Conta Google: como criar e gerenciar a sua

O que é Google e como Utilizar

Sumário

A conta Google é a forma prática de acesso à todos os serviços que são disponibilizados pelo Google. Entenda mais como ela funciona. 

Você já deve ter reparado que vários serviços que o Google oferece possuem a opção de login, seja o Youtube, Gmail e o Google Maps, por exemplo. 

Com esse mecanismo, o Google permite que o seu usuário registre uma única conta que possibilita o uso e integração de suas várias ferramentas. 

Assim, você consegue ter uma experiência personalizada nos vários serviços do Google que podem te ajudar no dia a dia. 

Além disso, você pode acessá-los em diferentes aparelhos, o que facilita o seu acesso independente de onde esteja. 

E claro, com a possibilidade de sincronização, ferramentas que se complementam podem otimizar ainda mais sua experiência. 

Dessa forma, a partir do login, você pode contar com recursos úteis que vão te ajudar a economizar tempo e facilitar sua vida. 

Por isso, se você tem interesse em criar uma conta Google para ter acesso à todas essas oportunidades oferecidos pelo sistema, acompanhe a leitura e descubra como criar sua conta. 

Passo a passo para criar a sua conta Google

A primeira etapa para conseguir criar sua conta no Google é acessar a página do buscador. Se no caso o navegador for o Google Chrome, ela provavelmente já estará aberta. 

Assim, na página do Google, você irá notar que existe um botão azul localizado no canto superior direito, escrito “Fazer login”. É só clicar e seguir para a segunda etapa. 

Com a página que foi aberta, você verá a opção de fazer login. Contudo, logo abaixo do campo de preenchimento de e-mail terá a opção “Criar conta”, assim, clique nela.

Logo em seguida, terá um pequeno campo com as alternativas de criar conta “Para mim” ou “Para gerenciar meu negócio”.

Independente de qual opção escolher, as configurações serão bem parecidas, sendo assim, você não precisa se preocupar e pode seguir as mesmas etapas. 

Portanto, você deve seguir para a página com o preenchimento dos dados necessários. Você deve informar nome, sobrenome, o endereço de usuário e uma senha forte.

Ao clicar em “Próximo”, você é redirecionado para a etapa de segurança, com outros dados importantes para a conta. 

Então, preencha com um número de telefone de fácil acesso, para fazer a verificação, e um e-mail que pode ser usado para recuperar a conta. 

Nesse momento, também podem ser pedidos a sua data de nascimento e o gênero com o qual você se identifica. 

Dessa forma, ao clicar em “Próximo”, você é direcionado para a página de Privacidade e Termos, ou seja, onde se encontra todos os termos de uso. 

É sempre recomendado fazer uma leitura cuidadosa de todas as informações que são encontradas ali. 

Por fim, ao concordar todos os termos, é só clicar em “Confirmar” e sua conta Google estará criada. 

Para acessá-la e fazer qualquer tipo de configuração mais avançada é só clicar no ícone com a inicial do seu nome no canto direito superior. 

Além disso, no menu que se encontra ao lado do ícone, você pode visualizar todas as ferramentas Google que estão disponíveis para o seu uso. 

Agora você já pode utilizá-las e fazer o login em outros dispositivos para realizar a sincronização. 

Como criar a conta Google sem Gmail

Pode até parecer estranho, mas ter uma conta no Google não significa necessariamente ter um endereço Gmail. 

Isso porque a conta Google e o Gmail são coisas diferentes. Assim, você pode utilizar outro endereço de e-mail para fazer login nas ferramentas do Google. 

Para utilizar um e-mail que já existe você pode começar com os passos bem parecidos aos que já ensinamos acima. 

Dessa forma, vá até a opção “Fazer login” no canto superior direito da página do Google, e em seguida, clique em “Criar Conta”. 

Logo depois, é só preencher as informações solicitadas com o nome e uma senha forte. Contudo, no campo reservado para preencher o endereço de usuário, é só clicar na opção “Usar meu endereço de e-mail atual em vez disso”.

Então, é só colocar um e-mail já em uso e de sua preferência e, por fim, fazer a confirmação de acordo com o código que foi enviado. 

