Quão complexo pode ser escrever anúncios eficazes no Google Ads?
Escrever anúncios do Google Ads (anteriormente conhecido como Ads) pode ser extremamente frustrante porque você precisa colocar todo o texto do anúncio em um espaço tão pequeno.
Quero dizer: em uma campanha da rede de pesquisa, o texto do anúncio é literalmente tudo o que o usuário tem disponível para avaliar sua oferta. Trinta caracteres para duas linhas de títulos noventa para uma breve descrição. Tudo começa aqui.
Então, quando acabamos de pensar sobre a arquitetura e as opções de segmentação, lance e palavra-chave, aqui vem a etapa mais importante: certificar-se de que o anúncio é convincente o suficiente para estimular um bom clique.
Você precisa ser criativo para se destacar dos outros anunciantes com os quais está compartilhando espaço.
Estou aqui para lhe dar algumas táticas comprovadas, dicas e exemplos de texto de anúncio que você pode usar para escrever anúncios do Google incríveis que trarão taxas de cliques mais altas, índices de qualidade mais altos e taxas de conversão mais altas.
Entenda o que é Copy para anúncios e como ela impacta a performance dos seus anúncios
Se você é capaz de realizar vendas usando simplementes algumas palavras, então isso é copy.
De uma forma resumida, o copy é uma conjunto de técnicas utilizadas em textos persuasivos com o objetivo de convencer o leitor a tomar uma decisão.
Com uso de gatilhos ligados a emoção e eliminação de objeções, essa técnica permite despertar interesse, curiosidade e guiar o potencial cliente à própria decisão de compra.
Bom, acho que nem preciso explicar o tanto que é necessário usar essa técnica. Já que aumentam suas chances de impactar o cliente toda vez que ele estiver frente a uma decisão e assim guiá-lo a jornada de compra, até que tenha adquirido seu produto ou serviço.
Respeite a estrutura de anúncios do Google Ads
Para escrever anúncios eficazes do Google Ads, você precisa escolher a cópia certa, ou seja, capaz de fazer os usuários clicarem.
Aqui está o guia completo que mostrará como fazer a diferença em suas campanhas publicitárias no mecanismo de pesquisa número um do mundo.
Um anúncio do Google Ads consiste em três elementos:
- texto do título (título no Google Ads). São três e cada um deles não deve ter mais de 30 caracteres . Eles são separados por uma barra vertical e são exibidos de forma diferente dependendo do dispositivo usado para assistir ao anúncio.
- URL de visualização (URL Display Ads no Google), geralmente aparece em verde, mostra o endereço do site. Os anúncios de texto expandidos também incluem um campo “ Caminho ” nesta área , com até 15 caracteres de comprimento , no qual os usuários podem ser especificados para onde chegarão depois de clicados.
- O texto descritivo (Descrição no Google Ads) tem comprimento máximo de 90 caracteres (mas é possível adicionar um segundo, sempre com limite máximo de 90 caracteres).
Inclua elementos textuais que despertam interesse
O que faz a diferença nas campanhas do Google Ads é o copy, que é a parte textual da mensagem promocional que o público-alvo lê.
Entre as principais características que o texto de um anúncio no Google Ads deve ter para ser eficaz, estão algumas sugeridas pelo próprio mecanismo de busca: em primeiro lugar, deve ser específico, informativo, relevante, interessante e envolvente.
O Google também fornece aos anunciantes aspirantes um guia de práticas recomendadas , que explica como escrever um anúncio de vendas de forma eficaz. A lista de dicas (relacionadas à cópia, mas não apenas) inclui:
- destaque o que o torna único;
- inclua preços, promoções e ofertas exclusivas;
- diga aos clientes o que eles podem fazer ;
- inclua pelo menos uma das palavras – chave;
- combine a página de destino com o anúncio;
- atrair clientes que veem o anúncio em um dispositivo móvel;
- experimente e tente mensagens diferentes para encontrar a mais eficaz;
- verifique a ausência de erros no texto do anúncio.
Além dos conselhos do Google, existem outras dicas úteis para escolher a cópia certa para tornar um anúncio do Google Ads realmente eficaz. Acima de tudo: ser claro e imediato.
No processo de criação de uma cópia para uma campanha publicitária no Google Ads, a criatividade é uma faca de dois gumes: um texto muito complexo, na verdade, corre o risco de confundir o leitor e desviá-lo do foco do anúncio, é isso que está sendo promovido e o benefício para o usuário que clica.
Pense qual a ação final que você espera do visitante
Pode parecer bobeira, mas essa dica é muito útil.
Se tudo o que você espera é que ao ser impactado pelo seu anúncio, o visitante prossiga para compra, deve criar uma copy (ou uma jornada de copys) que o convença a fazer isso.
Se você quer que ele ligue para um agendamento, deve convencê-lo que algo de valor em seu serviço para que ele prefira entrar em contato com o seu telefone e não com qualquer um dos outros anunciantes.
Ninguém clica em um anúncio porque pensa: “Uau, que anúncio legal”. Eles clicam em anúncios porque desejam realizar algo e resolver um problema. Para esse fim, uma das estratégias de redação de anúncio mais eficazes à sua disposição é espelhar o objetivo do usuário em sua cópia do anúncio.
Quando você se sentar para escrever seus anúncios, pense no usuário e no que ele deseja realizar – a seguir, expresse seus anúncios de uma forma que agrade diretamente a esse desejo.
Diga ao cliente o que você tem a oferecer e por que deve ser a escolha certa para ele.
Concentre-se nos benefícios e no que o diferencia da concorrência .
Em primeiro lugar, o usuário está procurando a solução para um problema ou desejo. Portanto, o anúncio deve ser uma resposta à necessidade do usuário. “ Peça e ser-lhe-á dado”: tem algum problema? Eu tenho a solução. A fórmula vencedora é esta.
Use números ou estatísticas
A maioria dos clientes em potencial já tem uma ideia de quanto estão dispostos a pagar por algo muito antes de sequer pensar em clicar em um anúncio, portanto, incluir números ou estatísticas em seus anúncios os ajuda a tomar uma decisão ao avaliar seu anúncio com o anúncio de um concorrente.
Você pode informar o preço do produto, o percentual de promoção ou até mesmo quantas pessoas já compraram ou adquiriram o seu produto. Se você possui uma farmácia, pode destacar o atendimento 24 horas por dia, se possui uma franquia de ensino de inglês, pode destacar o valor inicial dos cursos (curso de inglês, a partir de R$ 139,00 mensal) e assim por diante.
Use suas palavras-chave
Sabemos que quanto mais usamos as palavras que nossos clientes em potencial usam, mais chances temos de eles clicarem em nosso anúncio, mas nem sempre é possível identificar as palavras que irão acionar os anúncios.
Para isso existe a inserção de palavra – chave que consiste justamente na inserção da palavra-chave que ativou o anúncio dentro dela de forma dinâmica .
Se tudo correr bem, você deve ter escolhido sabiamente as palavras-chave direcionadas por sua campanha do Ads: agora você deve usá-las de forma adequada em seus anúncios.
A regra de ouro: faça com que a palavra-chave desejada apareça no título do anúncio .
Assim como em uma postagem de blog ou qualquer outro conteúdo, o título é decisivo para convencer os internautas e incentivá-los a clicar.
A presença em seu anúncio da palavra-chave que os usuários pesquisaram no Google é um sinal importante de relevância para eles:
Lembre-se de que a consistência entre o que as pessoas procuram e o que encontram é essencial.
Destaque os benefícios
Concentre-se no benefício: não se concentre nos recursos do seu produto, concentre-se nos benefícios que ele traz ao usuário. Pense sobre o problema que seu produto ou serviço resolve e crie seu título em torno disso.
Aborde sua proposta de valor exclusiva em sua cópia do anúncio. Por que alguém deveria comprar seu produto ou serviço em vez de outro? O que o diferencia? Responda a essas perguntas de forma clara e concisa, e seu anúncio será mais persuasivo.
Para fazer isso, use números como preços, descontos, número de compras, número de usuários que o escolheram e estão satisfeitos, número daqueles que compraram de você. Se você ganhou prêmios ou oferece garantias, informe seus clientes potenciais. Recomendamos que você escreva apenas coisas que sejam verdadeiras e que representem você.
Ter uma proposta de valor clara é importante para os anúncios de pesquisa. Quando alguém faz uma pesquisa online, está procurando uma solução para um problema específico. Se o seu anúncio não explicar como sua empresa resolve o problema, eles pularão imediatamente.
Estimule uma resposta (fazendo uma pergunta)
Você já notou? Cada vez que lemos uma pergunta, um mecanismo automático é acionado em nossa mente pelo qual somos levados, mentalmente, a respondê-la.
Quer administrar seu negócio em menos tempo?
Cansado de passar as noites gerenciando contas?
É possível um cruzeiro adequado para crianças?
É hora de fazer um cruzeiro pelo Caribe?
Não é verdade? É por isso que fazer uma pergunta direta no título do anúncio funciona tão bem. Títulos que usam perguntas (embora simplificados ao extremo em nosso exemplo) funcionam como ímãs naturais para nossa atenção . Se – como dissemos – estamos trabalhando para perseguir a intenção de pesquisa, então uma boa pergunta nos permite iniciar o discurso real.
Use extensões de anúncio
A resposta é sim. Para ser mais atraente, insira as extensões de anúncio, que podem ser de tipos diferentes, dependendo da finalidade.
Existem extensões:
- sitelinks para direcionar os usuários a páginas específicas do site;
- textos explicativos para propor ofertas, descontos, promoções e brindes exclusivos;
- snippets estruturados para destacar aspectos específicos e únicos de seu produto;
- a chamada para adicionar um número de telefone ao seu anúncio e aumentar as ligações para sua empresa;
- de mensagem para enviar SMS diretamente do seu anúncio;
- de locais para exibição de anúncios no endereço do escritório, no mapa e na distância que o separa da loja;
- o preço para fornecer informações mais detalhadas sobre seus produtos;
- por aplicativo para vincular seu aplicativo diretamente aos anúncios;
- uma crítica para somar aos testemunhos de quem já adquiriu o seu produto ou serviço e aumentar o nível de fiabilidade.
Seja contextual
O principal problema com muitos anúncios na rede de pesquisa é que, embora eles se concentrem na intenção de pesquisa, o benefício final para o usuário ao estimular respostas subconscientes é que eles permanecem muito genéricos.
Em muitos casos, você pode adicionar contexto aos seus anúncios reforçando a mensagem e tornando-a ainda mais eficaz.
Se você tem uma promoção ativa e o mês atual é fevereiro, não há motivo para ignorar um título como “Promoção -10% no plano mensal, em fevereiro”.
Se está a prestar um serviço à pessoa e a distribuir anúncios em várias áreas geográficas, então é hora de verticalizá-los para que possa apresentar títulos como “Marque a sua consulta em Turim”.
Se estou procurando alugar um carro em uma cidade para a qual terei que viajar a trabalho e minha consulta é “Alugue um carro em Bolonha”, um anúncio que diz “Alugue seu carro em Bolonha” ou “Alugue um carro em Bolonha, de n-Euro em fevereiro ” é pelo menos desejável.
Mais uma observação: todas as empresas locais não devem subestimar o poder da extensão de local em fornecer endereço e número de telefone em um único bloco, a fim de liberar espaço valioso no texto do anúncio.
Conclusão
Quando tudo o que temos para convencer um cliente potencial são dois blocos de títulos e uma breve descrição, o que faz a diferença é como gerenciamos a pequena quantidade de informações que podemos fornecer.
Freqüentemente, são as menores – mas substanciais – mudanças que fazem a diferença real.
Para escrever anúncios eficazes, não basta saber o número máximo de caracteres permitidos ou as palavras-chave que as políticas de publicidade permitem que você use.
Este é o ponto de partida, mas os aspectos fundamentais são a criatividade que entra no texto e a forma como ele se comunica com o usuário. Basicamente, é sobre isso:
Atraia a atenção do usuário, oferecendo-lhe o que ele procura, na hora e no lugar que procura.
- Sublinha as vantagens e benefícios oferecidos em comparação com os concorrentes;
- Indique se existem promoções ou ofertas imperdíveis;
- Informe os clientes sobre como interagir com sua empresa usando CTAs claras ;
- Crie consistência entre a página de destino e os anúncios inserindo algumas de suas palavras-chave mais significativas em ambos;
- Selecione sua página de destino com cuidado para manter um excelente nível de consistência;
- Preste muita atenção aos usuários que assistem a anúncios para celular, tomando todas as precauções recomendadas: extensões de local , extensões de chamada e versões de anúncios para celular
- Crie múltiplas variações de anúncios para comparar seu desempenho e avaliar o melhor desempenho final;
- Verifique se não há erros grosseiros no texto do anúncio antes de publicá-lo.
Como todo o mundo do marketing na web, o teste é essencial. Não há estratégia melhor do que outra sem primeiro testá-la. O melhor é fazer testes de divisão periódicos , ou seja, girar vários anúncios com apenas um elemento de diversidade, mantendo todos os outros elementos iguais. Também é uma boa ideia alternar três anúncios para cada grupo e alterar aquele com o pior desempenho de vez em quando.