Google Ads para Afiliados

Reuni aqui, uma série de dicas que o guiarão na jornada de criação da sua campanha de afiliado no Google Ads, especialmente se você é um afiliado na hotmart.

Sumário

A ideia de ganhar dinheiro na internet com a venda de produtos digitais é uma oportunidade bastante provocativa e tem se tornado realmente desafiadora.

O número de afiliados para um único produto digital tem crescido e tornado o ambiente mais competidor.

Nesse contexto, anunciar no Google Ads tem se tornado uma das opções para quem deseja atrair compradores através da publicidade online.

O Google Ads é maior rede de publicidade do mundo e tem ajudado milhares de empreendedores a exibirem suas ofertas para um público qualificado, que realmente possa se interessar, já que usam palavras-chaves nas buscas demonstrando o interesse.

Apesar disso, existem muitas controvérsias sobre a efetividade dos anúncios do Google para afiliados. Dúvidas que se tornam um impasse na hora de escolher usar a plataforma. 

Você já deve ter se perguntado:

  • O Google permite anunciar produtos de terceiros?
  • Posso anunciar usando a mesma página de venda do produtor?
  • Devo parametrizar o meu link para contar as vendas a partir do meu anúncio?

Por isso criei esse post. 

Reuni aqui, uma série de dicas que o guiarão na jornada de criação da sua campanha de afiliado no Google Ads, especialmente se você é um afiliado na hotmart.

Como criar anúncios no Google com a Hotmart?

Em fevereiro de 2020 a Hotmart anunciou a integração da plataforma com o Google. 

Agora, através desta integração, é possível anunciar no Google Ads de dentro da Hotmart, em uma espaço exclusivo, chamado Hotmart Ads.

O Hotmart Ads permite criar as campanhas de anúncios em poucos passos, além de acompanhar o desempenho dos anúncios para descobrir o que precisa ser melhorado.

Apesar de ser mais limitado na questão das configurações, a ferramenta é uma ótima alternativa para quem não está acostumado com o Google Ads e possui mecanismos semelhantes como a sugestão de palavras chaves de acordo com o curso que está sendo promovido.

Pronto, agora que eu te vendi o Hotmart Ads, você pode achar que essa é a solução perfeita para começar a anunciar no Google, mas uma informação a mais, está prestes a mudar tudo:

A hotmart Ads só funciona para quem é dono de um produto digital na plataforma. Portanto, a menos que você seja o produtor dos produtos que vende, não poderá anunciar no Google Ads.

Mas fique tranquilo, existe um outro caminho que você pode seguir se quiser anunciar no Google Ads como afiliado.

Anunciando no Google Ads como afiliado (em 4 passos)

Aqui estão 4 etapas para anunciar no Google Ads como afiliado. 

É importante não ignorar nenhum desses pontos, caso contrário as políticas de anúncios no Google podem penaliza-lo.

Gosto sempre de dizer que a rede de publicidade do Google, assim como os outros produtos da empresa, levam muito a sério a experiência de navegação do usuário, por isso é necessário se adequar e seguir todas as recomendações para não ter o desempenho da sua campanha afetado.

Veja minhas 4 dicas: 

1. Crie um conteúdo único e original

Se você quer ter sucesso na sua campanha, será necessário criar um conteúdo original.

O conteúdo criado pelo produtor é de propriedade única dele, por isso se você duplicar o conteúdo estará violando as regras de direitos autorais do Google Ads e poderá ser penalizado com seus anúncios.

Deixo aqui a recomendação de conteúdo que você deve criar:

  • Conteúdo da página de captura (com as informações do curso)
  • Título e descrição do anúncio
  • Estrutura do anúncio e link de endereço 

Mais abaixo abordarei cada um desses pontos.

2. Use páginas de destino de qualidade com conteúdo relevante e valioso

Sim, você precisará de uma página com URL própria para o seu anúncio e essa página não pode ser a mesma de quem produziu o infoproduto (regras de conteúdo duplicado, lembra?)

Sua página precisa ser única e original e deverá conter todas as informações do curso fornecidas pelo infoprodutor com títulos e chamadas atrativas. 

Não é segredo que boas páginas de destino são capazes de aumentar significativamente sua CTR e taxa de conversão. Para fazer isso, eles tiveram que envolver totalmente os visitantes e dar-lhes as informações exatas que eles queriam.

Para ganhar um bom dinheiro online em campanhas de pagamento por clique em Marketing de afiliados, é essecial garantir que você forneça o conteúdo correto e que sua cópia de vendas seja realmente envolvente. 

Outra coisa crucial aqui é a rapidez com que sua página carrega. Se for lento como um caracol, você perderá visitantes. Isso não apenas interromperá qualquer crescimento, mas levará ao declínio. Portanto, seria aconselhável aplicar algum tempo e esforços para otimizar a página.

Por fim, uma ótima dica de como iniciar campanhas de PPC em Affiliate Marketing e alcançar um escalonamento rápido e eficiente é manter o alto nível de engajamento dos usuários. 

Para isso, verifique a taxa de rejeição em sua página de destino. Se estiver muito alto, tente descobrir o porquê e faça todo o possível para que os visitantes não saiam da página.

Além disso, mantenha-os engajados o máximo possível, pois é a melhor maneira de aumentar sua taxa de conversão.

Como criar página de destino para campanhas de afiliados?

Se você não sabe onde exatamente criar essa página, sugiro que use um criador de sites gratuitos ou solicite a ajuda de algum especialista.

Minha recomendação é que você use as técnicas de copywriting na hora de criar o conteúdo, pois ela aumenta as suas chances de eliminar as objeções do público e gerar um interesse intenso pela sua oferta.

Se você não sabe onde exatamente criar essa página, sugiro que use um criador de sites gratuitos ou solicite a ajuda de algum especialista.

3. Crie um anúncio próprio

Se a regra do conteúdo duplicado se aplica a página de captura, da mesma forma, será aplicada ao seus anúncios.

Provavelmente o infoprodutor já esteja realizando campanhas no Google Ads e por isso se você copiá-las poderá ter seu anúncio reprovado.

Para criar o seu anúncio, tenha em mente as seguintes perguntas:

Você tem uma descrição bem escrita do anúncio, uma oferta forte e um apelo à ação convincente?

É muito comum olhar para os anúncios e ver o mesmo texto genérico ou simples escrito nas descrições. 

Ninguém notará o seu anúncio se ele disser “Fornecemos ótimo conteúdo” ou “Compre um curso completo agora”, porque todo mundo escreve as mesmas descrições e ninguém jamais diria “não temos um bom conteúdo” ou “oferecemos um curso completo”.

Por isso tente destacar aquilo que realmente agregue valor para quem está interessado em sua oferta.

Se você ainda não sabe como construir um anúncio do zero, criei um artigo com o passo a passo e tudo o que você precisa saber para criar um anuncio no Google Ads.

Além disso, é muito importante que seus anúncios sejam exibidos para o público apropriado. 

Caso você queira ter campanhas lucrativas de pagamento por clique em Marketing de Afiliados, todos os anúncios devem ter uma parte de texto exclusiva, que corresponda perfeitamente à sua mensagem interna.

Nesse sentido, é fundamental usar palavras-chave relevantes na parte do texto. Uma boa opção será segmentar palavras-chave bastante longas e mais concretas. Dessa forma, você alcançará menos usuários, mas aqueles que responderão estarão mais dispostos a clicar e converter.

Torne sua segmentação de anúncio mais precisa (dica bônus)

Muitos profissionais de marketing ou afiliados iniciantes em campanhas do Google Ads usam apenas dados demográficos como opção de segmentação, enquanto uma abordagem mais ampla é uma ótima maneira de iniciar campanhas de afiliados no Google Ads

Não fique preso apenas as segmentações geográficas, existem muitas outras opções, incluindo hábitos de compra, comportamento dos clientes, interesses, sistema operacional, tipo de dispositivo e muitos outros.

Dessa forma, você poderá atingir o público exato de que precisa, o que definitivamente terá uma influência positiva em sua CTR e taxa de conversão. Por fim, a ampliação é impossível sem o público certo.

4. Configure um pixel de conversão

O Acompanhamento de conversões do Google Ads é a ação de informar a sua conta do Google Ads que um usuário proveniente de uma de suas campanhas Google realizou uma ação valiosa, comprando um dos seus produtos de afiliado.

Com base nas informações de conversão você pode otimizar suas campanhas, palavras-chave direcionadas e ajustar seus lances.

Aprenda a configurar o pixel de conversão do Google na Hotmart

É um fato que você pode obter quase todos os dados possíveis sobre campanhas de pagamento por clique em Marketing de afiliados, se desejar. 

Este é um processo constante, que visa obter os melhores resultados possíveis das suas campanhas. 

Mesmo pequenas alterações podem levar a melhorias significativas no futuro. Portanto, aplique esforços razoáveis ​​para coletar e analisar dados, a fim de usá-los a seu favor e melhorar suas campanhas.

Tudo isso o ajudará a reduzir seu custo de CPC e obter resultados de PPC muito melhores.

Aprenda a gerenciar o Google Ads para campanhas de afiliados

Se você é um novato no Google Ads e gostaria de se aprofundar e aprender como configurar uma conta do zero, como escrever anúncios incríveis, onde encontrar palavras-chave e como avaliar o sucesso em sua conta, conheça meu Curso de Google Ads

Você aprenderá como fazer o melhor uso absoluto dessa concessão, o que significará milhares de outros usuários realizando ações significativas em seu site ou negócio.

Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga!

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Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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