Contudo, ainda assim, você deverá preencher outras informações como número de telefone e data de nascimento, por exemplo. 

Ao final, você poderá fazer o login no Google com um e-mail que não seja do Gmail. 

Como gerenciar a sua conta Google

Com a conta já criada, você verá que existem inúmeras possibilidades de configurações. Para verificar é só clicar no ícone com sua letra inicial e ir em “Gerenciar sua Conta Google”. 

Na página inicial de gerenciamento, você poderá notar várias informações importantes sobre a sua conta. 

Entre as possibilidades temos a privacidade e personalização, check-up de privacidade, a capacidade de armazenamento da conta e entre outros. 

Além de contar com outras abas que direcionam para dados de segurança, informações pessoais e compartilhamentos. 

Da mesma forma, clicando no mesmo ícone, você pode selecionar qual conta deseja usar para determinada atividade. 

Lembrando que você pode permanecer conectado em mais de uma conta ao mesmo tempo. 

Contudo, existem algumas outras opções que podem user úteis para você que está começando a ter uma conta do Google ou teve alguma dificuldade com a sua. 

Portanto, separamos em algumas etapas abaixo os processos que podem te ajudar nesse momento. Confira. 

Como saber se já tenho uma conta Google

Se você decidiu criar uma conta do Google, mas não tem certeza se já havia utilizado algum login em suas ferramentas, você pode verificar antes de criar a conta em si. 

Assim, caso você já tenha feito um registro em determinado momento, pode voltar a utilizá-lo sem precisar refazer o processo. 

Então, vá a até o botão de “Fazer login”, sempre localizado no canto superior direito da página inicial do Google. 

Em seguida, é só você preencher com um e-mail que já utiliza o campo de “Login” e clicar em próximo. 

Sendo assim, se esse e-mail não for registrado, irá aparecer a mensagem alertando que não foi possível encontrar a conta. 

Contudo, se já for cadastrado, você seguirá para a etapa seguinte que irá pedir pela senha da conta. 

Caso você não se lembre, é só seguir os passos para a recuperação de conta. 

Como gerenciar mais de uma conta Google

Se você mantém mais de uma conta do Google, saiba que é possível alternar entre elas sempre que for utilizar alguma ferramenta do Google ou aplicativo do Google Play. 

Assim, no caso do aplicativo do Google Play você pode selecionar outra conta clicando na foto de perfil ou ícone com a letra do nome, no canto superior direito. 

Em seguida, ao abrir as opções, é só escolher com qual conta deseja fazer os próximos procedimentos com os aplicativos do celular. 

Um processo parecido também pode ser feito no site do Google Play em um computador. Você pode alternar a conta clicando no ícone da foto no canto superior direito da página. 

Porém, se você utiliza um aparelho Android, também é possível manter mais de uma conta logada no aparelho. 

Para isso, vá até as configurações do sistema, selecione a opção “Conta” e clique em “Adicionar Conta”.

Logo depois, é só fazer o login normalmente com e-mail e senha. Por fim, siga para a página de dados e selecione quais ferramentas deseja sincronizar com seu smartphone. 

Desse modo, você não precisa adicionar todo os serviços disponíveis, mas apenas aqueles que vão ser úteis, como o Drive, Agenda e entre outros. 

Como recuperar uma conta Google

Esquecer as informações de uma conta pode ser bem comum, é por isso que o Google oferece várias alternativas para recuperar o acesso. 

Assim, em caso de senhas perdidas, existe um passo a passo com perguntas para conseguir verificar se é realmente a pessoa que está tentando recuperá-la. 

Então, ao seguir as etapas e conseguir responder todas as questões levantadas é só definir uma nova senha forte para a conta. 

Entretanto, se no caso, você não se lembrar do endereço de e-mail em si, as etapas podem ser diferentes. 

Para isso, você vai precisar seguir o passo a passo e utilizar o número de telefone cadastrado na conta. 

Outra opção, é usar o endereço de recuperação de conta informado no momento de cadastro. Siga as instruções e informe também o nome completo da conta. 

