Dúvidas? Entre em contato!

O fim da API oficial do WhatsApp

Sumário

Se você utiliza o WhatsApp Business API, temos uma notícia para você: a partir do dia 1º de junho de 2023, a API oficial do WhatsApp que você conhece vai acabar. E o que isso significa? Que você tem até essa data para utilizar a API do jeito certo. E se você está se perguntando o porquê disso, continue lendo esse artigo.

API oficial Whatsapp

O que é a API oficial do WhatsApp?

Se você ainda não sabe o que é a API oficial do WhatsApp, eu vou explicar de maneira simples: ela permite que você envie mensagens em massa ou receba mensagens de forma oficial. Sabe aquelas mensagens que você recebe do iFood, por exemplo, com aquele selo azul? Eles utilizam a API oficial. Atualmente, qualquer pessoa pode utilizar essa API para enviar ou receber mensagens. O ponto é que você consegue enviar até 1000 mensagens gratuitas sem tomar ban.

Principais mudanças com o fim da API oficial do Whatsapp

Leia atentamente as mudanças que serão pontuadas aqui nesse texto por que com certeza vai impactar diretamente a forma com que você faz suas automações.

Api oficial whatsapp

Modelo de cobrança atual

Antes de mostrar o que vai mudar, é importante entender como funciona a cobrança atual. Você tem direito a enviar 1000 mensagens gratuitas. Se a pessoa responder a mensagem e você continuar a conversa, o WhatsApp só cobra pela primeira mensagem e você não paga pelo restante da conversa. Mas se a pessoa ficar 24 horas sem responder, a conversa se encerra. Se ela responder após esse período, você paga como uma nova conversa.

Novo modelo de cobrança

A partir do dia 1º de março de 2023, haverá alterações nas conversas com ponto de entrada gratuito. E a partir do dia 1º de junho de 2023, haverá alterações nas conversas do período gratuito. E qual é o impacto disso? Antes, muitas pessoas criavam até 5 contas e enviavam 5 mil mensagens gratuitas. Mas agora qualquer mensagem enviada será cobrada, a não ser que o usuário entre em contato com você antes. E sabemos que isso é bem difícil.

Conclusão

O envio em massa com API oficial de graça acabou. Mas não se preocupe, existem alternativas mais baratas e com mais funções do que a própria API oficial do WhatsApp. Eu utilizo a Z-Api e você pode testá-la gratuitamente por 3 dias. Além disso, ao utilizar o meu link, você ganha 10% de desconto. Clique aqui para saber mais e garanta já os seus 3 dias gratuitos.

Veja “API oficial do WhatsApp não será mais gratuita” no meu canal do YouTube.

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Contratos válidos e autênticos com ZapSign

    Você sabia que é possível assinar documentos de forma digital? No artigo de hoje, vamos apresentar uma ferramenta incrível que vai facilitar a vida dos advogados na hora de assinar...
  • Biblioteca de Anúncios do Google

    Se você é anunciante no Google Ads, provavelmente já ouviu falar da biblioteca de anúncios do Google. Mas você sabe como acessá-la e explorar ao máximo todas as informações disponíveis? Hoje,...
  • Como recuperar número de WhatsApp (RecuperaZap)

    Se você já passou pelo problema de ter seu número de WhatsApp banido sem motivo aparente, sabe o quão frustrante pode ser ficar sem acesso à sua lista de contatos...
  • O que é UTM?

    A UTM é uma ferramenta que ajuda a rastrear o tráfego na internet, dando um "endereço" para cada campanha ou anúncio que você faz para divulgar o seu site. Com...
  • Estratégias de SEO para aparecer no topo.

    Você já imaginou como seria ótimo faturar de R$20 a R$30 mil por mês utilizando algumas estratégias de SEO? Neste post, você aprenderá quais são essas estratégias, como elas funcionam...
plugins premium WordPress