Uma coisa que eu penso para todos os meus clientes, independente se é um cliente grande ou se é um cliente pequeno, é sobre a jornada do consumidor. Um exemplo muito claro que eu gosto de dar é sobre viagens. 

Quando uma pessoa está querendo viajar, ela não vai pesquisar no Google de uma hora pra outra “Viagem para tal lugar”. Ela primeiro vai pensar em viajar. Depois ela talvez escolha a região para qual ela quer ir, para depois pensar no estado ou em lugares famosos daquela região e, só por fim, pensa em comprar a viagem. 

Aí sim, ela começa a pesquisar passagem, hotel, e depois ela compra. Então, tem toda uma jornada que o consumidor percorre. É interessante que você apareça na maioria das etapas dessa jornada e identificar qual o tipo de estratégia você vai usar em casa uma delas.

Por exemplo, no começo usa um blog falando sobre locais, propostas diferentes para se curtir uma viagem, opções de climas, praia, frio, compras, cultura. Já no final seja um pouco mais agressivo direto para venda, porque a pessoa já está decidida no que quer comprar. 

Portanto, é importante pensar sempre na jornada do consumidor puxando, claro, para o perfil do seu cliente, e focar em cada uma delas com uma estratégia diferente. 

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