Dúvidas? Entre em contato!

GTM – Como saber o que copiaram do seu site.

Sumário

Ei gente, tudo bem?!

Os últimos artigos escritos foram sobre como implementar o disparado do Google Tag Manager no ContactForm7.

Agora vou escrever uma coisa que me pediram muito no inbox! Que tal você descobrir que parte estão copiando do seu site?

Isso pode te dar vários insights importantes, o blog pode saber qual assunto está sendo compartilhado indiretamente ou qual assunto está chamando atenção, já no ecommerce podemos saber os produtos que as pessoas estão compartilhando/procurando.

Basicamente vamos “salvar” tudo que a pessoa der ctrl c no seu site e mandar ele como evento para o seu Google Analytics (prepara que vai aparecer textão lá).

Esse script é bem simples e rápido! Vamos começar?

1. Implementando a tag

Vamos implementar uma tag que será disparada em todas as páginas. Ela vai criar um “Evento” no Google Tag Manager. Esse evento vamos usar para disparar o evento.

Descobrir o que copiam do meu site

Depois vamos em Criar Tag e HTML Personalizado.

Descobrir o que copiam do meu site

Dentro da Tag coloque a seguinte tag:

<script>
// Declare function to get selected text from document
function getSelectionText() {
var text = ”;
if (window.getSelection) {
text = window.getSelection().toString();
} else if (document.selection && document.selection.type != ‘Control’) {
text = document.selection.createRange().text;
}
return text;
}

// Declare function on copy event
document.addEventListener(‘copy’, function(e){
dataLayer.push({
‘event’: ‘textCopied’,
‘clipboardText’: getSelectionText(),
‘clipboardLength’: getSelectionText().length
});
});
</script>

Como disparador pode colocar a página que você quer que seja “rastreada”. Eu usei All pages pois quero em todas as páginas. Vai ficar assim:

Descobrir o que copiam do meu site

Se você entrar em modo Debug você vai conseguir ver o evento sendo criado na lateral esquerda.

Descobrir o que copiam do meu site

O texto que foi copiado foi enviado para o DataLayer.

Basicamente enviamos os dados para o DataLayer e agora vamos recuperar ele como variável. Essa variável vai ser enviado como evento para o Google Analytics.

Descobrir o que copiam do meu site

Shooooww! E agora, como recupero ela?

2. Criando variável do DataLayer

Vamos lá! Entre em Variáveis e clique em Nova.

Descobrir o que copiam do meu site

Descobrir o que copiam do meu site

Quando você for criar a nova variável, você tem que selecionar Variável da Camada de Dados (dataLayer).

Nele você pode escrever “clipboardText”, que é o nome do nosso dataLayer (tem a ilustração ali em cima). A variável vai ficar assim. (note o nome que dei pra ela também, vamos usar ele pra buscar a variável)

Descobrir o que copiam do meu site

3. Criando disparador

Já temos o script que cria o evento e me diz que alguém copiou, já temos a variável e só falta o disparado e a tag do Google Analytics. Vamos com o disparador primeiro, ok?

Vá em Acionadores e coloque para criar um Novo.

Descobrir o que copiam do meu site

Vamos usar o “Evento Personalizado”, pois o evento que criamos (textCopied) precisa ser nosso disparador.

Descobrir o que copiam do meu site

Coloque como nome do evento o “textCopied”. Ele vai sinalizar que sempre que o “textCopied” aparecer, a tag selecionada vai ser disparada.

Descobrir o que copiam do meu site

uffa! Abraços pra tu que já chegou até aqui, nem todo mundo aguenta textão hehehe.

4. Criando a Tag de Evento do Google Analytics

Vamos agora criar a tag que envia a variável para o seu Google Analytics.

Vá em Tags e crie uma Nova (já ensinei isso hoje em). Vamos usar o template do Google Analytics – Universal Analytics.

Nele você vai usar Evento em vez de Visualização de Página e fazer a seguinte configuração:

Categoria: Texto
Ação: Copiado
Rótulo: Coloque a variável que criamos, no caso é a {{ClipboardText}}

Configuração do Google Analytics você vai usar o seu código do Google Analytics.

Descobrir o que copiam do meu site

E depois disso colocamos o disparador que criamos agora pouco! Vai ficar assim:

Descobrir o que copiam do meu site

Só testar agora e ver se funciona. Quando copiar algo ele precisa Disparar a Tag e enviar o Evento no Google Analytics.

Descobrir o que copiam do meu site

Quando eu copiei o trecho ele disparou o eventlistener textCopied que fez a tag GA_Envio_Texto_Copiado ser disparado e mandou o evento para o Google Analytics.

Descobrir o que copiam do meu site

Deu certo!!! Viu como é simples?

Se tu gostou do artigo, só comentar e deixar um curtir (momento blogueiro).

Tem alguma dúvida em Google Tag Manager? Manda ai que eu tento resolver com você.

Obrigado 🙂

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Contratos válidos e autênticos com ZapSign

    Você sabia que é possível assinar documentos de forma digital? No artigo de hoje, vamos apresentar uma ferramenta incrível que vai facilitar a vida dos advogados na hora de assinar...
  • Biblioteca de Anúncios do Google

    Se você é anunciante no Google Ads, provavelmente já ouviu falar da biblioteca de anúncios do Google. Mas você sabe como acessá-la e explorar ao máximo todas as informações disponíveis? Hoje,...
  • Como recuperar número de WhatsApp (RecuperaZap)

    Se você já passou pelo problema de ter seu número de WhatsApp banido sem motivo aparente, sabe o quão frustrante pode ser ficar sem acesso à sua lista de contatos...
  • O que é UTM?

    A UTM é uma ferramenta que ajuda a rastrear o tráfego na internet, dando um "endereço" para cada campanha ou anúncio que você faz para divulgar o seu site. Com...
  • Estratégias de SEO para aparecer no topo.

    Você já imaginou como seria ótimo faturar de R$20 a R$30 mil por mês utilizando algumas estratégias de SEO? Neste post, você aprenderá quais são essas estratégias, como elas funcionam...
plugins premium WordPress