nessas palavras-chave. Você adapta seu anúncio à palavra-chave e o anúncio aparecerá acima dos resultados de pesquisa “normais”.

É difícil imaginar uma forma de publicidade mais direcionada. E o melhor de tudo: você só paga quando alguém clica em seu anúncio.

Quer saber mais como funciona o Google Ads?

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *