Como usá-los para comercializar e construir o seu negócio em casa

Para muitos proprietários de empresas, fornecer um produto ou serviço é bastante fácil. O desafio é conseguir que as pessoas paguem por isso. O marketing parece ser um conceito direto: fale aos outros sobre o produto ou serviço. Mas, na verdade, você pode perder muito tempo e dinheiro tentando promover o seu negócio em casa. O marketing eficaz e eficiente requer um entendimento de vários conceitos-chave e como melhor utilizá-los para alcançar seu mercado-alvo. Esses conceitos fazem parte dos 4 P’s (marketing mix).

Seu marketing mix é a combinação de elementos que desempenham um papel na promoção e entrega de seus produtos e serviços para consumidores ou clientes. Em essência, trata-se de colocar seu produto ou serviço no lugar certo, na hora certa, pelo preço certo.

Elementos dos 4 P’s (Marketing Mix).

Tradicionalmente, os elementos do marketing mix se referiam aos 4 Ps de marketing, embora recentemente, um 5º P tenha sido adicionado. Os 4 Ps originais de marketing são:

Produto: Estes são os produtos ou serviços que você oferece ao seu cliente, incluindo seus atributos físicos, o que eles fazem, como eles diferem de seus concorrentes e quais os benefícios que eles oferecem.

Preço: Como você precificou seu produto ou serviço para que seu preço permaneça competitivo, mas permite que você tenha um bom lucro.

PlaceLocal, também conhecido como distribuição: é onde sua empresa vende seus produtos ou serviços e como obtém esses produtos ou serviços para seus clientes.

Promoção: esses são os métodos usados para comunicar os recursos e benefícios de seus produtos ou serviços a seus clientes-alvo.

Alguns teóricos de marketing adicionaram um quinto P de marketing aos elementos do marketing mix:

People – Pessoa: se refere a como o seu nível de serviço, a expertise e as habilidades das pessoas que trabalham para você podem ser usadas para diferenciá-lo de seus concorrentes.

Como usar os 4 P’s (Marketing Mix) para construir seu negócio em casa

Semelhante à análise SWOT e a redação de plano de negócios, os 4 P’s (Marketing Mix) muitas vezes pode parecer um conceito de negócio abstrato que é difícil de converter para o uso diário. O que os 5 Ps incentivam você a fazer é pesquisar e planejar sua estratégia de marketing. Passando por cada P você quer:

Produto: Além de definir o que você tem, você quer dar atenção especial aos benefícios que seu produto ou serviço oferece, e quem são os melhores consumidores para obter esses benefícios. Isso significa desenvolver uma proposta única de venda e definir seu mercado-alvo. Por exemplo, se você vende serviços de perda de peso, quais benefícios (melhor saúde, mais energia, etc.) seus clientes ganharão e quem são as pessoas ideais para querer esses serviços (novas mães, pessoas de meia idade, etc.).

precoPreço: o preço pode ser complicado porque você precisa calcular o valor do que oferece, o custo de materiais, tempo e despesas gerais para produzi-lo. Mas você também quer pensar sobre o que seu mercado está disposto e é capaz de pagar, e se eles acham ou não que seu produto vale o que você está cobrando. Você não quer desvalorizar seu produto/serviço, mas também não quer pedir às pessoas que paguem mais do que ele vale.

Local: onde os consumidores podem encontrar e receber seus produtos e serviços? Isso parece muito básico. Porém, novamente você precisa considerar seu produto/serviço, mercado e preço. Se o seu mercado não usa o eBay, então não faria sentido ter seus produtos no eBay. Se seus produtos são itens de luxo, você quer eles estejam em um lugar que sugere qualidade e refinamento, ao contrário da simplicidade.

Promoção: é onde você coloca todas as informações que você reuniu para trabalhar. Você conhece seu produto, quem pode se beneficiar dele, o melhor preço para vendê-lo e onde vendê-lo. Agora, você tem que levar as pessoas à sua “loja”. Promoção é tudo sobre saber onde seu mercado pode ser encontrado, como criar uma mensagem para atraí-los a conhecerem seu produto/serviço e determinar o melhor método para entregar essa mensagem (ou seja, publicidade, mídia social, entrevistas, etc). O marketing mais eficaz é focado em mensagem e localização.

Por exemplo, se você está vendendo produtos de perda de peso e seu mercado é mães novas, você gostaria de ter uma mensagem que fala especificamente sobre a perda de peso do bebê e colocá-lo onde as mães o verão (por exemplo: blogs de mães).

Pessoas: Você pode ter todos os outros P’s ideais, mas se você ou seus vendedores não forem capacitados, ou seus sistemas de atendimento ao cliente ficarem aquém, não importa o quão bons sejam os outros Ps.

Hoje, mais do que nunca, os consumidores têm uma escolha sobre com quem fazem negócios e preferem negócios que conheçam seu material, estejam dispostos a ajudar e sejam receptivos. É aí que a mídia social é tão útil, porque torna mais fácil para as empresas criar confiança e construir uma relação com os consumidores. Mas isso só funciona se você e sua equipe ou contratados forem educados, profissionais e receptivos.

Escrevi nesse artigo sobre como proteger sua reputação online, pois o mundo de hoje, sua reputação e identidade no mercado on-line podem alavancar ou prejudicar seus negócios.