Nosso Blog

Como usar o Google Ads

A publicidade on-line com o Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, é uma das maneiras mais eficazes de alcançar novos clientes e expandir seus negócios. 

No entanto, antes de começar, você precisará saber como usar o Google Ads de maneira eficaz, se deseja maximizar o retorno do investimento de seus gastos com publicidade e evitar erros comuns de quem está iniciando nessa ferramenta.

Como usar o Google Ads por Pablo Cabral

Vamos ajudá-lo a começar com este guia para iniciantes sobre publicidade no Google.

O que é o Google Ads?

O Google Ads (também conhecido como Google AdWords) é a plataforma de publicidade on-line operada pelo Google. 

É também a maior e mais amplamente usada rede de publicidade on-line do mundo, e milhões de empresas anunciam on-line usando a publicidade do Google para alcançar novos clientes e expandir seus negócios.

Os anunciantes que optarem por usar o Google Ads podem segmentar usuários em duas redes principais: a rede de pesquisa e a Rede de Display.

A rede de pesquisa se refere à publicidade paga por clique, na qual os anunciantes fazem lances para palavras-chave relevantes para seus negócios e têm a chance de exibir seus anúncios para usuários que inserem essas palavras-chave no Google durante uma consulta de pesquisa.

A Rede de Display oferece aos anunciantes a opção de colocar anúncios visuais no estilo de banner em sites que fazem parte da Rede de Display. A Rede de Display do Google atinge aproximadamente 90% dos usuários globais da Internet, um grande público potencial.

Como configurar uma conta do Google Ads

Antes de começar a anunciar no Google Ads, você precisará configurar uma conta do Ads. A configuração de uma nova conta do Ads é fácil e leva apenas alguns minutos.

Você tem a opção de criar sua conta usando uma conta do Google existente ou pode criar uma nova conta especificamente para uso com o Google Ads. 

Em seguida, você especificará alguns princípios básicos para sua conta, como localização e fuso horário. Por fim, você configurará os detalhes da cobrança, para que o Google possa cobrar com precisão todos os meses.

Para um guia completo sobre como configurar sua conta PPC do Google AdWords, aprenda a criar sua no google Ads.

Como usar o Google Ads: Otimizando a estrutura da conta

Depois de configurar sua conta do Google Ads no Google, é hora de pensar em como estruturar a própria conta do Google Ads. 

Uma estrutura lógica de conta pode ter um impacto dramático em várias métricas cruciais de PPC, como o Índice de qualidade.

Garantir que sua conta do Ads seja estruturada corretamente tem muitos benefícios, incluindo:

  • Tráfego e cliques mais relevantes
  • Índices de qualidade mais altos (e, portanto, menor custo por clique )
  • Facilitando sua conta para otimizar e manter

Se você planeja executar apenas uma única campanha, a estrutura da sua conta do Ads provavelmente será bastante simples.

Agora, se você pretende executar várias campanhas simultaneamente ou planeja fazê-lo no futuro, vale a pena considerar a estrutura ideal da conta desde o início.

A conta ideal do Google Ads é estruturada em campanhas individuais, cada uma com seus próprios grupos de anúncios.

Por sua vez, cada grupo de anúncios terá suas próprias palavras-chave, texto exclusivo do anúncio e páginas de destino.

Existem várias maneiras de estruturar uma conta do Google Ads, dependendo de suas necessidades. 

Por exemplo, você pode estruturar sua conta do Ads com base na estrutura do seu site, pelos tipos de produtos ou serviços anunciados ou por localização geográfica, se sua empresa operar em vários mercados.

Como usar o Google AdWords: Compreendendo palavras-chave

Agora que você configurou e estruturou sua conta do Google Ads, é hora de examinar os elementos fundamentais do que faz o Google Ads funcionar – palavras – chave.

Como o próprio nome indica, palavras-chave são palavras-chave ou frases que os usuários inserem no Google ao realizar uma pesquisa para encontrar as informações necessárias. 

O Google Ads funciona permitindo que os anunciantes ofereçam lances em palavras-chave relevantes para seus negócios, para que seus anúncios sejam exibidos aos usuários quando essas palavras-chave forem inseridas. 

Os anunciantes fazem lances para palavras-chave, em vez de “comprá-las”, porque o Ads funciona da mesma maneira que um leilão para garantir que não apenas os anunciantes com os maiores orçamentos possam ter sucesso com o PPC.

Pesquisa de palavras-chave para anúncios do Google

Antes de poder oferecer lances para palavras-chave, você precisa saber em quais palavras-chave vale a pena dar lances.

Por isso é importante investir tempo e atenção durante a fase de pesquisa de palavras-chave.

Existem muitas maneiras diferentes de conduzir a pesquisa de palavras-chave PPC ao lançar uma nova campanha do Ads.

As ferramentas de palavras-chave gratuitas Ubersuggest e Answer the Public são um excelente ponto de partida.

Basta digitar um termo de pesquisa para começar e a Ferramenta de palavras-chave gratuita do Neil Patel gerará uma lista abrangente de palavras-chave relacionadas ao original. Você também verá dados com o volume de pesquisa, bem como a competitividade de cada palavra-chave.

Como usar o Google AdWords: escrevendo anúncios atraentes

Depois de identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio, basta escrever anúncios de texto convincentes e persuasivos que simplesmente imploram para ser clicados.

Embora o Google Ads ofereça uma ampla variedade de formatos de anúncios diversos, os anúncios PPC baseados em texto formam o núcleo do Google Ads.

Escrever texto no anúncio é uma tarefa particularmente desafiadora, principalmente pelas restrições de espaço às quais os anunciantes estão sujeitos.

Você só tem espaço muito limitado para criar uma mensagem atraente que fale com seus clientes em potencial e os convença a clicar no seu anúncio.

Há muitos elementos a serem considerados ao escrever o texto do anúncio PPC. Sua escolha de idioma é de importância crucial e pode ter um impacto dramático no tom de seus anúncios.

Alguns anúncios aproveitam respostas emocionais , como medo ou até comédia, para tentar os visitantes a clicar neles, enquanto outros aproveitam ofertas especiais para tornar seus anúncios mais atraentes.

Bônus: 3 coisas que você precisa saber antes de começar a usar o Google Ads

#1 – Qual o seu objetivo

Saber que resultado você espera ao usar o Google Ads é realmente importante.

Isso ajudará a medir o sucesso da sua campanha e inclusive a usar os recursos específicos disponíveis para cada tipo de meta.

Se o seu negócio é um e-commerce provavelmente seu objetivo final é ver mais pessoas comprando seus produtos.

Se você possui um consultório ou clínica médica por exemplo, é provável que queira obter mais ligações ou inscrições para agendamento de consultas.

Agora, se você possui um curso online ou até mesmo é um afiliado, pode estar interessado em mais tráfego na página e consequentemente na venda do curso.

Perceba que para cada tipo de negócio, podem existir objetivos diferentes.

Da mesma maneira, no Google Ads para cada objetivo existem recursos diferentes que devem ser configurados. 

Por isso é extremamente importante ter um objetivo definido.

Para te ajudar, criei algumas perguntas que você pode responder a fim de definir sua meta:

  • Seu negócio é local ou físico?
  • Você quer acessos no site ou visitas na loja?
  • Você tem um site do seu negócio ou prefere atender pelo WhatsApp/telefone?

Acredito que ter a resposta para esses pontos, pode te ajudar a prosseguir.

#2 – Quem é o seu público alvo

Conhecer o seu público alvo é muito importante na hora de criar a sua campanha.

Através de um conjunto de informações sobre o seu público, o Google Ads segmenta  exibição do seu anúncio somente para o público qualificado para sua oferta, aumentando assim a assertividade da sua campanha.

Aqui estão algumas informações importantes:

  • Idade
  • Sexo
  • Região
  • Idioma
  • Gostos e preferências

Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio

Conheça o seu negócio profundamente. Na hora de criar os seus anúncios você poderá destacar os pontos fortes no título ou na chamada por exemplo.

Saiba se os pontos fortes estão na qualidade, no preço, na fácil localização ou até mesmo no atendimento personalizado.

Aprenda a usar o Google Ads

Se você é um novato no Google Ads e gostaria de se aprofundar e aprender como configurar uma conta do zero, como escrever anúncios incríveis, onde encontrar palavras-chave e como avaliar o sucesso em sua conta, conheça meu Curso de Google Ads

Você aprenderá como fazer o melhor uso absoluto dessa concessão, o que significará milhares de outros usuários realizando ações significativas em seu site ou negócio.

Já gerenciei mais de R$ 90 milhões em mídia e também quero ajudar você a receber novos negócios através da publicidade paga!

Você também pode estar interessado em:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Respostas