Como divulgar no Google Ads e gerar mais receita para o seu negócio

Descubra como executar sua primeira campanha de anúncios e divulgar no Google Ads como ninguém.
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Sumário

Uma campanha PPC bem executada pode ser crucial para as conversões e receitas gerais de um anunciante.

Qual a melhor maneira de encontrar clientes em potencial do que quando eles pesquisam no Google dizem exatamente o que procuram?

No entanto, como você paga por cada clique que obtém de seus anúncios, uma campanha PPC mal gerenciada pode custar mais (às vezes muito mais) do que a receita que gera.

O público-alvo e as mensagens são exclusivos para o seu negócio, mas existem algumas táticas básicas que funcionam consistentemente em campanhas PPC, independentemente do setor.

Não há solução mágica para uma campanha de PPC saudável e produtiva, mas há muitas alavancas que você pode ajustar para maximizar seus resultados.

Descubra como, nesse artigo. Abordarei um tutorial de como executar sua primeira campanha de anúncios e divulgar no Google Ads como ninguém.

O que é Google Ads e qual a vantagem desse tipo de mídia?

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O Google Ads é uma ferramenta poderosa quando se trata de anunciar uma empresa online. O que o torna tão incrível? Abaixo estão alguns dos benefícios que as empresas desfrutam na plataforma de marketing pago do Google:

O Google Ads é uma ferramenta poderosa quando se trata de anunciar uma empresa online. O que o torna tão incrível? Abaixo estão alguns dos benefícios que as empresas desfrutam na plataforma de marketing pago do Google:

Segmentação precisa

Com as amplas opções de segmentação do Google, os proprietários de negócios podem garantir que seus anúncios sejam exibidos apenas para clientes em potencial. Os proprietários de empresas podem filtrar seu público com base na localização geográfica, idade, palavras-chave e muito mais. 

Além disso, eles também podem escolher a hora do dia em que seus anúncios serão exibidos ao seu público-alvo. Um exemplo comum que muitas empresas usam é exibir anúncios apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Isso geralmente ocorre porque as empresas fecham ou ficam mais lentas nos fins de semana. Isso pode ajudar a maximizar os gastos com publicidade.

Isso é particularmente benéfico para empresas locais. Estudos mostram que 50% dos usuários móveis que pesquisaram localmente em seus smartphones acabaram visitando uma loja em menos de um dia, dando às empresas locais uma vantagem para chamar a atenção das multidões por estarem na porta.

Dispositivos específicos de destino

O Google Ads permite que as empresas escolham o tipo de dispositivo em que seus anúncios serão exibidos. Para a rede de pesquisa, você pode escolher entre desktops, tablets e dispositivos móveis. 

Na rede de display, as empresas podem ir um passo além e direcionar dispositivos específicos como iPhones ou Windows. Os ajustes de lance permitem que você aumente ou diminua automaticamente os lances em dispositivos com maior probabilidade de conversão em seu site.

Dica: examine dados de conversão e comércio eletrônico no Google Analytics para saber onde concentrar mais dos seus investimentos.

Pague apenas pelos resultados

Este é sem dúvida o benefício mais popular de anunciar no Google Ads. Com o Ads, as empresas pagam apenas por cliques em seus anúncios, não por postagens. Isso é chamado de modelo de publicidade pay-per-click (PPC). Dessa forma, as empresas economizam dinheiro pagando apenas quando um usuário realiza a ação de acessar seu site.

Monitoramento de desempenho

O Google Ads permite que as empresas acompanhem o desempenho de seus anúncios. Isso significa que você pode acompanhar o número de usuários que visualizam e clicam em seu anúncio. O Ads também permite que você acompanhe o número de usuários que realizam as ações desejadas após visualizar o seu site.

De acordo com uma notícia divulgada na revista Exame, as empresas ganham em média R$ 5,25 a R$ 12,75 para cada real gasto no Ads. 

Em um momento como este, usar o Google Ads como parte de sua estratégia de marketing online só pode trazer resultados positivos. No entanto, nem sempre é o caso em todos os setores. A melhor maneira de descobrir se o Ads será lucrativo para sua empresa é testando-o.

Se você não sabe como configurar sua conta e como usar o Ads de maneira lucrativa, este guia o ajudará a fazer isso.

O que você deve saber antes de embarcar no uso do Google Ads

Fotos de Pessoa feliz computador, imagem para Pessoa feliz computador ✓  Melhores imagens | Depositphotos®

A publicidade paga por clique é uma ferramenta poderosa, mas apenas quando usada de forma inteligente. Antes de embarcar no processo de criação de sua conta do Ads, você precisa determinar suas metas. Embora “mais vendas” possa parecer uma grande meta, a publicidade online exige que você seja mais específico.

É muito improvável que alguém que visite seu site pela primeira vez faça uma compra. As vendas online são mais sobre como construir e manter uma relação de confiança com seu consumidor. 

Por esse motivo, pode haver várias metas para uma empresa usar o Ads. Por exemplo:

  • Gerar vendas
  • Inscrições
  • Inscrições por e-mail
  • Geração de leads
  • Aumente o conhecimento da marca e valor de recall

Embora seja perfeitamente normal ter mais de um objetivo, lembre-se de que você precisará executar campanhas diferentes para atingir objetivos diferentes (vamos chegar lá). 

Além de identificar seu objetivo, existe outro pré-requisito muito importante para anunciar no Ads, ou seja, ter uma página de destino.

Página de destino

Uma página de destino é um URL ou página da web que um usuário “acessa” ao clicar em seu anúncio. Uma página de destino é uma página autônoma, separada do seu site principal, projetada para se concentrar em uma meta específica.

Uma boa página de destino é crucial para o sucesso de sua campanha do Ads. Uma página de destino bem projetada e otimizada converterá os visitantes em clientes potenciais ou até mesmo em clientes.

Lembre-se dos seguintes pontos ao projetar sua página de destino:

  • Páginas de entrada direcionadas: crie páginas de entrada individuais para ofertas individuais. Uma página de destino que se concentra em vários objetivos pode acabar confundindo seus visitantes.
  • Frase de chamariz: lembre-se de incluir e destacar adequadamente o botão de frase de chamariz desejado em sua página de destino.
  • Otimização móvel: com o número cada vez maior de usuários móveis na Internet, é crucial garantir que sua página de destino seja otimizada para dispositivos móveis.
  • Cumpra o que você promete: sua página de destino deve entregar todas as promessas feitas em seu anúncio. Por exemplo, se seu anúncio fala sobre um desconto, certifique-se de que a página de destino tenha esse desconto.

Saiba mais sobre como projetar páginas de destino de alta conversão.

Agora você deve ter uma lista de metas definidas e páginas de destino dedicadas que o levarão a cada uma delas. Agora é a hora de criar sua conta do Google Ads.

Como divulgar no Google Ads em 8 etapas

Google Adwords – tudo que você precisa saber - WE3

Etapa 1: Crie sua conta

Tudo que você precisa fazer é ir para o site do Google Ads e se inscrever com sua conta do Google. Se você não tiver uma Conta do Google, precisará criar uma. Não se preocupe, não deve demorar mais do que alguns minutos.

Depois de inserir os detalhes necessários, você será levado à próxima página para criar sua primeira campanha. Aqui você pode escolher seu orçamento, público-alvo, definir seus lances e escrever sua cópia do anúncio.

Etapa 2: Defina seu orçamento

Como você pode ver, definir um orçamento é a tarefa mais importante da lista. Definir o orçamento diário garantirá que você nunca exceda seus limites de gastos. A melhor maneira de calcular seu orçamento diário é primeiro entender quantos visitantes sua página de destino pode converter em clientes. Se você está apenas começando, pode trabalhar com médias.

De acordo com estudos liderados pela WordStream, empresa norte americana, a taxa média de conversão entre setores é de 2,35%. Isso significa que, em média, apenas 2,35% dos usuários realizam as ações desejadas após clicar em um anúncio. Ao considerar a taxa de conversão média do seu setor, você pode determinar quanto deseja gastar com cada visitante. Isso também é chamado de custo por aquisição (CPA).

Depois de escolher a moeda e o orçamento desejados, clique em Salvar e vá para a próxima etapa.

Etapa 3: Selecione seu público-alvo

Nesta etapa, você pode especificar a localização geográfica de seu público-alvo. Esse recurso garante que seu anúncio seja exibido apenas para usuários que pesquisam usando as palavras-chave para as quais você está licitando (mais sobre isso mais tarde) e que estão presentes na localização geográfica que você especificou.

Ao usar a opção de pesquisa avançada, você tem acesso a “segmentação por raio“. A segmentação por departamento permite que você segmente um determinado raio de seu código postal. Dependendo da natureza do seu negócio, convém segmentar países inteiros ou apenas cidades se estiver vendendo algo localmente. Você pode até definir diferentes ajustes de oferta por raio de destino. Por exemplo, talvez você queira definir lances maiores em um raio de 10 km, mas menores em um raio de 30 km.

Etapa 4: Escolha uma rede

A próxima etapa é escolher entre a rede de pesquisa e a Rede de Display do Google. A rede de pesquisa coloca seus anúncios nas SERPs do Google, enquanto a rede de display exibe seu anúncio em qualquer site que exiba anúncios.

Para iniciantes e pequenas empresas, é recomendável que você use a rede de pesquisa, pois ela exibe seus anúncios para usuários que estão procurando especificamente por palavras-chave relevantes para o seu negócio. Os anúncios gráficos podem ser ótimos para branding, retargeting e, normalmente, têm um CPC muito mais baixo. Mas eles também não são orientados por consulta.

Etapa 5: Escolha suas palavras-chave

Palavras-chave são termos de pesquisa ou frases que um usuário insere na caixa de pesquisa do Google ao realizar uma pesquisa. O Google permite que você escolha entre 15-20 palavras-chave que podem acionar a exibição do seu anúncio nas SERPs. Não se preocupe, você sempre pode adicionar mais palavras-chave posteriormente.

É recomendado que você escolha algumas palavras-chave que você tem certeza que trarão resultados , em vez de escolher 20 que você possa achar relevantes. Dito isso, preste atenção também aos volumes de pesquisa para as palavras-chave que você escolher. Embora possa parecer tentador escolher uma palavra-chave com volume de pesquisas de 200.000, pode não ser a melhor ideia.

Conforme mencionado anteriormente, o Ads funciona em um sistema de leilão. Palavras-chave com altos volumes de pesquisa geralmente são extremamente caras para comprar. Escolher mais palavras-chave ou escolher palavras-chave com alto volume de pesquisa pode ser caro.

Controle seus custos escolhendo algumas palavras-chave relevantes com volumes de pesquisa moderados.

Tipos de palavra-chave e determinação da “correspondência de palavra-chave” correta.

Confira as ferramentas de marketing digital gratuitas que podem ajudá-lo a  encontrar as palavras-chave ideais

Existem quatro tipos de palavras-chave que determinam como você deseja que seu anúncio seja exibido.

Correspondência ampla: a correspondência ampla é a configuração padrão do Ads. De acordo com o Google, “permite que seu anúncio seja exibido para pesquisas de frases semelhantes e variações relevantes, incluindo sinônimos, formas no singular e plural, possíveis erros ortográficos, erros de digitação”.

A correspondência ampla permite que você alcance a parte mais ampla de seu público. No entanto, como a correspondência ampla também mostra seus anúncios para sinônimos e parte de suas palavras-chave, seu anúncio pode aparecer em muitos resultados de pesquisa irrelevantes.

Por exemplo, você pode segmentar “restaurantes finos em São Paulo”. Usando a correspondência ampla, seu anúncio também pode aparecer nos resultados de “pizza em São Paulo”.

Modificador de correspondência ampla: o modificador de correspondência ampla oferece mais controle. Simplesmente adicionando um ‘+’ antes de um termo, você pode bloqueá-lo. Somente quando um termo de pesquisa contém as frases ou palavras após o ‘+’ seu anúncio aparecerá nos resultados.

Por exemplo, se você licitar “+ gastronomia em São Paulo”, seu resultado nunca aparecerá para termos de pesquisa como “pizza em São Paulo”.

Correspondência de frases: a correspondência de frases oferece ainda mais controle para proprietários de empresas. Quando você escolhe a correspondência de frase, seu anúncio só aparece nos resultados dos termos de pesquisa que estão na mesma ordem da palavra-chave escolhida.

Isso significa que se você escolher “Gastronomia São Paulo”, seu anúncio não será exibido para “São Paulo Gastronomia”. Para especificar a correspondência de frase, basta colocar as palavras-chave entre aspas.

Correspondência exata: como o nome sugere, essa opção garantirá que seu anúncio apareça apenas quando alguém pesquisar um termo que corresponda às palavras-chave que você escolheu.

Se você escolheu a correspondência exata e sua palavra-chave é “Gastronomia em São Paulo”, seu anúncio nem mesmo será exibido para termos de pesquisa como “Melhores restaurantes de São Paulo”.

Para especificar a correspondência exata, coloque parênteses ao redor das palavras-chave que você escolheu. (Exemplo: [comida de São Paulo])

Dica: usar a correspondência exata pode ser uma maneira mais segura e lenta de dimensionar suas campanhas quando você está começando.

Palavras-chave negativas: palavras-chave negativas são termos que ajudam você a garantir que seu anúncio não seja mostrado a públicos irrelevantes. Esse recurso do Ads é útil se você tem um produto / serviço que pode compartilhar palavras-chave com algo que não é semelhante.

Etapa 6: defina seu lance

Conforme mencionado anteriormente, o Ads usa um modelo de leilão. Um lance é o valor que você deseja pagar por cada pessoa que clicar em seu anúncio. Se você e o seu concorrente licitarem para a mesma palavra-chave e estiver disposto a pagar mais por clique, o seu anúncio será superior ao de leilões do Google Ads

Como você pode ver, existem duas opções disponíveis para você. A primeira permite que o Google defina o valor do seu lance para maximizar o retorno do seu orçamento. Se você preferir definir seu lance manualmente, sugerimos fazer algumas pesquisas usando o Planejador de palavras-chave do Google.

Se você está apenas começando, pode começar com leilões automáticos até se familiarizar com o sistema do Ads. No entanto, o leilão manual geralmente pode ser mais econômico. Embora isso às vezes exija manutenção contínua adicional.

Etapa 7: escreva seu anúncio

pessoa digitando em um computador Foto de banco de imagens

Escrever seu anúncio é sem dúvida a parte mais crítica desse processo. Sugerimos que você pense nisso seriamente e seja realmente convincente. Sua mensagem deve comunicar claramente sua oferta de uma forma que convença o usuário a clicar em seu anúncio e visitar seu site. Aqui estão algumas dicas para você começar:

Melhores práticas de escrita

  • Seja breve: não há muito espaço para texto. Portanto, mantenha sua mensagem em mente.
  • O título é crucial: o título do seu anúncio é a primeira coisa que o usuário encontra. Certifique-se de que ele liga para eles e os convence a clicar no anúncio .
  • Tenha uma frase de chamariz clara: uma frase de chamariz clara diz ao usuário o que você deseja que ele faça.

Anatomia de um anúncio:

  • Título: o Ads permite que você inclua até dois títulos em um anúncio, cada um dos quais pode ter 30 caracteres. Certifique-se de usar este espaço limitado com sabedoria. Além disso, é recomendável incluir pelo menos uma das palavras-chave escolhidas em seus títulos.
  • Descrição: o espaço de descrição tem 80 caracteres. Use-o para transmitir claramente sua mensagem ao usuário. Se possível, inclua todas as ofertas ou promoções nesta seção para garantir que o usuário clique em seu anúncio. Além disso, verifique três vezes se há erros de ortografia e gramática.

Etapa 8: Crie seu anúncio

Assim que terminar de escrever seu anúncio, clique no botão “Salvar” e vá para a última etapa do processo. Nesta seção, o Google fará perguntas sobre sua empresa e informações de pagamento. Você será cobrado quando esgotar seu orçamento ou 30 dias depois, o que ocorrer primeiro.

Conclusão

O Google Ads é uma ferramenta extremamente poderosa quando se trata de conquistar novos clientes para pequenas empresas. No entanto, se não for usada de forma inteligente, a plataforma pode custar-lhe dinheiro em publicidade, sem fornecer um retorno do investimento (ROI) respeitável.

Além de usar a inteligência que você ganhou com este artigo, a chave para o sucesso é testar constantemente seus anúncios e otimizá-los para um melhor desempenho.

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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