Porém, em outros casos, como recuperar uma conta excluída e não conseguir fazer login por outros motivos, o Google possui etapas específicas de recuperação. 

Da mesma forma, caso desconfie que alguém está utilizando seu e-mail, o Google oferece as opções de serviços invadidos. 

Posso ter mais de uma conta Google?

Como informamos acima, é possível utilizar mais de uma conta Google ao mesmo tempo e gerenciá-las em um mesmo dispositivo. 

Portanto, é possível ter várias contas dependendo da sua necessidade e mantê-las ativas em seus aparelhos. 

Para isso, é só fazer o cadastro de cada uma ou utilizar um e-mail já existente. 

Em qualquer caso, é só clicar no ícone com sua foto ou letra inicial do nome no canto superior direito da página do Google. 

Nesta aba, você encontra a opção “Adicionar outra conta”. Assim, é só realizar o login normalmente. 

Quais são as ferramentas disponíveis na conta Google?

Ter uma conta Google te permite ter uma experiência completa nas ferramentas disponíveis, com serviços personalizados. 

Além de opções como o Gmail e o Youtube, ao acessar a aba ao lado do ícone de conta e clicar em “Mais do Google”, você pode conhecer as inúmeras ferramentas disponíveis para sua conta. 

Então, de forma bem fácil, você pode acessar os aplicativos da organização, de trabalhos e até funções para contas comerciais. Conheça mais sobre alguns deles a seguir. 

Organização: Google Fotos e Google Agenda

Para quem precisa daquela ajuda para conseguir organizar várias tarefas e até mesmo arquivos, o Google possui ferramentas apropriadas para isso. 

Assim, você consegue armazenar e manter todas as suas fotos ordenadas da melhor forma que preferir com o Google Fotos. 

Porém, se você precisa organizar seus compromissos e compartilhar eventos, o Google Agenda possui uma interface editável e notificações. 

Da mesma forma, você encontra o Contatos e o Keep, que arquiva lembretes em notas e áudios. 

Trabalho inteligente: Drive e Documentos Google

Já para as pessoas que precisam de serviços para ajudar e colaborar com o trabalho, as opções de trabalho inteligente podem ser úteis. 

O Drive é a ferramenta que permite armazenar vários arquivos, inclusive, aqueles mais pesados, além de poder compartilhá-los. 

E o Documentos Google é a ferramenta de edição de textos que também possui a opção de compartilhamento de forma rápida. 

Além disso, você pode utilizar o Planilhas e Apresentações que, do mesmo modo, mantém os arquivos em uma forma on-line e fáceis de compartilhar. 

Pesquisa: Maps e Google Tradutor 

Outra opção que pode ser bem útil no dia a dia, são as ferramentas de pesquisa que vão além do buscador tradicional. 

Ou seja, nela você também encontra o Maps, com navegação GPS, rotas e as imagens reais de ruas e avenidas. 

O Google Tradutor já é um serviço conhecido e que te permite traduzir textos e escutar pronúncias em vários idiomas diferentes. 

Negócios: Google Analytics e Google Meu Negócio

As opções de negócios do Google são ótimas ferramentas e praticamente indispensáveis para quem tem uma empresa. 

Assim, com o Analytics é fácil acompanhar o desempenho do seu site, recebendo relatórios completos sobre a experiência de quem o visita. 

Já o Google Meu Negócio é fundamental para chamar a atenção do público que busca pela sua empresa no Google.

Outras opções são o Google Ads e AdSense que estão relacionados com as campanhas na plataforma. 

Conclusão

Como percebemos, o Google possui inúmeras ferramentas que podem facilitar vários processos do nosso dia a dia. 

Seja com serviços que contribuem para agilizar serviços, ou com aquelas que vão te ajudar a ter um bom posicionamento on-line. 

Contudo, em todos os casos, ter uma conta Google é um passo principal para conseguir processos mais completos e específicos para sua demanda. 

Seja com um Gmail ou outro e-mail cadastrado, você consegue ter acesso fácil a informações e serviços importantes para suas tarefas. 

Em todos os casos, existem medidas de proteção para manter a privacidade e segurança de seus dados. 

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *