Google Adwords ou Google Ads: o que é e como utilizar

O que é Google Ads e como Utilizar

Sumário

Google Adwords é a ferramenta de anúncios do Google, que oferece uma posição de destaque nas páginas de busca. Entenda mais sobre ela e como pode ser útil para seus clientes te encontrarem. 

Ao fazer qualquer tipo de busca pelo Google, você já deve ter reparado em alguns anúncios que aparecem em destaque na parte superior da página. 

Pois é, esses anúncios não são aleatórios. Eles aparecem justamente por se relacionarem com a sua busca e porque os anunciantes pagaram por aquele espaço. 

É por isso que o Google Ads é uma das formas mais utilizadas para fazer anúncios on-line, com grandes chances de alcançar clientes certos. 

Quer descobrir mais sobre o Google Ads?  Acompanhe o texto conosco e descubra como a ferramenta pode ajudar o seu negócio. 

O que é Google Adwords?

O Google Adwords, ou popularmente conhecido como Google Ads, é uma plataforma destinada para publicidade digital. 

Assim, os anúncios são exibidos com destaque nas páginas de busca, com links patrocinados. Quando uma pessoa utiliza uma palavra-chave para pesquisar algo, os anúncios relacionados com aquele assunto irão aparecer para ela. 

O grande diferencial não é apenas o alcance e a possibilidade de expansão, mas sim, o trabalho focado em públicos certos. 

Ao contrário de uma publicidade comum que chega para um público amplo, no Google Ads o anúncio será direcionado para quem procura por algo relacionado à ele. 

Ou seja, temos uma segmentação que proporciona alcançar o que chamamos de audiência qualificada, que possui mais chances de se tornar um cliente. 

Dessa forma, se o seu produto se relaciona de alguma forma com a pesquisa feita por uma pessoa, seu anúncio irá aparecer em pontos estratégicos da página. 

Outra possibilidade oferecida pela ferramenta, são os banners e vídeos que aparecem em sites parceiros do Google. Saiba mais a seguir. 

Anúncio em rede de pesquisa

Esses são os anuncio que já mencionamos, que ficam localizados nas páginas com os resultados de uma pesquisa. 

Assim, com determinada palavra-chave sendo buscada, o anúncio relacionado irá aparecer em destaque na parte superior e também no final. 

É possível notar que nesse caso eles possuem o aviso de “Anúncio” ao lado, o que indica que é um link pago. 

Nessa opção, você só realiza o pagamento quando o cliente clica no link patrocinado. 

Anúncio em rede de display 

Anúncios em redes de display é uma forma de publicidade que você provavelmente já encontrou muitas vezes pela na internet. 

Nesta opção, o anúncio pode aparecer em forma de banner ou mesmo texto, nas partes superiores, inferiores ou laterais de site, blogs, portais de notícias e vários outros. 

Além disso, existem aqueles anúncios que são direcionados para a caixa de entrada do Gmail.

Anúncio no Youtube 

Anúncios no Youtube já se tornam algo bem comum na plataforma, aparecendo antes e ao longo do vídeos. 

Dessa forma, você também pode criar campanhas para serem veiculadas em vídeos da plataforma, podendo criar a segmentação adequada com os interesses e perfil do público alvo. 

Nesse caso também as cobranças são feitas de acordo com as interações feitas nas campanhas, como cliques em links. 

Anúncio em aplicativos

Dispositivos móveis já são objetos indispensáveis no dia a dia de todo mundo, por isso é tão importante pensar em campanhas voltadas para o mobile. 

Assim, você também pode criar campanhas específicas para a experiência em smartphones e caso seu negócio tenha um aplicativo próprio isso também pode ser promovido. 

Como funciona o Google Adwords?

Como já percebemos, em páginas de busca, o Google Ads posiciona anúncios pagos que são relacionados com a palavra-chave que foi buscada. 

Contudo, a organização dos anúncios não funciona de forma simples e pode depender de alguns fatores. 

Por isso, é tão importante entender esse sistema, para que você potencialize ainda mais seus anúncios na plataforma. 

Assim, em um momento de busca, o Google Ads realiza uma espécie de leilão da palavra-chave pesquisada, para escolher quais anúncios serão exibidos.

Dessa forma, todos os anúncios qualificados vão participar desse processo, que não só determina sua presença, como também sua posição na página de busca. 

Assim, na primeira etapa, o Google Ads elimina todos os anúncios não qualificados, que diz respeito sobre os que foram reprovados ou que possuem segmentação de locais diferentes. 

Em seguida, os anúncios que passaram por essa etapa, são direcionados para uma classificação junto com seus correntes. 

Essa classificação de anúncio, chamada de Ad Rank, é baseada em dois princípios básicos: o lance máximo de CPC (custo por cliente) e o Índice de qualidade. 

Basicamente uma união do valor que você está disposto a pagar e a qualidade do seu anúncio, que engloba palavras-chave e landing page, por exemplo.

É por isso que nem sempre fazer grandes investimentos, significa conseguir uma posição melhor. 

Se o seu cliente tem um custo por cliente maior que o seu, mas um índice de qualidade inferior, pode ser que seu anúncio tenha uma classificação maior. 

Portanto, no final do processo, nas páginas de busca, os links patrocinados aparecem no topo, antes das buscas orgânicas. 

Para que serve o Google Adwords?

Assim, se você está em busca de atrair mais clientes para o seu negócio ou serviço, fazer anúncios no Google Adwords é uma boa opção. 

A ferramenta funciona basicamente como uma forma de publicidade paga, que encontra caminhos certos para cada tipo de anúncio. 

Desse modo, ao colocar seu serviço em uma página de busca relacionada à ele, o Ads está mostrando o que você tem a oferecer, para pessoas possivelmente mais interessadas. 

A proposta do Google Ads é justamente fazer uma publicidade mais assertiva, que irá encontrar clientes em potencial durante momentos de dúvidas com as buscas. 

Para um negócio, a ferramenta serve como uma forma de visibilidade para expandir a marca, alcançando pessoas certas. 

É justamente por isso que pode ser considerado um serviço vantajoso, já que troca o alcance genérico de publicidades comuns, por uma atuação focada no seu público ideal. 

Como utilizar o Google Adwords?

Agora que você já como o Google Ads pode ajudar na sua estratégia digital, entenda mais como é feito um anúncio na plataforma. 

O processo em si é bem simples e irá se dividir em quatro etapas: 

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo de qualquer estratégia de publicidade, é determinar qual o seu objetivo com ela. 

E no Google Ads não é diferente. Você quer receber mais visitas no site ou atrair visitantes para a sua loja física? 

Assim, você deve escolher o propósito da campanha para compor aquele anúncio, que quando estiver ativo irá direcionar adequadamente as pessoas que clicarem nele. 

Em seguida, é hora de determinar o alcance da sua publicidade. Você pode escolher entre um alcance local, como seu bairro ou cidade, e até mesmo alcance global. 

Claro que esse fator também irá depender do que você oferece e qual o seu modelo de negócios. Feito isso, a plataforma saberá te indicar para pessoas de acordo com a localização delas. 

A próxima etapa diz respeito sobre a imagem atrativa que você deve passar. Por isso, é importante acrescentar mensagens interessantes e imagens chamativas. 

O último passo é definir o orçamento que você está disposto à pagar. Lembrando que os valores não passam do preço determinado, sendo possível fazer ajustes e pausas facilmente. 

Outro ponto interessante, é que o Google Ads te dará resultados aproximados de acordo com o valor que você determinou. Assim, é possível ter noção de como o anúncio irá se sair.

Por fim, com seu anúncio aprovado, ele irá aparecer na página de buscas relacionadas e você irá pagar pelos resultados, como nos cliques no site.

 

Como criar a sua conta no Google Adwords

Você já sabe como o Google Adwords funciona e até mesmo como criar um anúncio na plataforma, porém, o passo inicial é fazer uma conta. 

Porém, você não precisa se preocupar, criar uma conta no Google Ads é bem fácil e já vamos te explicar como. 

O primeiro passo é ter um endereço de e-mail para o seu negócio. Assim, na página inicial do Google Adword você deve clicar no botão “Começar Agora”. 

Nessa etapa, o sistema irá te pedir para fazer login. Se você já possui uma Conta Google, faça o login normalmente. Caso ainda não tenha, se cadastre. 

Com a Conta Google você já tem acesso direto ao Google Ads de forma bem simplificada, por isso, é recomendado já utilizar o e-mail da empresa para facilitar o processo. 

Lembrando que o Google fornece um passo a passo a ser seguido e você precisará preencher alguns dados. 

Já com a conta logada, você pode começar a fazer os anúncios e acessar também as configurações da conta. 

Faça seu anuncio no Google Adwords

Como já mencionamos acima, fazer um anuncio no Google Ads pode ser a alternativa certa para ter um bom alcance e encontrar as pessoas certas. 

Entenda mais sobre as vantagens que a ferramenta oferece e como evitar possíveis erros que podem prejudicar sua estratégia. 

Por que anunciar

Alcance

O primeiro grande benefício, sem sombra de dúvidas, é o alcance e grande potencial que a ferramenta Google possui. 

Estamos tão habituados a utilizá-lo diariamente que nem reparamos em quantas vezes abrimos o buscador para encontrar alguma informação, descobrir serviços e afins. 

É por isso que a plataforma se torna um local ideal para ter anúncios. Quando uma pessoa busca por algo, ela está mais aberta para cogitar soluções. 

Sendo assim, se o seu produto ou serviço possui a capacidade de resolver essa necessidade, as chances dela se tornar cliente são maiores. 

Segundo o levantamento do “State of Search Brasil 2020”, o Google é o meio mais utilizado pelos brasileiros na hora de buscar informações sobre serviços. 

Ou seja, com tamanha popularidade, apostar no Google Ads pode ser a forma mais certeira de encontrar o seu público ideal. 

Segmentação 

Como já foi explicado, o anúncio feito no Google Ads é melhor direcionado, não sendo uma campanha tão ampla e com pouco foco. 

Dessa forma, é possível alcançar um público certo em momentos de interesse que favorecem o fechamento de uma compra, por exemplo. 

Portanto, ao criar um anúncio na ferramenta, existem algumas segmentações que ajudam a tornar essa atuação mais direcionada. 

A primeira delas é a palavra-chave, fundamental para encontrar páginas e assuntos que se relacionem com o que está sendo ofertado. 

Outra possibilidade, é selecionar o tópico ou canal, em que você escolhe os sites em seu anúncio irá aparecer. 

Além disso, existem outras várias possibilidades, como localização, idade, idioma e até por tipos de dispositivos. 

Investimento controlado 

Para quem irá gastar dinheiro com a publicidade, a possibilidade de ser cobrado apenas quando houver cliques no anúncio é ainda mais vantagem. 

Da mesma forma, o anunciante tem total controle dos gastos, conseguindo administrar o quanto será investido por dia e por campanha. 

Mensuração dos resultados

Não adianta nada fazer qualquer tipo de campanha se você não fazer um monitoramento constante para saber o que está ou não funcionando. 

E com o Adwords você recebe as informações de interação do público, contabilizando todas as impressões e cliques. 

Além disso, temos a possibilidade de acompanhamento que pode gerar outros anúncios por meio do remarketing. 

Com o acesso à esses dados, você pode descobrir quais estratégias estão funcionando e priorizar o seu investimento naquelas que possuem mais sucesso e tentar consertar as que não se deram tão bem. 

Dicas para não errar no seu anúncio

Uma boa estratégia para conseguir um retorno positivo do Adwords é procurar utilizar todos os recursos disponíveis para ter um anuncio completo e mais qualificado. 

Na hora de determinar os investimentos, procure dividi-los entre as campanhas direcionadas, que sejam de fácil controle. 

Quanto melhor você conseguir segmentar uma campanha, com um recurso bem definido e conseguindo fazer o acompanhamento, se torna mais simples para fazer algum tipo de alteração. 

Aproveite também para utilizar todo o espaço disponível para o anúncio, faça uma boa descrição e utilize imagens de qualidade. 

Você pode optar por fazer dois anúncios por grupo de palavras, com isso, é possível ter um comparativo do desempenho. 

Outro detalhe é prestar bastante atenção a localização e idioma. Não perca tempo anunciando em locais que não são possíveis de atender e com um público que não será, de fato, abarcado pelo seu serviço. 

Principais erros

Dentre os erros que podem atrapalhar no bom desempenho de campanhas no Google Ads, existem dois que se destacam. 

O primeiro deles é a falta de planejamento. Antes de colocar um anúncio para o público, você precisa ter em mente o que deseja com ele, e claro, quanto irá gastar. 

Por isso, é preciso ter metas claras e traçar uma forma de ação para alcançá-las. Dentro disso, é importante estudar o cenário, comparar dados e se preparar para um acompanhamento futuro. 

Outro ponto importante, é ter noção sobre etapas do funil de venda e em quais delas o seu público se encaixa. 

Ele já está pronto para ser direcionado para uma compra? Ou existe algum conteúdo de valor que posso entregar para criar um vínculo?

Assim, você precisa saber se aquele cliente já está pronto para realizar alguma compra e se o seu site está otimizado para isso. 

O que nos leva a um terceiro fator. Mesmo com uma campanha bem feita, seu cliente pode encontrar dificuldades em navegar ou conseguir informações no site de destino. 

Por isso, é importante se certificar que seu site está adequado para evitar níveis elevados de saídas, sem compras finalizadas e abandono de carrinho. 

Curso do Google Adwords

O Google além de oferecer várias ferramentas que são úteis do nosso dia a dia, também já conta com cursos on-line voltados para o uso de seus próprios serviços. 

Esse é o caso do Academy for Ads, Analytics Academy e o Digital Academy. Todos disponíveis gratuitamente e com certificados. 

Assim, no curso do Google Ads, você aprende a fazer bons anúncios e também a fazer a otimização adequada para diferentes plataformas. Sempre em busca de conseguir resultados satisfatórios. 

O curso possui vários tópicos, indo desde o básico até estratégias que são mais avançadas, fazendo com que o usuário percorra um caminho de aprendizado. 

O processo é todo organizado por caminhos, sendo assim, você pode escolher quais assuntos estudar primeiro, sempre com acesso à vídeos e páginas explicativas. 

Conclusão 

Para quem deseja investir em publicidade para um negócio, o Google Adwords é uma ferramenta completa que apresenta boas possibilidades de alcance. 

Com um planejamento adequado, é possível alcançar um público certo, que estará mais preparado para se tornar um cliente em potencial. 

Nos anúncios do Ads, o seu produto ou serviço pode aparecer em páginas de busca com as palavras-chave relacionadas e até em banners em sites. 

Dessa forma, com um monitoramento de fácil acesso, você consegue determinar os investimentos adequados e saber quais estratégias estão funcionando. 

Sendo assim, utilizar o Ads pode ser uma estratégia mais assertiva e vantajosa. Já que a segmentação permite alcançar o público certo, que pode estar em busca do que você oferece. 

Portanto, se você está cogitando desenvolver estratégias de publicidade on-line, não pode deixar de considerar o Google Adwords com uma ferramenta certa para impulsionar seu negócio. 

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *