Como é a estrutura on-line do seu negócio?

No mundo de hoje, sua reputação e identidade no mercado on-line podem alavancar ou prejudicar seus negócios. Não importa muito se a informação é verdadeira ou falsa, quem você é na comunidade online se tornou realidade no mundo dos negócios. Isso é especialmente importante em um negócio em que as referências são uma grande parte do consumo do cliente. Para manter sua reputação intacta, é importante saber o que está sendo dito sobre você. Aqui estão cinco coisas que você pode fazer para garantir que sua reputação online não esteja te custando clientes e prejudicando sua reputação.

Verificar os mecanismos de pesquisa pelo menos uma vez por mês

minha empresa na internetNão é suficiente pesquisar sua empresa todos os anos (ou mesmo a cada poucos meses). Os clientes estão escrevendo sobre empresas em números recordes em sites de avaliação on-line, em blogs e mídias sociais. Para descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre você, pesquise sua empresa em todos os principais mecanismos de pesquisa. Além disso, verifique os sites da comunidade relacionados ao setor para obter menções que talvez não apareçam em um mecanismo de pesquisa importante, mas que ainda sejam relevantes para sua base de clientes. Considere a possibilidade de configurar um feed RSS ou um alerta automático para ajudar a rastrear essas informações.

O Google Alerts é uma ótima maneira de ver quando seu nome aparece nos mecanismos de pesquisa imediatamente. Para criar um alerta, acesse a página inicial do Google Alerts e digite seu nome na caixa “Criar um alerta sobre …”. Você pode selecionar se deseja receber alertas por e-mail quando seu nome aparecer, uma vez por dia ou uma vez por semana.

Reivindique seu perfil comercial

Quase todo mundo fazendo negócios hoje (incluindo clientes e consumidores em potencial) confia no poder da web para encontrar provedores de serviços e obter informações. É por isso que é importante reivindicar o perfil da sua empresa na Web e em todos os sites de mídia social. Mesmo que você não tenha nenhuma intenção de usar o Twitter para negócios, crie um Twitter usando o nome do seu negócio para que ninguém mais o faça. O mesmo serve para o Instagram e Facebook.

Ter uma política e tornar alguém responsável

avaliação na internetComo o bate-papo on-line é constante, você precisa ter um processo e uma política consistentes sobre como gerenciar sua reputação on-line. Determine quais ações de atendimento ao cliente podem ser executadas em todos os diferentes canais e faça o monitoramento desses canais como parte da política da sua empresa. Se você trabalha em um ambiente de negócios maior, designe uma pessoa encarregada de monitorar as menções on-line e responder aos comentários de acordo com a política da empresa. Este indivíduo deve ser alguém que tenha um forte conhecimento prático de redes sociais.

Distribuir Conteúdo

Uma pesquisa do nome da sua empresa que produz poucos resultados pode ser igualmente prejudicial, já que tem várias avaliações negativas. Os clientes querem confiar no que estão comprando e na empresa de quem estão comprando. Não ter informações para acessar pode desativar potenciais compradores. Certifique-se de que você está fornecendo informações sobre o seu site, sites de redes sociais e através de comunicados de imprensa, para que as pessoas possam encontrar facilmente o conteúdo. O fornecimento contínuo de informações ajudará sua identidade on-line a crescer e, por fim, irá melhorar os resultados de seus mecanismos de pesquisa.

Você também pode aproveitar o poder das mídias sociais para criar e compartilhar conteúdo e se promover como um especialista. Responda às perguntas no Twitter e participe de discussões específicas do setor no LinkedIn. Quando você criar conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nesses perfis e no Facebook.

Invista em plataformas profissionais para ajudar

Existem programas que podem ajudá-lo a monitorar e limpar sua presença on-line. Plataformas para gerenciamento de revisões on-line, visibilidade de pesquisa local e mídia social projetada para empresas. Algumas também oferecem um serviço que permite avaliar o desempenho de sua empresa em relação aos concorrentes.

Pode valer a pena investir nessas ferramentas para ajudá-lo a monitorar e limpar sua presença on-line.

Saber o que está sendo dito on-line sobre você e sua empresa é tão importante quanto ter certeza de que há o suficiente. Aproveite o tempo para realizar pesquisas regulares sobre o nome da empresa e verifique se você tem bastante conteúdo positivo on-line.

É também de suma importância ter uma política para responder à avaliações negativas. Abordo sobre como responder essas avaliações de seus clientes/consumidores nesse artigo