Como colocar anúncio no Google Ads? Apenas 12 etapas para ensiná-lo a anunciar no Google!

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Sumário

Quer aprender como colocar anúncio no Google Ads e gerar novos clientes ou vendas para o seu negócio?

Que bom que você chegou aqui! Quero ajudá-lo a colocar anúncios no Google Ads, que é a maior rede de publicidade paga do mundo.

Ao configurar sua primeira campanha de anúncios do Google é importante levar em consideração o que os usuários estão procurando, quando estão pesquisando e qual texto do anúncio será mais atraente. 

Se criado com cuidado e executado bem, um anúncio do Google pode aumentar muito as conversões e as vendas de sua empresa, visando aqueles que estão prontos para comprar.

Cada passo mencionado acima, será abordado neste artigo. Então vamos lá!

Ainda está em dúvida sobre o Google Ads? Veja esses artigos:

Como colocar anuncio no Google

Aqui estão os 12 passos para colocar anúncios no Google Ads e começar a monetizar.

1. Crie uma conta

A primeira etapa é criar uma conta no Google Ads. Todo o processo é tão simples quanto criar sua própria conta de e-mail. Você não precisa de ajuda especializada. O que você precisa fazer é acessar o Google Ads e preencher as informações necessárias.

Você precisa inserir o endereço de cobrança, fuso horário e moeda e realizar outras configurações que falo no meu artigo sobre como criar conta no Google Ads.

É importante saber que essa configuração é gratuita e leva apenas alguns minutos. 

2. Determine suas metas de campanha

Ao iniciar uma nova campanha de publicidade online em qualquer plataforma, você precisa saber exatamente o que deseja alcançar. Quando você tem um objetivo claro em mente, o processo criativo da publicidade é mais tranquilo.

O Google Ads oferece aos usuários uma variedade de opções de publicidade online: anúncios de pesquisa, anúncios gráficos, anúncios de compras, anúncios em vídeo e anúncios de aplicativos. Você pode usar diferentes tipos de anúncios para atingir diferentes objetivos.

Este é um guia rápido sobre como escolher um tipo de anúncio com base em suas metas:

Para obter mais detalhes, você pode escolher as seguintes metas para o Google Ads:

Anúncios de pesquisa e anúncios do Shopping

  • Impulsione as vendas e as taxas de conversão por meio de seu aplicativo, telefone celular ou loja
  • Contato com clientes que estão prestes a comprar produtos ou clientes que entraram em contato com você
  • Incentive os clientes a fornecer suas informações de contato
  • Promova visitantes para visitar seu site

Anúncios gráficos e em vídeo

Além dos objetivos da publicidade de pesquisa, a publicidade gráfica também pode ajudá-lo a fazer o seguinte:

  • Apresentar o produto ao público-alvo;
  • Motivar clientes em potencial para desenvolver seu produto
  • Melhorar o conhecimento da marca
  • Expanda sua cobertura ao lançar novos produtos ou entrar em novos mercados

Publicidade de aplicativo

  • Incentive clientes em potencial a instalar seu aplicativo

Escolha o seu tipo de campanha

Depois de determinar suas metas de campanha, você pode escolher o tipo de campanha para o Google Ads. O tipo de campanha que você escolher determinará onde seus anúncios serão exibidos.

Por exemplo, se você optar por “Rede de Pesquisa“, precisará ativar esta opção para selecionar a meta que deseja alcançar. Você pode escolher entre as opções fornecidas, incluindo ligações, visitas ao site, visitas à loja e downloads de aplicativos.

4. Selecione o local de destino

A próxima etapa da publicidade no Google é escolher a localização do anúncio. Ao escolher um local específico, você pode segmentar melhor seus anúncios e obter clientes em potencial de alta qualidade. 

Se desejar restringir sua pesquisa, você também pode selecionar um país e uma cidade. Na opção de destino, você pode até adicionar quilômetros ao redor de um local. Para vendedores que operam lojas físicas, essa opção é muito útil.

Você também pode excluir locais específicos que não deseja exibir no Google Ads. A vantagem de usar a função de segmentação é que você pode ver a cobertura esperada do anúncio e personalizar ainda mais a segmentação excluindo ou adicionando outros parâmetros.

Mergulhe mais fundo:

5. Escolha  público-alvo

O Google Ads oferece uma variedade de opções de segmentação de público.

Você pode restringir sua pesquisa com base em educação, estado civil, status parental, interesses e outros fatores do público-alvo. Você também pode escolher com base no que estão pesquisando ou como interagem com sua empresa.

Alternativamente, você também pode selecionar a opção “observação”. Usar essa configuração não afetará a cobertura geral da campanha. Essa opção permitirá que você monitore a eficácia de seus anúncios para públicos, tópicos ou canais selecionados.

Esta função permite que você visualize a execução de condições específicas sem limitar o escopo. Esse é um recurso útil para aqueles que ainda estão tentando determinar qual anúncio é o certo para eles. Você pode fazer alterações no lance com base em suas observações.

6. Decidir sobre o orçamento

Se você é novo na publicidade, precisa descobrir quanto vai gastar no Google Ads.

O Google não tem um limite mínimo ou máximo para gastos com publicidade. O valor do seu lance irá variar com base no tipo de campanha, palavras-chave e custo das palavras-chave.

Para iniciantes, é recomendável usar o lance de pagamento por clique (CPC). Com esta opção, você pode pagar o valor máximo por cada clique no anúncio. Tudo se resume ao valor dos cliques em anúncios para você.

Depois de definir um lance máximo de custo por clique, esse lance será aplicado a todas as palavras-chave selecionadas para sua campanha. Se algumas palavras-chave forem mais valiosas para você, poderá alterar o valor do lance. Para fazer um lance de palavra-chave, você precisa clicar no valor do lance oferecido em “CPC máx.”.

Mergulhe mais fundo:

7. Escolha sua extensão de anúncio

exemplo de extensão de anúncio usado pela netcombo.net

Depois de definir o orçamento, você ainda precisa continuar selecionando as extensões de anúncio.

As extensões de anúncio são informações que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa do Google com anúncios e seu objetivo é melhorar a eficácia do texto do anúncio. Essas informações adicionais podem fornecer a seus usuários mais informações e também podem aumentar a taxa de cliques de seus anúncios.

Existem 3 tipos de extensões de anúncio:

  • Informações de extensão de chamada: número de telefone pode ser adicionado
  • Extensão de informações promocionais: pode ser adicionado para tornar o anúncio mais atraente (como frete grátis, serviço 24 horas, etc.)
  • Links adicionais: você pode adicionar outros links relacionados ao seu site (como Sobre nós, Entre em contato, etc.)

Há muitos benefícios adicionais em usar informações adicionais. Por exemplo, ele permite medir cliques em links específicos e usar as informações anexadas para aumentar o conhecimento da marca e ganhar mais clientes em potencial.

8. Escolha suas palavras-chave

A próxima etapa na configuração do Google Ads é criar um grupo de anúncios selecionando palavras-chave desejadas.

Ao criar um grupo de anúncios, você poderá visualizar os cliques diários estimados, o custo por clique (CPC) e o custo total. Isso pode ajudá-lo a identificar palavras-chave alvo.

Palavras-chave são a base da segmentação da publicidade. Se você não encontrar as palavras-chave certas, seus anúncios não alcançarão as pessoas que procuram seus produtos ou serviços. Isso pode fazer com que suas campanhas do Google Ads tenham um desempenho insatisfatório.

Claro, você precisa fazer alguma pesquisa com antecedência para encontrar as palavras-chave certas para sua campanha. Tente não adicionar muitas palavras-chave ao mesmo tempo, preste atenção nas palavras-chave que têm maior probabilidade de atrair tráfego ou novos clientes em potencial.

Para encontrar palavras-chave relacionadas à sua marca, você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner. Tudo que você precisa fazer é inserir palavras-chave básicas e pesquisar.

Essa ferramenta fornecerá uma lista de palavras-chave relevantes, a partir da qual você pode escolher as palavras-chave que seu público-alvo provavelmente usará. Você também pode descobrir os lances mínimo e máximo para cada palavra-chave.

Preste atenção às palavras-chave de cauda longa. Essas frases contendo três ou mais podem ser melhores e podem atender às necessidades dos usuários.

Por exemplo, se você pesquisar “ingressos”, o termo de pesquisa é muito amplo. Se você pesquisar “voos baratos de São Paulo para Rio de Janeiro”, é muito específico. Esta palavra-chave indica que o usuário está procurando voos baratos.

Dependendo do seu nicho, orçamento e tipo de campanha, você pode escolher as palavras-chave certas para sua campanha.

9. Prepare sua página de destino

Se sua meta é atrair tráfego ou atrair clientes em potencial, você deve preparar uma página de destino confiável com antecedência.

Você pode criar campanhas PPC incríveis, mas se sua página de destino não for bem projetada, isso desencorajará seus clientes em potencial.

Para envolver seu público, você pode criar páginas de destino específicas para publicidade. Se sua publicidade PPC está promovendo um produto específico, você pode criar uma página de destino simples, mas atraente para exibir.

Se o seu anúncio redireciona clientes em potencial para a página inicial, eles podem não conseguir descobrir o que estão procurando. Uma página de destino personalizada pode encurtar o funil de vendas e obter resultados mais rápidos.

Além disso, a página de destino permitirá que você personalize a call-to-action (CTA: call-to-action). Se sua campanha de PPC alvo é direcionada a pessoas que desejam comprar um carro novo, você pode personalizar o CTA da seguinte maneira: “Pegue este carro”. Quando se trata de páginas de destino e CTA, você precisa realizar um teste A / B para descobrir qual método funciona para você.

10. Prepare o texto do anúncio

Depois de concluir todas as etapas acima, você pode começar a preparar a cópia do anúncio. Você precisa inserir todos os detalhes que serão exibidos no anúncio. Você também precisa adicionar “URL final” para transferir o clique para o URL da página.

Você pode adicionar três títulos ao anúncio. Cada título é separado por “|”. Em dispositivos móveis, o segundo título pode passar para a segunda linha. Às vezes, o terceiro título pode não ser exibido.

Portanto, use o melhor desses três títulos como o primeiro.

Você também pode exibir parte do URL adicionando o caminho de exibição. Finalmente, você pode adicionar duas descrições ao anúncio. Lembre-se de que a segunda descrição nem sempre é exibida.

11. Revise os anúncios

Antes de colocar qualquer anúncio no Google, certifique-se de revisá-lo. Ao revisar seus anúncios, preste atenção às palavras-chave e corrija os erros de digitação para garantir que tudo esteja conforme o esperado.

Antes de o anúncio ir ao ar, verifique o valor de gasto diário que você definiu para ter certeza de que tudo está normal.

Por fim, quando seu anúncio estiver pronto para ser publicado, insira suas informações de pagamento. Depois de confirmar as informações de pagamento, seu anúncio será visível para o público-alvo.

12. Compreenda e melhore a sua pontuação de qualidade

Após lançar a campanha no Google, você deve começar a monitorá-la. Verifique seu índice de qualidade e tome medidas para garantir que ele seja aprimorado. Quanto maior a pontuação, maior a correlação entre a palavra-chave e o anúncio PPC.

O Google também usa o índice de qualidade para determinar o custo por clique (CPC).

Após o início da campanha do Google, acompanhe o desempenho de cada palavra-chave. Encontre palavras-chave com pontuação baixa e veja se você pode melhorar sua relevância. Se você não conseguir encontrar uma maneira de otimizá-los, é melhor excluí-los e tentar novas palavras-chave.

Em conclusão

Uma campanha de publicidade PPC bem executada no Google pode gerar receita considerável para sua empresa.

Tudo que você precisa fazer é abrir uma conta do Google e determinar seus tipos e objetivos de campanha. Conclua o processo de configuração para especificar o local, idioma e outros parâmetros usados ​​pelo público-alvo.

Em seguida, determine o orçamento, escolha sua extensão de anúncio e escolha as palavras-chave corretas. Se você deseja realizar uma campanha para ganhar clientes em potencial ou atrair cliques, é recomendável preparar suas páginas de destino com antecedência.

Pablo Cabral

Pablo Cabral

Eu fui coordenador de marketing no KaBuM!, o maior e-commerce de eletrônicos da América Latina… Trabalhei no Pag! e na Wine.com.br, sem contar as inúmeras agências que dei consultoria ao longo do tempo.

Nessas empresas eu desenvolvi muitas técnicas básicas e avançadas que dão muitos resultados e estou disposto a passar todo o conhecimento.

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